A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219605 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
id |
UFSC_b7db9d1eb4427110fcc4aff00e62ce92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219605 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmicaleitura acadêmica; letramento acadêmico; esfera acadêmica.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua PortuguesaCom o objetivo de analisar a relação da leitura acadêmica entre os recém-ingressantes na universidade, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco compreender (i) qual é o tipo de leitura que esses novos alunos fazem dentro e fora da esfera acadêmica e (ii) se tais estudantes entendem que a leitura realizada nessa esfera é movida pela atividade de estudo. Em vista disso, utilizou-se como aporte teórico os Estudos do Letramento, dos quais cabe destacar os seguintes autores Barton e Hamilton (1998); Hamilton (2000); Heath (2001); Gee (2008); Kleiman (2008a); Street (2003); Tomazoni (2012), e as proposições sobre leitura de Geraldi (1997) e Britto (2003, 2012). Além disso, este trabalho consiste em uma análise de interações realizadas a partir de uma roda de conversa, que contou com quatro estudantes de primeira fase de dois cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina – Ciências Sociais e Engenharia Elétrica –, sendo três participantes de Ciências Sociais e um de Engenharia Elétrica. Nessa direção, o trabalho realizado permitiu uma compreensão mais acurada acerca do papel da Universidade na promoção de trabalho educativo com vistas à formação aos estudantes para a habituação ao estudo do texto numa perspectiva crítica. Assim considerando, as Universidades precisam capacitar formadores a ensinar os novos estudantes a prática de leitura concebida como prática social, envolvendo o estudo de textos característicos do letramento dominante, porque o é privilegiado neste espaço, com vistas à apropriação do conhecimento na dialética com à assunção de uma posição crítica em relação ao modo de (re)produção do conhecimento nessa esfera, mas também socialmente.Florianópolis, SCPedralli, RosângelaUniversidade Federal de Santa CatarinaMarcelino, Karyna Landra2021-01-18T19:39:45Z2021-01-18T19:39:45Z2020-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219605info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-01-18T19:39:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219605Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-18T19:39:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica |
title |
A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica |
spellingShingle |
A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica Marcelino, Karyna Landra leitura acadêmica; letramento acadêmico; esfera acadêmica. |
title_short |
A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica |
title_full |
A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica |
title_fullStr |
A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica |
title_full_unstemmed |
A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica |
title_sort |
A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica |
author |
Marcelino, Karyna Landra |
author_facet |
Marcelino, Karyna Landra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedralli, Rosângela Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino, Karyna Landra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
leitura acadêmica; letramento acadêmico; esfera acadêmica. |
topic |
leitura acadêmica; letramento acadêmico; esfera acadêmica. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-02 2021-01-18T19:39:45Z 2021-01-18T19:39:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219605 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
81 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652412025569280 |