A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Karyna Landra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219605
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
id UFSC_b7db9d1eb4427110fcc4aff00e62ce92
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219605
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmicaleitura acadêmica; letramento acadêmico; esfera acadêmica.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua PortuguesaCom o objetivo de analisar a relação da leitura acadêmica entre os recém-ingressantes na universidade, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco compreender (i) qual é o tipo de leitura que esses novos alunos fazem dentro e fora da esfera acadêmica e (ii) se tais estudantes entendem que a leitura realizada nessa esfera é movida pela atividade de estudo. Em vista disso, utilizou-se como aporte teórico os Estudos do Letramento, dos quais cabe destacar os seguintes autores Barton e Hamilton (1998); Hamilton (2000); Heath (2001); Gee (2008); Kleiman (2008a); Street (2003); Tomazoni (2012), e as proposições sobre leitura de Geraldi (1997) e Britto (2003, 2012). Além disso, este trabalho consiste em uma análise de interações realizadas a partir de uma roda de conversa, que contou com quatro estudantes de primeira fase de dois cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina – Ciências Sociais e Engenharia Elétrica –, sendo três participantes de Ciências Sociais e um de Engenharia Elétrica. Nessa direção, o trabalho realizado permitiu uma compreensão mais acurada acerca do papel da Universidade na promoção de trabalho educativo com vistas à formação aos estudantes para a habituação ao estudo do texto numa perspectiva crítica. Assim considerando, as Universidades precisam capacitar formadores a ensinar os novos estudantes a prática de leitura concebida como prática social, envolvendo o estudo de textos característicos do letramento dominante, porque o é privilegiado neste espaço, com vistas à apropriação do conhecimento na dialética com à assunção de uma posição crítica em relação ao modo de (re)produção do conhecimento nessa esfera, mas também socialmente.Florianópolis, SCPedralli, RosângelaUniversidade Federal de Santa CatarinaMarcelino, Karyna Landra2021-01-18T19:39:45Z2021-01-18T19:39:45Z2020-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219605info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-01-18T19:39:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219605Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-18T19:39:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica
title A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica
spellingShingle A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica
Marcelino, Karyna Landra
leitura acadêmica; letramento acadêmico; esfera acadêmica.
title_short A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica
title_full A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica
title_fullStr A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica
title_full_unstemmed A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica
title_sort A coprodução de sentidos na leitura: um olhar para recém-ingressantes na esfera acadêmica
author Marcelino, Karyna Landra
author_facet Marcelino, Karyna Landra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedralli, Rosângela
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Karyna Landra
dc.subject.por.fl_str_mv leitura acadêmica; letramento acadêmico; esfera acadêmica.
topic leitura acadêmica; letramento acadêmico; esfera acadêmica.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
2021-01-18T19:39:45Z
2021-01-18T19:39:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219605
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652412025569280