O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativas
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83299 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaTeixeira Filho, Durval MartinsRosa, Silvana Bernardes2012-10-19T22:39:59Z2012-10-19T22:39:59Z20022002227702http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83299Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Neste trabalho procura-se investigar as dificuldades apresentadas pelos alunos do Ensino Médio com respeito a aprendizagem de Geometria. Como a Geometria faz parte da Matemática, procurou-se inicialmente descobrir as concepções que os alunos adolescentes formaram em relação a esta última, durante seu percurso escolar e os fatores principais que permearam este processo. Em conseqüência, tem-se uma visão de como metodologias aplicadas na construção do conhecimento, interferem no desenvolvimento dos conteúdos da Matemática e de modo especial da Geometria. A primeira parte do trabalho desenvolveu-se com algumas turmas de segundas séries do ensino médio, que foram moldadas dentro de um ensino tradicional, com ênfase ao vestibular. Investigou-se as imagens que os alunos estabelecem de alguns conceitos em Geometria e como essa estrutura mental influi e da suporte a novos elementos mais elaborados. Na segunda parte do trabalho, analisa-se uma abordagem metodológica diferenciada para o ensino da Geometria. Realizada com os alunos do CEFET-PR, elabora-se uma atividade que inclui estratégias de motivação em função do contexto, organizando o espaço e os elementos de sala de aula, de maneira que favoreçam uma interação maior do aprendiz, no processo de construção do conhecimento e na vivência de situações significativas.158 f.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEnsino de segundo grauGeometriaEstudo e ensino (Segundo grau)O aprendizado da geometria no ensino médio: origens de dificuldades e propostas alternativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL227702.pdfapplication/pdf16757742https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83299/1/227702.pdf98507b0d987138f780dd1fc19d97c0e1MD51123456789/832992014-09-25 23:13:05.669oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83299Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:13:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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