Uma metodologia para determinação do ponto econômico de substituição de equipamentos de transporte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Adriano Araújo de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83877
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_b7fc788b7ddbf2cb60cf8c0306a25b58
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83877
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma metodologia para determinação do ponto econômico de substituição de equipamentos de transporteEngenharia de produçãoServiços de utilidade publicaEquipamento e acessoriosCustosInvestimentos de capitalAutomoveis -Manutencao e reparosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Nas empresas prestadoras de serviço como distribuição de energia, telefonia e saneamento, é indiscutível a importância da frota para realização das mais diversas tarefas junto aos consumidores. No entanto, ter e manter a frota, implica em elevados custos para as empresas. Nesse contexto, um assunto sempre polêmico e cercado de paradigmas é a renovação de frota. Por envolver elevados valores monetários é necessário que o gestor da frota tenha forte argumentação para conseguir junto à área financeira da empresa os recursos necessários à renovação. Esse trabalho tem como objetivo principal apresentar uma metodologia para o cálculo do ponto econômico de substituição dos equipamentos de transporte que compõem a frota, com base nos custos de ter e manter a frota e também em critérios técnicos. O grande diferencial dessa metodologia em comparação a outras que tratam do assunto, é que os cálculos são feitos sobre o histórico de custos relativos a um período de doze meses, observando-se uma característica peculiar na maioria das frotas das empresas prestadoras de serviços que é a heterogeneidade de idades (anos de uso) dos veículos que as compõe. A metodologia proposta é aplicada em um estudo de caso de uma empresa distribuidora de energia, evidenciando a importância de argumentos econômicos e técnicos na elaboração do projeto de renovação da frota. In power distribution, telephone, and water/sewage utilities, the importance of the fleet of motor vehicles for the performance of a wide range of tasks is beyond any discussion. Having and maintaining such a fleet, however, entail quite high costs. On that assumption, the replacement of motor vehicles in a fleet - an issue surrounded by paradigms - is always probable to arise a great deal of controversy. Thus, since that action involves significant money amounts, the fleet manager is required to put forward the most convincing arguments for the renewal, as to secure the necessary financial resources. The main aim of this paper, then, is to present a methodology for the calculation of the break even point for the replacement of motor vehicle units in a fleet, taking into account both the costs for having and maintaining the fleet, and technical criteria. The relevant difference between the proposed methodology and others of the same nature is that the calculations are made by considering the historical records of related costs in a twelve-month span, in the light of a very common feature among vehicles of public utilities: their uneven age. Such methodology was applied in a case study - a power distribution utility - showing how effective strong economical and technical arguments can be for the development of a fleet renewal project.Florianópolis, SCPasságlia, EuniceUniversidade Federal de Santa CatarinaLima, Adriano Araújo de2012-10-20T04:14:18Z2012-10-20T04:14:18Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxv, 152 f.| tabs., grafs.application/pdf192954http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83877porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T06:31:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83877Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T06:31:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma metodologia para determinação do ponto econômico de substituição de equipamentos de transporte
title Uma metodologia para determinação do ponto econômico de substituição de equipamentos de transporte
spellingShingle Uma metodologia para determinação do ponto econômico de substituição de equipamentos de transporte
Lima, Adriano Araújo de
Engenharia de produção
Serviços de utilidade publica
Equipamento e acessorios
Custos
Investimentos de capital
Automoveis -
Manutencao e reparos
title_short Uma metodologia para determinação do ponto econômico de substituição de equipamentos de transporte
title_full Uma metodologia para determinação do ponto econômico de substituição de equipamentos de transporte
title_fullStr Uma metodologia para determinação do ponto econômico de substituição de equipamentos de transporte
title_full_unstemmed Uma metodologia para determinação do ponto econômico de substituição de equipamentos de transporte
title_sort Uma metodologia para determinação do ponto econômico de substituição de equipamentos de transporte
author Lima, Adriano Araújo de
author_facet Lima, Adriano Araújo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passáglia, Eunice
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Adriano Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Serviços de utilidade publica
Equipamento e acessorios
Custos
Investimentos de capital
Automoveis -
Manutencao e reparos
topic Engenharia de produção
Serviços de utilidade publica
Equipamento e acessorios
Custos
Investimentos de capital
Automoveis -
Manutencao e reparos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T04:14:18Z
2012-10-20T04:14:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 192954
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83877
identifier_str_mv 192954
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xv, 152 f.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652242894454784