A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196211 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_b80a1b3a6bcfc1055a384fe83a032ddc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196211 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSCTeoria dos complexosPRONERAformação humanaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa buscou compreender como a experiência do Curso Educação de Jovens e Adultos do Campo- Ensino Médio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária- PRONERA, baseado nos princípios da Pedagogia Socialista e fundamentado na Teoria dos Complexos contribuiu para a formação humana dos sujeitos educandos/as. Apresentamos, minimamente, a Pedagogia Socialista, bem como os fundamentos da Escola Comuna e da Escola do Trabalho, sistematizada por Moisey M. Pistrak, referente aos anos de 1917 a 1931 no contexto de pós-revolução na Rússia. A proposta foi refletir sobre como a Teoria dos Complexos influenciou no desenvolvimento do curso, por conseguinte na formação humana dos sujeitos educandos/as. Para isso, apresentamos, primeiramente, uma breve contextualização do PRONERA, da educação do campo e do referido Curso. Após, discorremos acerca do desenvolvimento do Curso fundamentado-o com as categorias fundantes da Pedagogia Socialista, quais sejam: trabalho, atualidade e auto-organização. Em seguida, analisamos como os educandos/as e os educadores/as avaliaram o trabalho pedagógico desenvolvido no Curso. Por fim, como conclusão dessa pesquisa, observamos que a organização pedagógica do Curso contribuiu para a formação omnilateral dos sujeitos educandos/as, preocupando-se com a formação do Ser político.Florianópolis, SCTitton, MauroUniversidade Federal de Santa CatarinaBoemer, Júlia2019-05-24T14:10:18Z2019-05-24T14:10:18Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196211porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T14:10:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196211Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-24T14:10:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC |
title |
A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC |
spellingShingle |
A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC Boemer, Júlia Teoria dos complexos PRONERA formação humana |
title_short |
A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC |
title_full |
A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC |
title_fullStr |
A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC |
title_full_unstemmed |
A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC |
title_sort |
A experiência da teoria dos complexos no curso Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio/PRONERA/CED/UFSC |
author |
Boemer, Júlia |
author_facet |
Boemer, Júlia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Titton, Mauro Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boemer, Júlia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria dos complexos PRONERA formação humana |
topic |
Teoria dos complexos PRONERA formação humana |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-27 2019-05-24T14:10:18Z 2019-05-24T14:10:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196211 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
76 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652201134915584 |