Saúde mental infantojuvenil: perspectivas para práticas interdisciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Fabiana da Rosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243404
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem.
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spelling Saúde mental infantojuvenil: perspectivas para práticas interdisciplinaresSaúde MentalAdolescenteInfantojuvenilCriançaPráticas interdisciplinares e protocolosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem.Introdução: A criança e adolescente são seres singulares, com suas necessidades específicas devido a sua faixa etária. As práticas interdisciplinares precisam, desta forma, ter ações especializadas para esta população para melhores assistências e cuidados. Diante deste contexto, as práticas interdisciplinares possuem dificuldades paras erem inseridas e colocadas em prática. Nessas circunstâncias há contribuições de protocolos, manuais e instrumentos, na tentativa de contribuir com ações somadas às práticas interdisciplinares. Objetivo: identificar a perspectiva interdisciplinar em materiais bibliográficos brasileiros voltados às práticas em saúde mental infantojuvenil. Método: o presente estudo se trata de uma revisão narrativa da literatura, realizada nas bases de dados LILACS/BDENF e Google Acadêmico. Resultados: foram encontrados dois protocolos alinhados com instrumentos relacionados à equipe interdisciplinar e ações interdisciplinares diante de um processo investigatório de diagnóstico referente à saúde psíquica infantojuvenil. Considerações finais: com a reforma psiquiátrica, a criança e o adolescente foram vistos como um público que precisa de assistência, cuidados e intervenções na saúde mental de forma mais lúdica. Existem protocolos e instrumentos que tentam inserir esse contexto com práticas e equipes interdisciplinares. Todavia, tais protocolos não aderem, na prática, os conceitos baseados na literatura e, embora haja uma equipe interdisciplinar, as ações da mesma não se configuram neste sentido. Nestas circunstâncias, também não é mencionado o trabalho da enfermagem, que é fundamental à frente da equipe interdisciplinar e na assistência a essas crianças e adolescentes em sofrimento mental.Florianópolis, SC.Manfrini, Gisele CristinaRodrigues, JefersonUniversidade Federal de Santa Catarina.Albino, Fabiana da Rosa2022-12-22T16:53:23Z2022-12-22T16:53:23Z2022-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243404Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-22T16:53:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243404Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-22T16:53:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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