NOTAS SOBRE A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE SAÚDE INFANTOJUVENIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ruzia Chaouchar dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonçalves, Naiana Marinho, Aragusuku, Henrique Araujo, Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2524
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o potencial da narrativa enquanto instrumento de intervenção psicológica em um CAPSI, a partir da apresentação de um estudo de caso individual. As elaborações teórico-reflexivas fundamentam-se na Teoria das Representações Sociais (DUVEEN; LLOYD, 2008), em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (AGUIAR; OZELLA, 2006; MOLON, 1999; PRESTES, 2010; VIGOTSKI, 2009; 2010a; 2010b). Além dos estudos sobre narrativas (BRUNER, 1997; 2001; 2002; JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002). Os dados discutidos foram engendrados nas análises das intervenções realizadas em oficinas socioafetivas (ANDRADE, 2015), tematizadas diante da apresentação de uma narrativa, através da qual propôs-se a construção de uma narrativa coletiva a um grupo de adolescentes. As múltiplas faces da narrativa criada por uma adolescente foram identificadas no primeiro momento do processo, quando esteve em pauta a idealização do estado de bem-estar, saúde e felicidade, em contraposição à caracterização de sua condição de usuária, cujas narrativas são registradas em prontuário – narrativas defensivas. No segundo momento, observou-se a emergência de narrativas espontâneas, quando ela assume seu papel de protagonista na produção do enredo coletivo, liberta-se das preocupações relativas ao protocolo de tratamento e anuncia conteúdos e conflitos juntamente com metáforas que deixam ver seu processo de enfrentamento do desconhecido.
id BIO-1_7df69b8d52b71ce9b37f200a3af644cd
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/2524
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling NOTAS SOBRE A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE SAÚDE INFANTOJUVENILNarrativa. Infantojuvenil. Saúde MentalO presente trabalho tem como objetivo investigar o potencial da narrativa enquanto instrumento de intervenção psicológica em um CAPSI, a partir da apresentação de um estudo de caso individual. As elaborações teórico-reflexivas fundamentam-se na Teoria das Representações Sociais (DUVEEN; LLOYD, 2008), em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (AGUIAR; OZELLA, 2006; MOLON, 1999; PRESTES, 2010; VIGOTSKI, 2009; 2010a; 2010b). Além dos estudos sobre narrativas (BRUNER, 1997; 2001; 2002; JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002). Os dados discutidos foram engendrados nas análises das intervenções realizadas em oficinas socioafetivas (ANDRADE, 2015), tematizadas diante da apresentação de uma narrativa, através da qual propôs-se a construção de uma narrativa coletiva a um grupo de adolescentes. As múltiplas faces da narrativa criada por uma adolescente foram identificadas no primeiro momento do processo, quando esteve em pauta a idealização do estado de bem-estar, saúde e felicidade, em contraposição à caracterização de sua condição de usuária, cujas narrativas são registradas em prontuário – narrativas defensivas. No segundo momento, observou-se a emergência de narrativas espontâneas, quando ela assume seu papel de protagonista na produção do enredo coletivo, liberta-se das preocupações relativas ao protocolo de tratamento e anuncia conteúdos e conflitos juntamente com metáforas que deixam ver seu processo de enfrentamento do desconhecido.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2016-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/252410.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p104-117Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 104-117REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 104-117Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 1 n. 1 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 104-1172525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v1.n1reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2524/1709Santos, Ruzia Chaouchar dosGonçalves, Naiana MarinhoAragusuku, Henrique AraujoAndrade, Daniela Barros da Silva Freireinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/2524Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv NOTAS SOBRE A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE SAÚDE INFANTOJUVENIL
title NOTAS SOBRE A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE SAÚDE INFANTOJUVENIL
spellingShingle NOTAS SOBRE A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE SAÚDE INFANTOJUVENIL
Santos, Ruzia Chaouchar dos
Narrativa. Infantojuvenil. Saúde Mental
title_short NOTAS SOBRE A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE SAÚDE INFANTOJUVENIL
title_full NOTAS SOBRE A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE SAÚDE INFANTOJUVENIL
title_fullStr NOTAS SOBRE A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE SAÚDE INFANTOJUVENIL
title_full_unstemmed NOTAS SOBRE A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE SAÚDE INFANTOJUVENIL
title_sort NOTAS SOBRE A NARRATIVA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE SAÚDE INFANTOJUVENIL
author Santos, Ruzia Chaouchar dos
author_facet Santos, Ruzia Chaouchar dos
Gonçalves, Naiana Marinho
Aragusuku, Henrique Araujo
Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
author_role author
author2 Gonçalves, Naiana Marinho
Aragusuku, Henrique Araujo
Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ruzia Chaouchar dos
Gonçalves, Naiana Marinho
Aragusuku, Henrique Araujo
Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa. Infantojuvenil. Saúde Mental
topic Narrativa. Infantojuvenil. Saúde Mental
description O presente trabalho tem como objetivo investigar o potencial da narrativa enquanto instrumento de intervenção psicológica em um CAPSI, a partir da apresentação de um estudo de caso individual. As elaborações teórico-reflexivas fundamentam-se na Teoria das Representações Sociais (DUVEEN; LLOYD, 2008), em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural (AGUIAR; OZELLA, 2006; MOLON, 1999; PRESTES, 2010; VIGOTSKI, 2009; 2010a; 2010b). Além dos estudos sobre narrativas (BRUNER, 1997; 2001; 2002; JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002). Os dados discutidos foram engendrados nas análises das intervenções realizadas em oficinas socioafetivas (ANDRADE, 2015), tematizadas diante da apresentação de uma narrativa, através da qual propôs-se a construção de uma narrativa coletiva a um grupo de adolescentes. As múltiplas faces da narrativa criada por uma adolescente foram identificadas no primeiro momento do processo, quando esteve em pauta a idealização do estado de bem-estar, saúde e felicidade, em contraposição à caracterização de sua condição de usuária, cujas narrativas são registradas em prontuário – narrativas defensivas. No segundo momento, observou-se a emergência de narrativas espontâneas, quando ela assume seu papel de protagonista na produção do enredo coletivo, liberta-se das preocupações relativas ao protocolo de tratamento e anuncia conteúdos e conflitos juntamente com metáforas que deixam ver seu processo de enfrentamento do desconhecido.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2524
10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p104-117
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2524
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p104-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2524/1709
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 1 Núm. 1 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 104-117
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 1 No. 1 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 104-117
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 1 n. 1 (2016): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 104-117
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v1.n1
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325185798995968