O psicólogo e a atuação em saúde mental: desafios da formação
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234557 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Florianópolis, 2021. |
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O psicólogo e a atuação em saúde mental: desafios da formaçãoCiências médicasPsicólogosSaúde mentalFormação profissionalDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Florianópolis, 2021.A formação do psicólogo para atuar em saúde mental, no Brasil está diretamente ligada ao próprio processo histórico-político do país. As universidades, atualmente, dizem que preparam os acadêmicos para o mundo do trabalho. Os alunos se sentem preparados, mas ainda se percebe um desencontro entre o preparo do profissional que sai das Instituições de Ensino Superior (IES) e a necessidade da população, em relação à saúde mental. Destaca-se que a saúde, como direito fundamental, depende de atenção estatal, através da implementação de políticas públicas que devam ser efetivadas também no campo psicológico. Desse modo, o objetivo desta pesquisa foi compreender como se dá o processo de formação do psicólogo, nos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do estado de Santa Catarina, de acordo com o entendimento e a adoção das bases firmadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. O desenho deste estudo se classifica como quantitativo e qualitativo. Para realização da pesquisa foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas; sua aplicação foi iniciada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e Termo de Consentimento Livre Esclarecido dos participantes. Os entrevistados escolhidos foram coordenadores e alunos do último semestre de graduação de Psicologia, de Instituições do estado de Santa Catarina. A interpretação do material coletado se baseou na Análise de Conteúdo de Bardin. Os estudantes, em sua maioria, se sentem preparados para atuar como psicólogos e em saúde mental. A respeito dos coordenadores, pode-se concluir que existe empenho para que as DCNs funcionem, mesmo tendo sido relatadas dificuldades. Acreditam eles que orientam uma formação para o mercado de trabalho.Abstract: The training of psychologists to work in mental health in Brazil is directly linked to the country's own historical-political process. Universities today say they prepare academics for the world of work. Students feel prepared, but there is still a mismatch between the preparation of professionals who leave Higher Education Institutions (HEIs) and the population's needs in relation to mental health. It is noteworthy that health, as a fundamental right, depends on state care, through the implementation of public policies that should also be carried out in the psychological field. Thus, the objective of this research was to understand how the psychologist training process takes place in graduation courses at Higher Education Institutions in the state of Santa Catarina, according to the understanding and adoption of the bases established by the National Curriculum Guidelines. The design of this study is classified as quantitative and qualitative. To carry out the research, a questionnaire with open and closed questions was used; its application was initiated after approval by the Research Ethics Committee and the Informed Consent Form of the participants. The chosen interviewees were coordinators and students of the last semester of graduation in Psychology, from institutions in the state of Santa Catarina. The interpretation of the collected material was based on Bardin's Content Analysis. Most students feel prepared to work as psychologists and in mental health. Regarding the coordinators, it can be concluded that there is an effort for the DCNs to work, even though difficulties were reported. They believe that they guide training for the job market.Botelho, Lúcio JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaMagalhães, Maria Balbina de2022-05-19T14:40:33Z2022-05-19T14:40:33Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 p.| il.application/pdf375374https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234557porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:40:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234557Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:40:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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