Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ali, Thaís Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129502
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.
id UFSC_b8440b89a1af5b6ed8782fef4a783a7c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129502
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico modernoEducação -FilosofiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca da noção de formação, no campo da Pedagogia, tomando como orientação teórica a filosofia da educação de John Dewey e seu livro Democracia e Educação (1916), o qual possibilitou a construção de abordagem que sugere uma teoria do crescimento que satisfaz as exigências de uma noção de formação. Portanto, trata-se de uma abordagem naturalista da filosofia deweyana sobre seu conceito de educação, que tem como sinônimo a vida. Seu conceito de crescimento favorece uma ideia de formação em uma concepção contínua de aprendizagem. Ele está dividido em três capítulos: No primeiro há a relação com o pragmatismo clássico de Charles Sanders Peirce e Willian James, e sua marca naturalista; No segundo, o comentário da filosofia da educação deweyana, especialmente da teoria do crescimento, este sendo caracterizando como um valor; No terceiro, a concepção de formação não só na pedagogia moderna como também na noção de crescimento, defendendo que esta satisfaz as exigências daquela. A abordagem inicial demonstra que John Dewey pode ser considerado  o primeiro filósofo naturalista , termo cunhado por Jerome Popp; passa por sua trajetória intelectual; revê sua relação com o pragmatismo clássico de Peirce e James; bem como aponta sua influência no campo educacional sob uma visão naturalista filosófica. Segue-se com a discussão da filosofia da educação deweyana, a qual tem a educação como sinônimo de vida, cujo principal objetivo social é o crescimento; passa-se a caracterizá-lo como um valor a ser defendido, que é capaz de promover o esforço em direção a um ideal democrático. Completa-se o argumento com um panorama da concepção de formação que se inicia com a modernidade; e conclui-se com a alegação de que o crescimento satisfaz as exigências da concepção de formação, mas que tem em si um valor que é contínuo e infindável.Hardt, Lúcia SchneiderMoura, Rosana Silva deUniversidade Federal de Santa CatarinaAli, Thaís Ferreira2015-02-05T21:10:23Z2015-02-05T21:10:23Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf331195https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129502porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:10:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129502Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:10:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno
title Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno
spellingShingle Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno
Ali, Thaís Ferreira
Educação -
Filosofia
title_short Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno
title_full Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno
title_fullStr Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno
title_full_unstemmed Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno
title_sort Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno
author Ali, Thaís Ferreira
author_facet Ali, Thaís Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hardt, Lúcia Schneider
Moura, Rosana Silva de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ali, Thaís Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação -
Filosofia
topic Educação -
Filosofia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T21:10:23Z
2015-02-05T21:10:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 331195
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129502
identifier_str_mv 331195
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651906356084736