Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129502 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014. |
id |
UFSC_b8440b89a1af5b6ed8782fef4a783a7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129502 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico modernoEducação -FilosofiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014.O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca da noção de formação, no campo da Pedagogia, tomando como orientação teórica a filosofia da educação de John Dewey e seu livro Democracia e Educação (1916), o qual possibilitou a construção de abordagem que sugere uma teoria do crescimento que satisfaz as exigências de uma noção de formação. Portanto, trata-se de uma abordagem naturalista da filosofia deweyana sobre seu conceito de educação, que tem como sinônimo a vida. Seu conceito de crescimento favorece uma ideia de formação em uma concepção contínua de aprendizagem. Ele está dividido em três capítulos: No primeiro há a relação com o pragmatismo clássico de Charles Sanders Peirce e Willian James, e sua marca naturalista; No segundo, o comentário da filosofia da educação deweyana, especialmente da teoria do crescimento, este sendo caracterizando como um valor; No terceiro, a concepção de formação não só na pedagogia moderna como também na noção de crescimento, defendendo que esta satisfaz as exigências daquela. A abordagem inicial demonstra que John Dewey pode ser considerado  o primeiro filósofo naturalista , termo cunhado por Jerome Popp; passa por sua trajetória intelectual; revê sua relação com o pragmatismo clássico de Peirce e James; bem como aponta sua influência no campo educacional sob uma visão naturalista filosófica. Segue-se com a discussão da filosofia da educação deweyana, a qual tem a educação como sinônimo de vida, cujo principal objetivo social é o crescimento; passa-se a caracterizá-lo como um valor a ser defendido, que é capaz de promover o esforço em direção a um ideal democrático. Completa-se o argumento com um panorama da concepção de formação que se inicia com a modernidade; e conclui-se com a alegação de que o crescimento satisfaz as exigências da concepção de formação, mas que tem em si um valor que é contínuo e infindável.Hardt, Lúcia SchneiderMoura, Rosana Silva deUniversidade Federal de Santa CatarinaAli, Thaís Ferreira2015-02-05T21:10:23Z2015-02-05T21:10:23Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf331195https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129502porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T21:10:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129502Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T21:10:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno |
title |
Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno |
spellingShingle |
Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno Ali, Thaís Ferreira Educação - Filosofia |
title_short |
Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno |
title_full |
Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno |
title_fullStr |
Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno |
title_full_unstemmed |
Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno |
title_sort |
Crescimento: John Dewey e sua contribuição à noção de formação no pensamento pedagógico moderno |
author |
Ali, Thaís Ferreira |
author_facet |
Ali, Thaís Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hardt, Lúcia Schneider Moura, Rosana Silva de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ali, Thaís Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Filosofia |
topic |
Educação - Filosofia |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-02-05T21:10:23Z 2015-02-05T21:10:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
331195 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129502 |
identifier_str_mv |
331195 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651906356084736 |