A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204972 |
Resumo: | Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1966 |
id |
UFSC_b89b5c64b95786b791ad6d35547a2a62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204972 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?Método intuitivo analíticoSampaio DóriaTabuadaDisponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1966Este artigo parte da seguinte problemática: como se configura a proposta de ensino da Tabuada a partir da intuição analítica defendida por Sampaio Dória? São estabelecidos os seguintes objetivos: compreender as recomendações de Sampaio Dória para o ensino da Tabuada a partir do seu método intuitivo analítico e identificar, quando possível, as articulações entre leitura, escrita e o saber aritmético (Tabuada) em termos metodológicos. As fontes privilegiadas são alguns escritos de Sampaio Dória, os quais foram publicados na Revista da Sociedade de Educação (1923-1924). Para a análise das fontes utilizam-se os indicadores teórico-metodológicos da História Cultural, a exemplo dos estudos de Chartier (1990, 1998). A análise evidencia que a partir do método intuitivo analítico de Sampaio Dória o estudo da Tabuada conduziria a criança de maneira progressiva a sair da intuição para a definição, do concreto para o abstrato.Diálogo Educacional2020-03-27T20:06:30Z2020-03-27T20:06:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMESQUITA, I. M.. ; OLIVEIRA, M. A. . A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 339-363, 2016.1518-3483https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204972Mesquita, Ilka Miglio deOliveira, Marcus Aldenisson deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-27T20:06:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204972Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-27T20:06:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada? |
title |
A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada? |
spellingShingle |
A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada? Mesquita, Ilka Miglio de Método intuitivo analítico Sampaio Dória Tabuada |
title_short |
A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada? |
title_full |
A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada? |
title_fullStr |
A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada? |
title_full_unstemmed |
A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada? |
title_sort |
A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada? |
author |
Mesquita, Ilka Miglio de |
author_facet |
Mesquita, Ilka Miglio de Oliveira, Marcus Aldenisson de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marcus Aldenisson de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Ilka Miglio de Oliveira, Marcus Aldenisson de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método intuitivo analítico Sampaio Dória Tabuada |
topic |
Método intuitivo analítico Sampaio Dória Tabuada |
description |
Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1966 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-03-27T20:06:30Z 2020-03-27T20:06:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MESQUITA, I. M.. ; OLIVEIRA, M. A. . A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 339-363, 2016. 1518-3483 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204972 |
identifier_str_mv |
MESQUITA, I. M.. ; OLIVEIRA, M. A. . A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 339-363, 2016. 1518-3483 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Diálogo Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Diálogo Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652204086657024 |