A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Ilka Miglio de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Marcus Aldenisson de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204972
Resumo: Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1966
id UFSC_b89b5c64b95786b791ad6d35547a2a62
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204972
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?Método intuitivo analíticoSampaio DóriaTabuadaDisponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1966Este artigo parte da seguinte problemática: como se configura a proposta de ensino da Tabuada a partir da intuição analítica defendida por Sampaio Dória? São estabelecidos os seguintes objetivos: compreender as recomendações de Sampaio Dória para o ensino da Tabuada a partir do seu método intuitivo analítico e identificar, quando possível, as articulações entre leitura, escrita e o saber aritmético (Tabuada) em termos metodológicos. As fontes privilegiadas são alguns escritos de Sampaio Dória, os quais foram publicados na Revista da Sociedade de Educação (1923-1924). Para a análise das fontes utilizam-se os indicadores teórico-metodológicos da História Cultural, a exemplo dos estudos de Chartier (1990, 1998). A análise evidencia que a partir do método intuitivo analítico de Sampaio Dória o estudo da Tabuada conduziria a criança de maneira progressiva a sair da intuição para a definição, do concreto para o abstrato.Diálogo Educacional2020-03-27T20:06:30Z2020-03-27T20:06:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMESQUITA, I. M.. ; OLIVEIRA, M. A. . A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 339-363, 2016.1518-3483https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204972Mesquita, Ilka Miglio deOliveira, Marcus Aldenisson deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-27T20:06:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204972Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-27T20:06:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?
title A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?
spellingShingle A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?
Mesquita, Ilka Miglio de
Método intuitivo analítico
Sampaio Dória
Tabuada
title_short A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?
title_full A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?
title_fullStr A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?
title_full_unstemmed A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?
title_sort A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?
author Mesquita, Ilka Miglio de
author_facet Mesquita, Ilka Miglio de
Oliveira, Marcus Aldenisson de
author_role author
author2 Oliveira, Marcus Aldenisson de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Ilka Miglio de
Oliveira, Marcus Aldenisson de
dc.subject.por.fl_str_mv Método intuitivo analítico
Sampaio Dória
Tabuada
topic Método intuitivo analítico
Sampaio Dória
Tabuada
description Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1966
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-03-27T20:06:30Z
2020-03-27T20:06:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MESQUITA, I. M.. ; OLIVEIRA, M. A. . A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 339-363, 2016.
1518-3483
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204972
identifier_str_mv MESQUITA, I. M.. ; OLIVEIRA, M. A. . A escola primária idealizada por Sampaio Dória: como ensinar a Tabuada?. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 16, p. 339-363, 2016.
1518-3483
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Diálogo Educacional
publisher.none.fl_str_mv Diálogo Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652204086657024