William Blake's "Contraries" as dialectical irony in Songs of Innocence and of Experience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderlinde, William Weber
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216226
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020.
id UFSC_b8bc2b92f0616cc7139e874b26e15e54
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216226
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaWanderlinde, William WeberViana, Maria Rita Drumond2020-10-21T21:27:03Z2020-10-21T21:27:03Z2020369996https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216226Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020.O objetivo desta dissertação é conduzir uma análise comparativa da poesia irlandesa sobre a Primeira Guerra Mundial com a poesia britânica referente ao mesmo conflito, tendo por foco a questão de lealdade e as razões para lutar apresentadas nos poemas. Um total de dezoito poemas são analisados através de close reading e atenção ao contexto histórico em torno do envolvimento irlandês e britânico na Guerra, bem como às relações entre os dois países à época do conflito. Na primeira parte da análise, poemas lidando com os conceitos de King and Country ou patriotismo são discutidos, seguidos por poemas que se posicionam em relação a valores de honra e morte gloriosa, bem como obras que empregam elementos religiosos. A análise então se volta para poemas cujo foco é o inimigo, uma lealdade aos companheiros, ou nos quais a lealdade está associada a laços locais ou regionais no lugar de conexões nacionais. A conclusão alcançada é que não há uma distinção marcada entre as questões levantadas em poemas irlandeses e britânicos da Primeira Guerra Mundial; no entanto, o tratamento que esses poemas dão a tais questões ocorre de variadas formas.</br>Abstract : The objective of this thesis is to propose the utilization of irony as a key for reading William Blake?s Songs of Innocence and of Experience. Firstly, a brief history of the concepts of irony is made. Two concepts in particular are crucial in this thesis: Fridrich Schlegel?s Romantic irony and the irony analyzed by David Simpson in the works of British romantic poets. The analyses do not consider only textual aspects of the poems, and also consider pictorial aspects of the plates, treating each poem as a hybrid work. Firstly, individual poems from the ?Songs of Innocence? section are analyzed, in a three-step reading process. This process searches for ironic tensions inside the poems. In a second stage, the so called ?mirror poems? (two poems, one in each section of the book, which have either the same titles or reveal an antithesis in the titles) are analyzed, also using a three-step reading process. In this case, the ?mirror poems? are contrasted between themselves. Both reading processes, in their third moment, aim at reaching a dialectical synthesis of the two antithetical readings performed in the first two steps. At the end, a reflection on how the analyses were able to deal with the concepts of irony by Schlegel and Simpson is carried out. The conclusion is that two out of three aspects of Simpson?s irony frequently appear in the poems, and that the process of reading performed in the analyses bear great similarity with Schlegel?s concept of Romantic irony, revealing itself to be a productive key for reading Blake?s book, and which reveals analogies in Blake?s and Schlegel?s processes of creation and reading.112 p.engLíngua inglesaIronia na literaturaPoesia inglesaRomantismoWilliam Blake's "Contraries" as dialectical irony in Songs of Innocence and of Experienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPGI0177-D.pdfPPGI0177-D.pdfapplication/pdf14176649https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216226/-1/PPGI0177-D.pdfdf863eff43e340cd0cb89708b8d78c2aMD5-1123456789/2162262020-10-21 18:27:03.338oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216226Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:27:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv William Blake's "Contraries" as dialectical irony in Songs of Innocence and of Experience
title William Blake's "Contraries" as dialectical irony in Songs of Innocence and of Experience
spellingShingle William Blake's "Contraries" as dialectical irony in Songs of Innocence and of Experience
Wanderlinde, William Weber
Língua inglesa
Ironia na literatura
Poesia inglesa
Romantismo
title_short William Blake's "Contraries" as dialectical irony in Songs of Innocence and of Experience
title_full William Blake's "Contraries" as dialectical irony in Songs of Innocence and of Experience
title_fullStr William Blake's "Contraries" as dialectical irony in Songs of Innocence and of Experience
title_full_unstemmed William Blake's "Contraries" as dialectical irony in Songs of Innocence and of Experience
title_sort William Blake's "Contraries" as dialectical irony in Songs of Innocence and of Experience
author Wanderlinde, William Weber
author_facet Wanderlinde, William Weber
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanderlinde, William Weber
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, Maria Rita Drumond
contributor_str_mv Viana, Maria Rita Drumond
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Língua inglesa
Ironia na literatura
Poesia inglesa
Romantismo
topic Língua inglesa
Ironia na literatura
Poesia inglesa
Romantismo
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:27:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:27:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216226
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 369996
identifier_str_mv 369996
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216226
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 112 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216226/-1/PPGI0177-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv df863eff43e340cd0cb89708b8d78c2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805190722191360