As metodologias de pesquisa com criança na escola: o "ouvir" como uma tendência...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spinelli, Carolina Shimomura
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99477
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_b95afab2d32d70d42372298a82b799d2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/99477
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling As metodologias de pesquisa com criança na escola: o "ouvir" como uma tendência...EducaçãoPesquisa educacionalEscolasCriançasPesquisa -MetodologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Este trabalho tem como objetivo identificar e analisar as metodologias de pesquisa que vêm sendo utilizadas com a criança na escola com o intuito de compreender como essa emerge como sujeito e objeto na pesquisa educacional e quais são as contribuições dessa produção para a explicitação do fenômeno da infância na sociedade contemporânea. Assim, busca-se traçar um panorama da produção acadêmica, no período de 1987 a 2010, tendo como objetivo específico identificar e caracterizar as tendências teórico-metodológicas a partir de procedimentos, técnicas e estratégias metodológicas utilizados pelos pesquisadores para acessar, "ouvir", registrar, selecionar e analisar as representações da criança na escola. O foco da análise centra-se na perspectiva histórica e cultural, que compreende a infância como condição social de ser criança e esta como sujeito humano de pouca idade cuja atividade principal é a brincadeira. A metodologia adotada pauta-se nos princípios e nas orientações presentes na definição de monografia de base de Saviani, a partir da realização de um amplo e rigoroso levantamento da produção acadêmica existente sobre as pesquisas com criança na escola, com destaque para a ANPEd e a Capes. Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa destaca-se o aumento significativo da produção acadêmica nos últimos 10 anos e o "ouvir" a criança como uma forte tendência metodológica relacionada ao uso da etnografia, resultando em certa alteração do lugar que ocupa a infância e a criança na pesquisa educacional brasileira - de sujeito silenciado a criança passa à condição de testemunha da sua própria história.This paper has as its objective the analysis of the research methodologies that have been utilized with the child in school, in the sense of understanding how the child arises as subject and object within educational research and what are the contributions of this production for the unraveling of the phenomenon of childhood in contemporary society. Thus, we seek out an overview of the academic production, in the period from 1980 to 2010, having as a specific object to identify and characterize the theoretical-methodological tendencies drawn from the techniques and methodological strategies used by researchers to access, hear, register, select and analyze the representations of the child in school. The focus of the analysis is centered around the historical and cultural perspective that views childhood as the social condition of being a child and views the child as a human subject of tender age whose main activity is child#s play. The methodology used is based on the principles and orientations present in the definition of monografia de base by Saviani, from the carrying-out of a large and rigorous screening of the existing academic production about researches with children in school, with special attention to ANPEd and Capes. Among the results obtained in this research we can single out the amazing increase in the number of academic productions and #listening# to the child as a strong methodological tendency related to the use of the ethnography creating a shift in the place occupied by childhood and the child within Brazilian educational research - from silenced subject the child is now witness to his (her) own history.FlorianópolisQuinteiro, JuciremaUniversidade Federal de Santa CatarinaSpinelli, Carolina Shimomura2013-03-04T20:48:18Z2013-03-04T20:48:18Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| grafs., tabs.application/pdf304618http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99477porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T01:32:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99477Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:32:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv As metodologias de pesquisa com criança na escola: o "ouvir" como uma tendência...
title As metodologias de pesquisa com criança na escola: o "ouvir" como uma tendência...
spellingShingle As metodologias de pesquisa com criança na escola: o "ouvir" como uma tendência...
Spinelli, Carolina Shimomura
Educação
Pesquisa educacional
Escolas
Crianças
Pesquisa -
Metodologia
title_short As metodologias de pesquisa com criança na escola: o "ouvir" como uma tendência...
title_full As metodologias de pesquisa com criança na escola: o "ouvir" como uma tendência...
title_fullStr As metodologias de pesquisa com criança na escola: o "ouvir" como uma tendência...
title_full_unstemmed As metodologias de pesquisa com criança na escola: o "ouvir" como uma tendência...
title_sort As metodologias de pesquisa com criança na escola: o "ouvir" como uma tendência...
author Spinelli, Carolina Shimomura
author_facet Spinelli, Carolina Shimomura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quinteiro, Jucirema
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Spinelli, Carolina Shimomura
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pesquisa educacional
Escolas
Crianças
Pesquisa -
Metodologia
topic Educação
Pesquisa educacional
Escolas
Crianças
Pesquisa -
Metodologia
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-03-04T20:48:18Z
2013-03-04T20:48:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 304618
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99477
identifier_str_mv 304618
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652071074791424