Kamé - Kairu: narrativa episódica de uma educadora ambiental e suas relações com a permacultura em projetos comunitários-conservacionistas no Parque Estadual de Itapuã, Viamão - Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria de Fátima Maciel dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235708
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.
id UFSC_b968094ea5a8cbc2c875a60405e59334
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/235708
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Kamé - Kairu: narrativa episódica de uma educadora ambiental e suas relações com a permacultura em projetos comunitários-conservacionistas no Parque Estadual de Itapuã, Viamão - Rio Grande do SulPermaculturaPermacultureEducação AmbientalEnvironmental educationParque Estadual de ItapuãTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.Na cosmovisão dos Kaingang a dualidade é formadora do mundo, a metade Kamé, o Sol, o Leste, a Pedra; e a metade Kairu, a Lua, o Oeste, a Água. Assim, como na dualidade complementar dos Kaingang identifico que a Educação Ambiental se complementa com a Permacultura como pedagogias terra. Apresento uma pesquisa narrativa da minha caminhada pela Educação Ambiental e o amadurecimento do contato com Permacultura permeando práticas de ações conservacionistas nos projetos que da ONG CLEPEI em parceria com a UFRGS e a integração com a comunidade do distrito de Itapuã, Viamão, Rio Grande do Sul (RS). Os objetivos deste trabalho foram de forma geral desenvolver reflexões acerca dos princípios da Permacultura nos projetos de Educação Ambiental realizados com escolas e comunidades nos contextos da efetivação do Parque Estadual de Itapuã, Viamão (1996 - 2001) no RS; sendo seus objetivos específicos: a) sistematizar registros relativos à memória dos projetos de Educação Ambiental realizados com escolas e comunidades nos contextos da efetivação do Parque Estadual de Itapuã para o período citados; b) Realizar reflexões sobre como as ações realizadas nestes projetos estimularam ou não nos participantes sentimentos de maior percepção das problemáticas ambientais nas suas localidades e impulsionaram resolução de problemas; c) Destacar a importância da formação de redes de cooperação para fortalecer as ações de sustentabilidade e de promoção de qualidade de vida no planeta Terra; d) Fomentar a realização de ações de Educação Ambiental e de permacultura em escolas e comunidades com a produção de materiais de memória a partir das experiências ligadas ao Parque Estadual de Itapuã (RS). Ao percorrer as memórias de minha trajetória identifico o contexto socioambiental do período do estudo trazendo as informações sobre o desenvolvimento dos projetos que foram coletadas em documentos produzidos pelos participantes em seus múltiplos formatos: fotos, relatórios, textos, depoimentos, folhetos e reportagens. Foram realizadas a catalogação dos documentos conforme tipo/formato, data e local da produção. Foram identificados elementos canônicos da Permacultura nas atividades documentadas e as convergências com a EA bem como a evolução das estratégias de implementação dos projetos e atividades e seus resultados.In the Kaingang cosmovision, duality forms the world, the Kamé half, the Sun, the East, the Stone; and the half Kairu, the Moon, the West, the Water. Thus, as in the complementary duality of the Kaingang, I identify that Environmental Education is complemented with Permaculture as earth pedagogies. I present a narrative research of my journey through Environmental Education and the maturing of the contact with Permaculture permeating practices of conservation actions in the projects that the NGO CLEPEI in partnership with UFRGS and the integration with the community of the district of Itapuã, Viamão, Rio Grande do Sul (LOL). The objectives of this work were, in general, to develop reflections on the principles of Permaculture in Environmental Education projects carried out with schools and communities in the context of the implementation of the Itapuã State Park, Viamão (1996 - 2001) in RS; Its specific objectives are: a) to systematize records related to the memory of Environmental Education projects carried out with schools and communities in the context of the implementation of the Itapuã State Park for the aforementioned period; b) Conduct reflections on how the actions carried out in these projects stimulated or not in the participants feelings of greater awareness of environmental problems in their localities and stimulated problem solving; c) Highlight the importance of forming cooperation networks to strengthen sustainability actions and the promotion of quality of life on planet Earth; d) Foster the implementation of Environmental Education and permaculture actions in schools and communities with the production of memory materials based on experiences linked to the Itapuã State Park (RS). By going through the memories of my trajectory, I identify the socio-environmental context of the study period, bringing information about the development of the projects that were collected in documents produced by the participants in their multiple formats: photos, reports, texts, testimonials, leaflets and reports. Documents were cataloged according to type/format, date and place of production. Canonical elements of Permaculture were identified in the documented activities and the convergences with EA as well as the evolution of the implementation strategies of the projects and activities and their results.FlorianópolisBlankensteyn, ArnoWortmann, Maria Lúcia CastagnaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Maria de Fátima Maciel dos2022-06-22T13:45:07Z2022-06-22T13:45:07Z2022-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis157application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235708porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-22T13:45:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/235708Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-22T13:45:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Kamé - Kairu: narrativa episódica de uma educadora ambiental e suas relações com a permacultura em projetos comunitários-conservacionistas no Parque Estadual de Itapuã, Viamão - Rio Grande do Sul
title Kamé - Kairu: narrativa episódica de uma educadora ambiental e suas relações com a permacultura em projetos comunitários-conservacionistas no Parque Estadual de Itapuã, Viamão - Rio Grande do Sul
spellingShingle Kamé - Kairu: narrativa episódica de uma educadora ambiental e suas relações com a permacultura em projetos comunitários-conservacionistas no Parque Estadual de Itapuã, Viamão - Rio Grande do Sul
Santos, Maria de Fátima Maciel dos
Permacultura
Permaculture
Educação Ambiental
Environmental education
Parque Estadual de Itapuã
title_short Kamé - Kairu: narrativa episódica de uma educadora ambiental e suas relações com a permacultura em projetos comunitários-conservacionistas no Parque Estadual de Itapuã, Viamão - Rio Grande do Sul
title_full Kamé - Kairu: narrativa episódica de uma educadora ambiental e suas relações com a permacultura em projetos comunitários-conservacionistas no Parque Estadual de Itapuã, Viamão - Rio Grande do Sul
title_fullStr Kamé - Kairu: narrativa episódica de uma educadora ambiental e suas relações com a permacultura em projetos comunitários-conservacionistas no Parque Estadual de Itapuã, Viamão - Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Kamé - Kairu: narrativa episódica de uma educadora ambiental e suas relações com a permacultura em projetos comunitários-conservacionistas no Parque Estadual de Itapuã, Viamão - Rio Grande do Sul
title_sort Kamé - Kairu: narrativa episódica de uma educadora ambiental e suas relações com a permacultura em projetos comunitários-conservacionistas no Parque Estadual de Itapuã, Viamão - Rio Grande do Sul
author Santos, Maria de Fátima Maciel dos
author_facet Santos, Maria de Fátima Maciel dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Blankensteyn, Arno
Wortmann, Maria Lúcia Castagna
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria de Fátima Maciel dos
dc.subject.por.fl_str_mv Permacultura
Permaculture
Educação Ambiental
Environmental education
Parque Estadual de Itapuã
topic Permacultura
Permaculture
Educação Ambiental
Environmental education
Parque Estadual de Itapuã
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-22T13:45:07Z
2022-06-22T13:45:07Z
2022-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235708
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652231693565952