Evidências de validade de uma bateria informatizada para avaliação da personalidade adaptada ao desenho universal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cassandra Melo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107335
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013
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spelling Evidências de validade de uma bateria informatizada para avaliação da personalidade adaptada ao desenho universalPsicologiaTestes psicologicosPercepção visualAcessibilidadeArquitetura e deficientesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2013Este estudo teve como objetivo geral buscar evidências de validade da adaptação de um teste psicológico informatizado para avaliação da personalidade aos princípios do Desenho Universal. O teste foi adaptado para um formato fundamentado nos princípios do Desenho Universal e aplicado em pessoas com e sem deficiência visual. A presente pesquisa enquadra-se no âmbito dos estudos de busca por evidências de validade dos testes psicológicos. A busca por estas evidências é fundamental para avaliação das consequências das adaptações sobre possíveis interpretações dos resultados de testes, o qual é ainda um fenômeno pouco estudado. O estudo foi quantitativo com desdobramentos qualitativos e os instrumentos utilizados na pesquisa foram uma forma do teste adaptada aos princípios do Desenho Universal e um instrumento para que os participantes avaliassem quão bem o teste Informatizado para avaliação da personalidade adaptado atende aos princípios do Desenho Universal/Testagem Universal. Primeiramente, foram realizadas as adaptações do teste psicológico que avalia personalidade e o desenvolvimento do instrumento para avaliação do Desenho Universal. A amostra do estudo constou de 146 indivíduos com deficiência visual e 150 indivíduos sem deficiência. A parte qualitativa do estudo envolveu a avaliação do desempenho dos leitores de tela, as adaptações realizadas ao teste para torná-lo mais acessível e as análises dos resultados do instrumento para avaliação da aplicação da Testagem Universal. Já a parte quantitativa englobou o estudo das propriedades psicométricas do teste para avaliação da personalidade adaptado ao Desenho Universal, o estudo da função diferencial do item (DIF) e da função diferencial do teste (DTF), o estudo das diferenças de aptidão entre os grupos (impacto) e, por fim, o estudo de precisão. Os resultados obtidos sustentam a hipótese de que as medidas alcançadas com o teste adaptado podem ser utilizadas e interpretadas de uma forma semelhante para os deficientes visuais e para os indivíduos sem deficiência. Conclui-se, portanto, que a pesquisa relatada nesta dissertação deparou-se com evidências iniciais que atestam a validade do teste adaptado ao Desenho Universal <br>The present study aims at understanding the process of meanings construction concerning depression from the perspective of psychologists´ practices in a city´s public mental health care system. This study has a qualitative approach and it was developed from the epistemological perspective of the Complex Thought, following the principles of the grounded theory. For this research, twenty-two psychologists working in the city mental health care system participated. The data collection began through a process of participant field observation, which enabled the understanding of the institutional context regarding the public policies of mental health care and work processes. The following stage was the application of the Knowledge on Depression Questionnaire (Questionário de Conhecimentos sobre Depressão) and the semi-structured interview. For the organization and integration of the set of data from the different instruments, there were established three main analytical dimensions, each one composed of categories, sub-categories and elements of analysis. The results show that the participants presented two meanings about conceptual understanding of depression: conceptualization of mental disorder, the prevailing meaning among the psychologists, or a symptom of an emotional conflict, which characterized a more psychological consideration of the phenomenon. Concerning the etiological understanding, the psychologists recognize the complexity of interaction of the multiple factors in the development for the depression, and how these factors must be observed in conducting the diagnosis process. They have also evinced that the diagnostic process must have an emphasis on the listening process of the subjectivity of the psychological demand in the context of the patient´s life history. Regarding the clinical management, the psychologists presented meanings that evidence a practice committed to a view of the patient as a singular individual, taking into account the social context and its importance when evaluating and discussing a therapeutic project in a multidisciplinary process. These meanings integrates the principles of the extended and shared clinical guiding concepts (clínica ampliada e compartilhada), based on a interdiciplinary and comprehensive understanding of the clinical process as, recommended by the Brazilian Department of Health (Ministério da Saúde, 2009). As to the context of the public mental health care system, psychologist perceive depression as the most prevalent mental disorder in Primary and secondary Care system.Nunes, Carlos Henrique Sancineto da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Cassandra Melo2013-12-05T23:50:37Z2013-12-05T23:50:37Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis[178] p.| il., grafs., tabs.application/pdf317793https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107335porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:33:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107335Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:33:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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