Proposta de processo para facilitar a adaptação do BSC a uma organização educacional do terceiro setor
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91602 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Proposta de processo para facilitar a adaptação do BSC a uma organização educacional do terceiro setorEngenharia de produçãoBalanced scorecardDesempenhoAvaliaçãoAssociações sem fins lucrativosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O crescimento do Brasil depende diretamente do nível educacional da população economicamente ativa. As ações governamentais não são suficientes para superação do gap educacional, havendo necessidade de, aumentar e melhorar a interação com a sociedade civil e demonstrar resultados. As soluções customizadas de avaliação de desempenho disponíveis no mercado, não atendem as especificidades e particularidades das organizações e interações em questão. O objetivo dessa dissertação é propor um processo para facilitar a adaptação do BSC, considerado um instrumento capaz de favorecer a interoperabilidade, para avaliar uma organização educacional sem fins lucrativos e favorecer a interação dessa com o governo. Por meio de simulação, será realizada a adaptação do BSC para área social da organização salesiana da Região Sul, por meio de estrutura de aperfeiçoamento, considerando particularidades do setor e da organização. A partir da avaliação da principal dificuldade na simulação do BSC para os Salesianos é proposto um processo facilitador da adaptação do BSC para organizações com problemática semelhante. O resultado são a identificação da necessidade de adequada modelagem na fase de estruturação e um processo que pode facilitar a adaptação do BSC a organização que possua problemática semelhante à dos Salesianos. The growth of Brazil depends directly from the educational level of the economically active population. The government actions are not sufficient to overcome the educational gap, the need to increase and improve interaction with civil society and demonstrate results. The customized solutions for evaluating performance available on the market, do not meet the specifics and peculiarities of organizations and interactions in question. The purpose of this dissertation is to propose a process to facilitate the adaptation of the BSC, considered an instrument capable of promoting the interoperability, to evaluate a nonprofit educational organization and encourage such interaction with the government. Through simulation will be held for the adaptation of the BSC area's social organization salesiana Southern Region, through structure for improvement, considering peculiarities of the sector and the organization. From the main difficulty in assessing the simulation of BSC for the Salesian is proposed a process of adaptation of the BSC facilitator for organizations with similar problems. The result is the identification of the need for adequate modeling in the process of structuring and a process that can facilitate the adaptation of the BSC organization that has problems similar to the Salesians.Florianópolis, SCEnsslin, LeonardoUniversidade Federal de Santa CatarinaVianna, William Barbosa2012-10-24T00:40:52Z2012-10-24T00:40:52Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis183 f.| il., tabs., grafs.application/pdf251023http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91602porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T19:56:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91602Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T19:56:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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