Sons que não ouvimos: sequência didática para o ensino de acústica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comin, Michelle Belmiro Ilibio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254866
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Araranguá, 2023.
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A fundamentação teórica para o desenvolvimento desta proposta baseia-se na Teoria Sociointeracionista de Vygotsky e na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Estas teorias oferecem diretrizes essenciais para a otimização do processo de ensino e aprendizagem, enfatizando a importância da interação social e da conexão do novo conhecimento com o conhecimento prévio do aluno, respectivamente. Além disso, destacamos a relevância da construção conjunta do saber e da contextualização das informações na sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e significativa. A sequência didática foi desenvolvida na Escola de Educação Básica Coronel José Maurício dos Santos em Laguna/SC, no ano de 2022, e foi aplicada aos alunos do 2° ano matutino do Novo Ensino Médio. A turma era composta por 20 alunos regulares, incluindo um aluno com deficiência auditiva, que conto com o apoio de uma professora de libras. Durante a execução dos experimentos, foram realizadas comparações entre os resultados experimentais das grandezas físicas e os resultados obtidos por meio de um software, validando a abordagem experimental e destacando a relevância de sua aplicação em sala de aula. Ao longo da condução da sequência didática, é possível afirmar, com embasamento acadêmico substancial, que o projeto atingiu os objetivos preestabelecidos. Esse sucesso foi discernido através da manifestação de aquisição de conhecimento e compreensão por parte dos alunos, proporcionando uma validação concreta da eficácia da abordagem experimental no contexto educacional para a promoção de uma aprendizagem significativa.Abstract: This study describes the development and implementation of a didactic sequence aimed at teaching acoustics by carrying out experiments and simulations with infrasounds and ultrasounds (inaudible sounds), exploring their origins and effects on human beings. The main objective is to create an educational resource aimed at improving the teaching of these topics in high school, covering the subjects of biology and physics. This project arises in response to ongoing concerns about how to approach the discipline of Physics, especially the topic of acoustics, while considering the interdisciplinarity of natural sciences as defined in the new National Common Curricular Base. The theoretical foundation for the development of this proposal is based on Vygotsky's Sociointeractionist Theory and Ausubel's Theory of Meaningful Learning. These theories offer essential guidelines for optimizing the teaching and learning process, emphasizing the importance of social interaction and the connection of new knowledge with the student's prior knowledge, respectively. Furthermore, they highlight the relevance of jointly constructing knowledge and contextualizing information in the classroom, promoting more effective and meaningful learning. The didactic sequence was developed at the Escola de Educação Básica Coronel José Maurício dos Santos in Laguna/SC, in the year 2022. The activities were carried out with students in the 2nd year of New High School, in morning period. The class was made up of 20 regular students, including a hearing-impaired student, who had the support of a sign language teacher. During the execution of the experiments, comparisons were made between the experimental results of physical quantities and the results obtained using software, validating the experimental approach and highlighting the relevance of its application in the classroom. Throughout the didactic sequence, it is possible to affirm, with substantial academic basis, that the project achieved the pre-established objectives. This success was discerned through the students' clear acquisition of knowledge and understanding, providing concrete validation of the effectiveness of the experimental approach in the educational context for promoting meaningful learning.Girardi, MauricioUniversidade Federal de Santa CatarinaComin, Michelle Belmiro Ilibio2024-03-27T23:23:41Z2024-03-27T23:23:41Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis244 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf386694https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254866porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-27T23:23:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254866Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-27T23:23:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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