A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Ana Paula Netto
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87246
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_ba59c8d30cf5419b59a896e8f4a19091
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87246
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCarneiro, Ana Paula NettoRosa, Vivian Leyser da2012-10-21T17:05:54Z2012-10-21T17:05:54Z20042004210787http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87246Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaConsiderando os conceitos relativos à Evolução Biológica como fundamentais para a compreensão das Ciências Biológicas, bem como os problemas, registrados na literatura da área, que envolvem seu ensino e aprendizagem, o presente trabalho tem por objetivo principal identificar as concepções que professores do ensino médio de Biologia possuem a respeito do tema Evolução Biológica. Para isso utilizei, como material de análise, 75 textos sobre o tema produzidos por professores de Biologia não licenciados da Rede Estadual da Bahia quando cursaram a disciplina de Genética e Evolução de um Curso de Complementação para Licenciatura em Biologia ministrado pela UFSC entre 2001 e 2002. Nesses textos, foi identificada uma série de equívocos conceituais relacionados ao domínio do conhecimento científico e dificuldades de abordagem do tema Evolução Biológica, no contexto do ensino de Biologia. Alguns desses equívocos estão relacionados ao objeto de estudo da Evolução Biológica, à noção e significado da seleção natural e ao domínio das evidências evolutivas. Tal constatação vem ao encontro de outros trabalhos de pesquisa realizados no Brasil a respeito do ensino de Evolução Biológica. Apesar do papel central ocupado pela Biologia Evolutiva entre as ciências da vida, ela ainda não representa nos currículos educacionais, uma prioridade à altura de sua relevância intelectual e de seu potencial para contribuir para as necessidades da sociedade, à medida que esta fundamenta os estudos que permitem que a Biologia desenvolva muitas de suas aplicações sociais, como por exemplo, a compreensão e combate das doenças genéticas, sistêmicas e infecciosas e pelo melhoramento de safras e diminuição dos prejuízos causados por patógenos, insetos e ervas daninhas. É possível relacionar as concepções expressas pelos professores/alunos com o desenvolvimento do pensamento evolutivo biológico buscando identificar suas origens no contexto histórico. Este enfoque objetiva enfatizar a importância do conhecimento do desenvolvimento do pensamento evolutivo para o ensino e aprendizagem do tema Evolução Biológica, apontar algumas implicações que este tipo de abordagem apresenta, bem como ressaltar a necessidade de uma formação docente que contemple tal prática.porFlorianópolis, SCEducaçãoEducação científica e tecnológicaEvolução (Biologia)ConceitosConcepção(Criação)BiologiaEstudo e ensinoProfessores -FormaçãoA evolução biológica aos olhos de professores não-licenciadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL210787.pdfapplication/pdf474476https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87246/1/210787.pdf3de2d6549d94c78d28fb0e711d3b6537MD51TEXT210787.pdf.txt210787.pdf.txtExtracted Texttext/plain220966https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87246/2/210787.pdf.txt9b879150a9536eb55025f2fda93656eaMD52THUMBNAIL210787.pdf.jpg210787.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87246/3/210787.pdf.jpgd6fa5b0997556d633bd83c71d438ebdcMD53123456789/872462013-05-03 00:30:09.636oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87246Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T03:30:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados
title A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados
spellingShingle A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados
Carneiro, Ana Paula Netto
Educação
Educação científica e tecnológica
Evolução (Biologia)
Conceitos
Concepção
(Criação)
Biologia
Estudo e ensino
Professores -
Formação
title_short A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados
title_full A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados
title_fullStr A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados
title_full_unstemmed A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados
title_sort A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados
author Carneiro, Ana Paula Netto
author_facet Carneiro, Ana Paula Netto
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Ana Paula Netto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Vivian Leyser da
contributor_str_mv Rosa, Vivian Leyser da
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Evolução (Biologia)
Conceitos
Concepção
(Criação)
Biologia
Estudo e ensino
Professores -
Formação
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Evolução (Biologia)
Conceitos
Concepção
(Criação)
Biologia
Estudo e ensino
Professores -
Formação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2004
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-21T17:05:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-21T17:05:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87246
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 210787
identifier_str_mv 210787
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87246/1/210787.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87246/2/210787.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87246/3/210787.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3de2d6549d94c78d28fb0e711d3b6537
9b879150a9536eb55025f2fda93656ea
d6fa5b0997556d633bd83c71d438ebdc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805465557106688