A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87246 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_ba59c8d30cf5419b59a896e8f4a19091 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87246 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciadosEducaçãoEducação científica e tecnológicaEvolução (Biologia)ConceitosConcepção(Criação)BiologiaEstudo e ensinoProfessores -FormaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaConsiderando os conceitos relativos à Evolução Biológica como fundamentais para a compreensão das Ciências Biológicas, bem como os problemas, registrados na literatura da área, que envolvem seu ensino e aprendizagem, o presente trabalho tem por objetivo principal identificar as concepções que professores do ensino médio de Biologia possuem a respeito do tema Evolução Biológica. Para isso utilizei, como material de análise, 75 textos sobre o tema produzidos por professores de Biologia não licenciados da Rede Estadual da Bahia quando cursaram a disciplina de Genética e Evolução de um Curso de Complementação para Licenciatura em Biologia ministrado pela UFSC entre 2001 e 2002. Nesses textos, foi identificada uma série de equívocos conceituais relacionados ao domínio do conhecimento científico e dificuldades de abordagem do tema Evolução Biológica, no contexto do ensino de Biologia. Alguns desses equívocos estão relacionados ao objeto de estudo da Evolução Biológica, à noção e significado da seleção natural e ao domínio das evidências evolutivas. Tal constatação vem ao encontro de outros trabalhos de pesquisa realizados no Brasil a respeito do ensino de Evolução Biológica. Apesar do papel central ocupado pela Biologia Evolutiva entre as ciências da vida, ela ainda não representa nos currículos educacionais, uma prioridade à altura de sua relevância intelectual e de seu potencial para contribuir para as necessidades da sociedade, à medida que esta fundamenta os estudos que permitem que a Biologia desenvolva muitas de suas aplicações sociais, como por exemplo, a compreensão e combate das doenças genéticas, sistêmicas e infecciosas e pelo melhoramento de safras e diminuição dos prejuízos causados por patógenos, insetos e ervas daninhas. É possível relacionar as concepções expressas pelos professores/alunos com o desenvolvimento do pensamento evolutivo biológico buscando identificar suas origens no contexto histórico. Este enfoque objetiva enfatizar a importância do conhecimento do desenvolvimento do pensamento evolutivo para o ensino e aprendizagem do tema Evolução Biológica, apontar algumas implicações que este tipo de abordagem apresenta, bem como ressaltar a necessidade de uma formação docente que contemple tal prática.Florianópolis, SCRosa, Vivian Leyser daUniversidade Federal de Santa CatarinaCarneiro, Ana Paula Netto2012-10-21T17:05:54Z2012-10-21T17:05:54Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf210787http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87246porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T03:30:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87246Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T03:30:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados |
title |
A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados |
spellingShingle |
A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados Carneiro, Ana Paula Netto Educação Educação científica e tecnológica Evolução (Biologia) Conceitos Concepção (Criação) Biologia Estudo e ensino Professores - Formação |
title_short |
A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados |
title_full |
A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados |
title_fullStr |
A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados |
title_full_unstemmed |
A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados |
title_sort |
A evolução biológica aos olhos de professores não-licenciados |
author |
Carneiro, Ana Paula Netto |
author_facet |
Carneiro, Ana Paula Netto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosa, Vivian Leyser da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Ana Paula Netto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Evolução (Biologia) Conceitos Concepção (Criação) Biologia Estudo e ensino Professores - Formação |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Evolução (Biologia) Conceitos Concepção (Criação) Biologia Estudo e ensino Professores - Formação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T17:05:54Z 2012-10-21T17:05:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
210787 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87246 |
identifier_str_mv |
210787 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652395074289664 |