Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gesser, Nicélio José
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100989
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_ba662286d62840feaf11ebd0ed74a414
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100989
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informáticoEducaçãoEducação científica e tecnológicaMatematicaEstudo e ensinoAnalise matematicaProfessores de matematicaFormaçãoTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaAs dificuldades na análise e interpretação de dados por alunos é um fato preocupante, pois a análise de dados desenvolvida no ambiente escolar não consegue dar conta dos princípios básicos para seu entendimento por parte dos alunos. Hoje em dia, analisar, interpretar e opinar sobre dados tabelados, gráficos ou puramente discursivos torna-se necessário, já que a base das informações veiculadas pelos meios de informação se dão por esse três tipos principais de representação e a necessidade do indivíduo ter uma compreensão geral sobre aspectos do cotidiano é de fundamental importância enquanto cidadão. O presente trabalho desenvolve uma série de atividades envolvendo essas três representações e suas propriedades amparadas pela Teoria de Representação Semiótica de Duval, de modo a ter-se uma nova alternativa de ensino que cubra alguns aspectos que são esquecidos na hora de se estudar a Análise de Dados. A sequência de estudos aqui desenvolvida e aplicada para professores licenciados em formação também é valida para os alunos e em especial para os que estão finalizando o Ensino Fundamental e começando o Ensino Médio. Na descrição da aplicação feita com os professores licenciados encontram-se fatos que podem ser transpostos para o cotidiano tanto escolar e social. Além disso, mostram a importância de se ensinar Análise de Dados na Educação Básica e proporcionar ao aluno novos meios de comunicação, visualização e pensamento matemático oriundos dos trabalhos com diferentes representações.The difficulties in the analysis and interpretation of data by students is a worrying fact, for data analysis developed in the school environment cannot cope with the basic principles for understanding donated by students. Today, analyzing, interpreting and commenting on tabular data, graphics or purely discursive becomes necessary, since the basis of the information conveyed by the media are given for this are three main types of representation and the need for individuals to have a general understanding about aspects of everyday life is of fundamental importance as a citizen. This paper develops a series of activities involving these three representations and their properties protected by the Theory of Representation Semiotics of Duval, to take up a new alternative education that covers some aspects that are forgotten at the time of study analysis data. The following studies developed here and applied for graduate teacher training is also valid for the students and especially for those who are finishing primary school and starting high school. In the description of the application made to the graduate teachers are facts that can be implemented into daily life both academic and social. Also, show the importance of teaching Data Analysis in Elementary Education and provide the student with new media, visualization and mathematical thought from the work with different representations.FlorianópolisMoretti, Mericles ThadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaGesser, Nicélio José2013-06-26T00:33:27Z2013-06-26T00:33:27Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 p.| il., grafs., tabs.application/pdf309741http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100989porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-26T00:33:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100989Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-26T00:33:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático
title Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático
spellingShingle Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático
Gesser, Nicélio José
Educação
Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino
Analise matematica
Professores de matematica
Formação
Tecnologia educacional
title_short Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático
title_full Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático
title_fullStr Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático
title_full_unstemmed Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático
title_sort Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático
author Gesser, Nicélio José
author_facet Gesser, Nicélio José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretti, Mericles Thadeu
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gesser, Nicélio José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino
Analise matematica
Professores de matematica
Formação
Tecnologia educacional
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino
Analise matematica
Professores de matematica
Formação
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-06-26T00:33:27Z
2013-06-26T00:33:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 309741
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100989
identifier_str_mv 309741
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651890087428096