Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100989 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
id |
UFSC_ba662286d62840feaf11ebd0ed74a414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/100989 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informáticoEducaçãoEducação científica e tecnológicaMatematicaEstudo e ensinoAnalise matematicaProfessores de matematicaFormaçãoTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e TecnológicaAs dificuldades na análise e interpretação de dados por alunos é um fato preocupante, pois a análise de dados desenvolvida no ambiente escolar não consegue dar conta dos princípios básicos para seu entendimento por parte dos alunos. Hoje em dia, analisar, interpretar e opinar sobre dados tabelados, gráficos ou puramente discursivos torna-se necessário, já que a base das informações veiculadas pelos meios de informação se dão por esse três tipos principais de representação e a necessidade do indivíduo ter uma compreensão geral sobre aspectos do cotidiano é de fundamental importância enquanto cidadão. O presente trabalho desenvolve uma série de atividades envolvendo essas três representações e suas propriedades amparadas pela Teoria de Representação Semiótica de Duval, de modo a ter-se uma nova alternativa de ensino que cubra alguns aspectos que são esquecidos na hora de se estudar a Análise de Dados. A sequência de estudos aqui desenvolvida e aplicada para professores licenciados em formação também é valida para os alunos e em especial para os que estão finalizando o Ensino Fundamental e começando o Ensino Médio. Na descrição da aplicação feita com os professores licenciados encontram-se fatos que podem ser transpostos para o cotidiano tanto escolar e social. Além disso, mostram a importância de se ensinar Análise de Dados na Educação Básica e proporcionar ao aluno novos meios de comunicação, visualização e pensamento matemático oriundos dos trabalhos com diferentes representações.The difficulties in the analysis and interpretation of data by students is a worrying fact, for data analysis developed in the school environment cannot cope with the basic principles for understanding donated by students. Today, analyzing, interpreting and commenting on tabular data, graphics or purely discursive becomes necessary, since the basis of the information conveyed by the media are given for this are three main types of representation and the need for individuals to have a general understanding about aspects of everyday life is of fundamental importance as a citizen. This paper develops a series of activities involving these three representations and their properties protected by the Theory of Representation Semiotics of Duval, to take up a new alternative education that covers some aspects that are forgotten at the time of study analysis data. The following studies developed here and applied for graduate teacher training is also valid for the students and especially for those who are finishing primary school and starting high school. In the description of the application made to the graduate teachers are facts that can be implemented into daily life both academic and social. Also, show the importance of teaching Data Analysis in Elementary Education and provide the student with new media, visualization and mathematical thought from the work with different representations.FlorianópolisMoretti, Mericles ThadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaGesser, Nicélio José2013-06-26T00:33:27Z2013-06-26T00:33:27Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 p.| il., grafs., tabs.application/pdf309741http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100989porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-26T00:33:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/100989Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-06-26T00:33:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático |
title |
Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático |
spellingShingle |
Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático Gesser, Nicélio José Educação Educação científica e tecnológica Matematica Estudo e ensino Analise matematica Professores de matematica Formação Tecnologia educacional |
title_short |
Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático |
title_full |
Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático |
title_fullStr |
Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático |
title_full_unstemmed |
Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático |
title_sort |
Registros de representação semiótica e análise de dados em ambiente informático |
author |
Gesser, Nicélio José |
author_facet |
Gesser, Nicélio José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moretti, Mericles Thadeu Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gesser, Nicélio José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Matematica Estudo e ensino Analise matematica Professores de matematica Formação Tecnologia educacional |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Matematica Estudo e ensino Analise matematica Professores de matematica Formação Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012 2013-06-26T00:33:27Z 2013-06-26T00:33:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
309741 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100989 |
identifier_str_mv |
309741 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
95 p.| il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651890087428096 |