O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Daniela Maysa de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189503
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.
id UFSC_ba922df40a5434523e5881bf7458ca11
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189503
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee ShulmanEnfermagemEducação em EnfermagemEnfermeirosTécnicos em enfermagemEnsino profissionalEnsino técnicoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.Estudar como ocorre o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo dos professores enfermeiros novatos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio foi a pergunta de pesquisa que norteou esta tese, que utilizou o estudo de casos coletivos como estratégia de investigação, com abordagem qualitativa e descritiva, tendo Lee Shulman como referencial teórico. Seu objetivo geral foi de compreender como o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo se manifesta nos professores enfermeiros novatos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em sala de aula e seus objetivos específicos foram os de conhecer a atuação dos professores enfermeiros de acordo com o Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico de Lee Shulman; analisar fatores contribuintes para o desenvolvimento de uma proposta de capacitação e acompanhamento pedagógico para o exercício docente e construir uma proposta de capacitação e acompanhamento pedagógico para o exercício docente. Para definição dos casos, os alunos concluintes do Curso Técnico em Enfermagem responderam uma enquete, indicando o melhor professor que tiveram durante a trajetória do curso e após o ranqueamento, foi possível realizar a seleção dos casos. Foi realizada entrevista biográfica, observação não participante das sessões de aula (filmagem) e após a análise foi realizada uma nova entrevista e uma sessão de autoscopia. E com os alunos das docentes em observação, foi realizada uma entrevista em grupo, além da análise documental que possibilitou a triangulação dos dados. Para análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo com auxílio do software ATLAS.ti e os resultados foram apresentados em cinco produções relacionados ao objeto do estudo. O manuscrito um é uma revisão integrativa da literatura que analisa como a formação docente na Educação Profissional Técnica em Enfermagem é abordada nas publicações científicas. O manuscrito dois analisa os processos de prática e construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor novato. O manuscrito três objetiva compreender como a autoscopia, estruturada a partir do Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico de Shulman, contribui para o fortalecimento de estratégias de formação docente. O manuscrito quatro proporciona uma reflexão sobre o docente novato e a formação docente. E o capítulo sete apresenta uma proposta de formação docente para o professor novato. Conclui-se que poucos estudos abordam a docência na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem; que existe uma preocupação entre os docentes, relacionada à condução do próprio desenvolvimento profissional, objetivando a profissionalização da docência; a problematização do referencial teórico de Shulman nos encontros de formação docente pode proporcionar o fortalecimento e expansão do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; destaca-se a utilização da autoscopia, como estratégia potente de estímulo à reflexão docente, para assim, fortalecer e expandir o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; as propostas de formação docente devem utilizar estratégias reflexivas sobre a própria prática docente, e sugere-se o uso de estratégias de mentoring, com observação da prática dos colegas e aprendizagem horizontal com os pares (professores experientes), uso do portfólio reflexivo como estratégia de avaliação formativa, criação de comunidade de prática, lesson study e implantação do período de indução profissional, sendo para isto, imprescindível o apoio institucional.Abstract : The research question that gave form to this thesis was to study how it occurs the development of Pedagogical Content Knowledge taught by nurse beginner professors for Professional Technical High School-level Education. This thesis used some case studies as investigation strategy, with both qualitative and descriptive approaches, having Lee Shulman as theoretical background. Its main goal was to understand how the Pedagogical Content Knowledge manifests in the nurse beginner professors for Professional Technical High School-level Education in class. Moreover, the specific goals of this thesis were to become aware of the nurse professors acting according to Lee Shulman s Pedagogical Acting and Reasoning Model and to analyze factors that may contribute to the development of a pedagogical training and monitoring proposal for teaching and construct a proposal of training and pedagogical accompaniment for the teaching exercise. To define the cases, the senior students at the Course of Nursing Technician participated in a survey indicating the best professor they had during the course. Based on the survey results, it was possible to select the cases. Furthermore, biographical interviews were performed, as well as non-participant observation of the classes through filming, a second round of interviews after analyzing the shootings and an autoscopy session. Additionally, a group interview was performed with the observed teachers students, besides a document analysis, which allowed data crossing. The software ATLAS.ti was the tool used for data analysis. The results were presented in five productions related to the study object. Manuscript one is an integrative review of the literature that analyses how the teacher training for Education of Professional Nursing Technicians is approached in scientific publications. Manuscript two analyses the processes of practicing and building up the beginner teacher s Pedagogical Content Knowledge. Manuscript three aims to understand how the autoscopy, structured from Shulman s Pedagogical Acting and Reasoning Model, contributes to strengthen teacher training strategies. Manuscript four provides some considerations about the beginner teacher and teacher training. Finally, chapter seven presents a teacher training proposal for beginner teachers. Based on this research, one may conclude that few studies approach teaching at High School-level Education of Professional Nursing Technicians. It can also be concluded that there is a concern among the teachers related to professional self-development, aiming teaching professionalization and that applying Shulman s theoretical references in teacher training meetings may reinforce and expand the Pedagogical Content Knowledge, especially by using tools such as the autoscopy. One may also conclude that the teacher training proposals must use strategies that reflect the teacher practice itself, for which practices such as mentoring are indicated, using the colleagues practical observation and horizontal learning among pairs (experienced teachers). Besides, using reflexive portfolio as a training evaluation strategy was also observed as an alternative, as well as creating best-practice communities, lesson studies and finally implementing the period of early career support (induction), for which the institutional support is vital.Backes, Vania Marli SchubertUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Daniela Maysa de2018-09-01T04:04:18Z2018-09-01T04:04:18Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis457 p.| il., gráfs.application/pdf353969https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189503porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T04:04:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189503Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-01T04:04:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman
title O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman
spellingShingle O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman
Souza, Daniela Maysa de
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermeiros
Técnicos em enfermagem
Ensino profissional
Ensino técnico
title_short O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman
title_full O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman
title_fullStr O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman
title_full_unstemmed O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman
title_sort O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman
author Souza, Daniela Maysa de
author_facet Souza, Daniela Maysa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Backes, Vania Marli Schubert
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Daniela Maysa de
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermeiros
Técnicos em enfermagem
Ensino profissional
Ensino técnico
topic Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermeiros
Técnicos em enfermagem
Ensino profissional
Ensino técnico
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01T04:04:18Z
2018-09-01T04:04:18Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 353969
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189503
identifier_str_mv 353969
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 457 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652311142072321