O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189503 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018. |
id |
UFSC_ba922df40a5434523e5881bf7458ca11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189503 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee ShulmanEnfermagemEducação em EnfermagemEnfermeirosTécnicos em enfermagemEnsino profissionalEnsino técnicoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018.Estudar como ocorre o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo dos professores enfermeiros novatos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio foi a pergunta de pesquisa que norteou esta tese, que utilizou o estudo de casos coletivos como estratégia de investigação, com abordagem qualitativa e descritiva, tendo Lee Shulman como referencial teórico. Seu objetivo geral foi de compreender como o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo se manifesta nos professores enfermeiros novatos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em sala de aula e seus objetivos específicos foram os de conhecer a atuação dos professores enfermeiros de acordo com o Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico de Lee Shulman; analisar fatores contribuintes para o desenvolvimento de uma proposta de capacitação e acompanhamento pedagógico para o exercício docente e construir uma proposta de capacitação e acompanhamento pedagógico para o exercício docente. Para definição dos casos, os alunos concluintes do Curso Técnico em Enfermagem responderam uma enquete, indicando o melhor professor que tiveram durante a trajetória do curso e após o ranqueamento, foi possível realizar a seleção dos casos. Foi realizada entrevista biográfica, observação não participante das sessões de aula (filmagem) e após a análise foi realizada uma nova entrevista e uma sessão de autoscopia. E com os alunos das docentes em observação, foi realizada uma entrevista em grupo, além da análise documental que possibilitou a triangulação dos dados. Para análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo com auxílio do software ATLAS.ti e os resultados foram apresentados em cinco produções relacionados ao objeto do estudo. O manuscrito um é uma revisão integrativa da literatura que analisa como a formação docente na Educação Profissional Técnica em Enfermagem é abordada nas publicações científicas. O manuscrito dois analisa os processos de prática e construção do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor novato. O manuscrito três objetiva compreender como a autoscopia, estruturada a partir do Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógico de Shulman, contribui para o fortalecimento de estratégias de formação docente. O manuscrito quatro proporciona uma reflexão sobre o docente novato e a formação docente. E o capítulo sete apresenta uma proposta de formação docente para o professor novato. Conclui-se que poucos estudos abordam a docência na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem; que existe uma preocupação entre os docentes, relacionada à condução do próprio desenvolvimento profissional, objetivando a profissionalização da docência; a problematização do referencial teórico de Shulman nos encontros de formação docente pode proporcionar o fortalecimento e expansão do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; destaca-se a utilização da autoscopia, como estratégia potente de estímulo à reflexão docente, para assim, fortalecer e expandir o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; as propostas de formação docente devem utilizar estratégias reflexivas sobre a própria prática docente, e sugere-se o uso de estratégias de mentoring, com observação da prática dos colegas e aprendizagem horizontal com os pares (professores experientes), uso do portfólio reflexivo como estratégia de avaliação formativa, criação de comunidade de prática, lesson study e implantação do período de indução profissional, sendo para isto, imprescindível o apoio institucional.Abstract : The research question that gave form to this thesis was to study how it occurs the development of Pedagogical Content Knowledge taught by nurse beginner professors for Professional Technical High School-level Education. This thesis used some case studies as investigation strategy, with both qualitative and descriptive approaches, having Lee Shulman as theoretical background. Its main goal was to understand how the Pedagogical Content Knowledge manifests in the nurse beginner professors for Professional Technical High School-level Education in class. Moreover, the specific goals of this thesis were to become aware of the nurse professors acting according to Lee Shulman s Pedagogical Acting and Reasoning Model and to analyze factors that may contribute to the development of a pedagogical training and monitoring proposal for teaching and construct a proposal of training and pedagogical accompaniment for the teaching exercise. To define the cases, the senior students at the Course of Nursing Technician participated in a survey indicating the best professor they had during the course. Based on the survey results, it was possible to select the cases. Furthermore, biographical interviews were performed, as well as non-participant observation of the classes through filming, a second round of interviews after analyzing the shootings and an autoscopy session. Additionally, a group interview was performed with the observed teachers students, besides a document analysis, which allowed data crossing. The software ATLAS.ti was the tool used for data analysis. The results were presented in five productions related to the study object. Manuscript one is an integrative review of the literature that analyses how the teacher training for Education of Professional Nursing Technicians is approached in scientific publications. Manuscript two analyses the processes of practicing and building up the beginner teacher s Pedagogical Content Knowledge. Manuscript three aims to understand how the autoscopy, structured from Shulman s Pedagogical Acting and Reasoning Model, contributes to strengthen teacher training strategies. Manuscript four provides some considerations about the beginner teacher and teacher training. Finally, chapter seven presents a teacher training proposal for beginner teachers. Based on this research, one may conclude that few studies approach teaching at High School-level Education of Professional Nursing Technicians. It can also be concluded that there is a concern among the teachers related to professional self-development, aiming teaching professionalization and that applying Shulman s theoretical references in teacher training meetings may reinforce and expand the Pedagogical Content Knowledge, especially by using tools such as the autoscopy. One may also conclude that the teacher training proposals must use strategies that reflect the teacher practice itself, for which practices such as mentoring are indicated, using the colleagues practical observation and horizontal learning among pairs (experienced teachers). Besides, using reflexive portfolio as a training evaluation strategy was also observed as an alternative, as well as creating best-practice communities, lesson studies and finally implementing the period of early career support (induction), for which the institutional support is vital.Backes, Vania Marli SchubertUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Daniela Maysa de2018-09-01T04:04:18Z2018-09-01T04:04:18Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis457 p.| il., gráfs.application/pdf353969https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189503porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T04:04:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189503Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-01T04:04:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman |
title |
O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman |
spellingShingle |
O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman Souza, Daniela Maysa de Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermeiros Técnicos em enfermagem Ensino profissional Ensino técnico |
title_short |
O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman |
title_full |
O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman |
title_fullStr |
O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman |
title_full_unstemmed |
O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman |
title_sort |
O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman |
author |
Souza, Daniela Maysa de |
author_facet |
Souza, Daniela Maysa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Backes, Vania Marli Schubert Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Daniela Maysa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermeiros Técnicos em enfermagem Ensino profissional Ensino técnico |
topic |
Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermeiros Técnicos em enfermagem Ensino profissional Ensino técnico |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01T04:04:18Z 2018-09-01T04:04:18Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
353969 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189503 |
identifier_str_mv |
353969 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
457 p.| il., gráfs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652311142072321 |