A VERBO-VISUALIDADE NOS TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM: UMA ABORDAGEM MIDIÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thaler, Letícia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201507
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
id UFSC_bad190feac3bce547a272712d23e7297
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201507
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A VERBO-VISUALIDADE NOS TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM: UMA ABORDAGEM MIDIÁTICAEnem. Verbo-visualidade. Proposta de redaçãoTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaO presente trabalho tem como objetivo investigar em que medida a verbo-visualidade, presente nos temas de redação do Enem, é facilitadora na compreensão do tema pelos jovens brasileiros. Para tanto, com o propósito de saber se os estudantes de ensino médio entendem a importância da verbo-visualidade nos dias de hoje, entrevistou-se alunos que fizeram o Enem nos anos de 2016, 2017 e 2018. Com o resultado do questionário aplicado, elaborou-se a principal parte do trabalho: um projeto midiático, que objetivou promover a reflexão de educadores e pesquisadores sobre a importância do tema verbo-visualidade na educação. Nota-se que este tema é pouco difundido no ensino atual, fazendo com que o aluno perca a interpretação do que vai além da escrita. Assim, objetiva-se também que o trabalho instigue novas pesquisas sobre o tema. O trabalho desmembra-se em identificar, inicialmente, a presença da verbo-visualidade nas propostas de redação do Enem dos anos 2016, 2017 e 2018. Em sequência, aplicar um questionário, destinado aos que estudantes que fizeram o Enem nos anos citados, a fim de investigar se eles identificaram ou não a verbo-visualidade nas propostas. A partir daí, analisar as respostas e construir o projeto midiático. Em síntese, foi possível entender que a produção textual não deve se limitar ao ensino da escrita, mas ser ampliada de modo a contemplar a verbo-visualidade.The present talk aims to investigate the extent to which the verb-visuality, present in Enem's writing themes, facilitates the understanding of the theme by young Brazilians. Therefore, in order to know if high school students understand the importance of visual visuality these days, we interviewed students who took the Enem in 2016, 2017 and 2018. With the result of the applied questionnaire, elaborated a main part of the work: a media project, which aimed to promote a reflection of educators and researchers about the importance of the verb-visuality theme in education. Note that this theme is not widespread in current teaching, causing the student to lose the interpretation of what goes beyond writing. Thus, it is also intended that the work instigate new research on the subject. The work goes a long way in identifying, allowing, with a presence of verb-visuality in the 2016, 2017 and 2018 year reduction requests. Next, apply a questionnaire, directing students who use the number of years cited in order to whether or not they identified a verb-visuality in the proposals. From there, analyze the answers and create the media project. In summary, it was possible to understand that textual production should not limit the teaching of writing, but will be expanded to include the verb-visuality.Treze TíliasQuarezemin, SandraReis, LiviaUniversidade Federal de Santa CatarinaThaler, Letícia2019-11-08T13:29:52Z2019-11-08T13:29:52Z2019-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis36application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201507porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-08T13:29:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201507Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-08T13:29:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A VERBO-VISUALIDADE NOS TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM: UMA ABORDAGEM MIDIÁTICA
title A VERBO-VISUALIDADE NOS TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM: UMA ABORDAGEM MIDIÁTICA
spellingShingle A VERBO-VISUALIDADE NOS TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM: UMA ABORDAGEM MIDIÁTICA
Thaler, Letícia
Enem. Verbo-visualidade. Proposta de redação
title_short A VERBO-VISUALIDADE NOS TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM: UMA ABORDAGEM MIDIÁTICA
title_full A VERBO-VISUALIDADE NOS TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM: UMA ABORDAGEM MIDIÁTICA
title_fullStr A VERBO-VISUALIDADE NOS TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM: UMA ABORDAGEM MIDIÁTICA
title_full_unstemmed A VERBO-VISUALIDADE NOS TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM: UMA ABORDAGEM MIDIÁTICA
title_sort A VERBO-VISUALIDADE NOS TEMAS DE REDAÇÃO DO ENEM: UMA ABORDAGEM MIDIÁTICA
author Thaler, Letícia
author_facet Thaler, Letícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quarezemin, Sandra
Reis, Livia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Thaler, Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Enem. Verbo-visualidade. Proposta de redação
topic Enem. Verbo-visualidade. Proposta de redação
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-08T13:29:52Z
2019-11-08T13:29:52Z
2019-09-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201507
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 36
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Treze Tílias
publisher.none.fl_str_mv Treze Tílias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652077554991104