IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201867 |
Resumo: | Identificar os estilos de aprendizagem dos alunos no contexto universitário é uma medida inicial para tomada de decisões pedagógicas e mapeamento das necessidades e formas de aprender dos discentes. Nesse sentido esse trabalho objetivo identificar os estilos de aprendizagem predominantes nos cursos de Engenharia de Produção e Pedagogia, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Angicos. Para tanto, esse estudo se trata de uma pesquisa de campo que utiliza questionários como técnica de coleta de dados, adaptados do inventário de Honey-Alonso, portanto de natureza aplicada; quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva, com abordagem combinada. Os resultados demonstram que os alunos do curso de Engenharia de Produção têm o estilo de aprendizagem predominantemente ativo e Pedagogia é reflexivo. Quanto à idade percebeu-se que quanto maior a idade, mais práticas associadas a mais de um estilo são desenvolvidas. Relacionado ao gênero, para Engenharia de Produção as mulheres são predominantemente ativas e os homens, reflexivos. Para o curso de Pedagogia, não houve divergências quanto ao sexo, ambos são reflexivos. |
id |
UFSC_bb49780c2c3d089d1800760bf1425794 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201867 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIAIdentificar os estilos de aprendizagem dos alunos no contexto universitário é uma medida inicial para tomada de decisões pedagógicas e mapeamento das necessidades e formas de aprender dos discentes. Nesse sentido esse trabalho objetivo identificar os estilos de aprendizagem predominantes nos cursos de Engenharia de Produção e Pedagogia, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Angicos. Para tanto, esse estudo se trata de uma pesquisa de campo que utiliza questionários como técnica de coleta de dados, adaptados do inventário de Honey-Alonso, portanto de natureza aplicada; quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva, com abordagem combinada. Os resultados demonstram que os alunos do curso de Engenharia de Produção têm o estilo de aprendizagem predominantemente ativo e Pedagogia é reflexivo. Quanto à idade percebeu-se que quanto maior a idade, mais práticas associadas a mais de um estilo são desenvolvidas. Relacionado ao gênero, para Engenharia de Produção as mulheres são predominantemente ativas e os homens, reflexivos. Para o curso de Pedagogia, não houve divergências quanto ao sexo, ambos são reflexivos.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:13:49Z2019-11-26T14:13:49Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201867ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOSCOSTA, MARCOS ANTÔNIO ARAÚJO DAARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DECUNHA, JALISSON MARQUES DAVASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:13:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201867Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:13:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA |
title |
IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA |
spellingShingle |
IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS |
title_short |
IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA |
title_full |
IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA |
title_fullStr |
IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA |
title_full_unstemmed |
IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA |
title_sort |
IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA |
author |
ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS |
author_facet |
ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS COSTA, MARCOS ANTÔNIO ARAÚJO DA ARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DE CUNHA, JALISSON MARQUES DA VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, MARCOS ANTÔNIO ARAÚJO DA ARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DE CUNHA, JALISSON MARQUES DA VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS COSTA, MARCOS ANTÔNIO ARAÚJO DA ARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DE CUNHA, JALISSON MARQUES DA VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE |
description |
Identificar os estilos de aprendizagem dos alunos no contexto universitário é uma medida inicial para tomada de decisões pedagógicas e mapeamento das necessidades e formas de aprender dos discentes. Nesse sentido esse trabalho objetivo identificar os estilos de aprendizagem predominantes nos cursos de Engenharia de Produção e Pedagogia, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Angicos. Para tanto, esse estudo se trata de uma pesquisa de campo que utiliza questionários como técnica de coleta de dados, adaptados do inventário de Honey-Alonso, portanto de natureza aplicada; quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva, com abordagem combinada. Os resultados demonstram que os alunos do curso de Engenharia de Produção têm o estilo de aprendizagem predominantemente ativo e Pedagogia é reflexivo. Quanto à idade percebeu-se que quanto maior a idade, mais práticas associadas a mais de um estilo são desenvolvidas. Relacionado ao gênero, para Engenharia de Produção as mulheres são predominantemente ativas e os homens, reflexivos. Para o curso de Pedagogia, não houve divergências quanto ao sexo, ambos são reflexivos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T14:13:49Z 2019-11-26T14:13:49Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201867 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652210609848320 |