IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: COSTA, MARCOS ANTÔNIO ARAÚJO DA, ARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DE, CUNHA, JALISSON MARQUES DA, VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201867
Resumo: Identificar os estilos de aprendizagem dos alunos no contexto universitário é uma medida inicial para tomada de decisões pedagógicas e mapeamento das necessidades e formas de aprender dos discentes. Nesse sentido esse trabalho objetivo identificar os estilos de aprendizagem predominantes nos cursos de Engenharia de Produção e Pedagogia, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Angicos. Para tanto, esse estudo se trata de uma pesquisa de campo que utiliza questionários como técnica de coleta de dados, adaptados do inventário de Honey-Alonso, portanto de natureza aplicada; quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva, com abordagem combinada. Os resultados demonstram que os alunos do curso de Engenharia de Produção têm o estilo de aprendizagem predominantemente ativo e Pedagogia é reflexivo. Quanto à idade percebeu-se que quanto maior a idade, mais práticas associadas a mais de um estilo são desenvolvidas. Relacionado ao gênero, para Engenharia de Produção as mulheres são predominantemente ativas e os homens, reflexivos. Para o curso de Pedagogia, não houve divergências quanto ao sexo, ambos são reflexivos.
id UFSC_bb49780c2c3d089d1800760bf1425794
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201867
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIAIdentificar os estilos de aprendizagem dos alunos no contexto universitário é uma medida inicial para tomada de decisões pedagógicas e mapeamento das necessidades e formas de aprender dos discentes. Nesse sentido esse trabalho objetivo identificar os estilos de aprendizagem predominantes nos cursos de Engenharia de Produção e Pedagogia, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Angicos. Para tanto, esse estudo se trata de uma pesquisa de campo que utiliza questionários como técnica de coleta de dados, adaptados do inventário de Honey-Alonso, portanto de natureza aplicada; quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva, com abordagem combinada. Os resultados demonstram que os alunos do curso de Engenharia de Produção têm o estilo de aprendizagem predominantemente ativo e Pedagogia é reflexivo. Quanto à idade percebeu-se que quanto maior a idade, mais práticas associadas a mais de um estilo são desenvolvidas. Relacionado ao gênero, para Engenharia de Produção as mulheres são predominantemente ativas e os homens, reflexivos. Para o curso de Pedagogia, não houve divergências quanto ao sexo, ambos são reflexivos.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:13:49Z2019-11-26T14:13:49Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201867ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOSCOSTA, MARCOS ANTÔNIO ARAÚJO DAARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DECUNHA, JALISSON MARQUES DAVASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DEporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:13:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201867Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:13:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA
title IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA
spellingShingle IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA
ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS
title_short IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA
title_full IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA
title_fullStr IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA
title_full_unstemmed IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA
title_sort IDENTIFICAÇÃO DOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E PEDAGOGIA
author ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS
author_facet ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS
COSTA, MARCOS ANTÔNIO ARAÚJO DA
ARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DE
CUNHA, JALISSON MARQUES DA
VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
author_role author
author2 COSTA, MARCOS ANTÔNIO ARAÚJO DA
ARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DE
CUNHA, JALISSON MARQUES DA
VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, RICHARDSON BRUNO CARLOS
COSTA, MARCOS ANTÔNIO ARAÚJO DA
ARAÚJO, LETÍCIA CARLA SOUZA DE
CUNHA, JALISSON MARQUES DA
VASCONCELOS, NATÁLIA VELOSO CALDAS DE
description Identificar os estilos de aprendizagem dos alunos no contexto universitário é uma medida inicial para tomada de decisões pedagógicas e mapeamento das necessidades e formas de aprender dos discentes. Nesse sentido esse trabalho objetivo identificar os estilos de aprendizagem predominantes nos cursos de Engenharia de Produção e Pedagogia, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Angicos. Para tanto, esse estudo se trata de uma pesquisa de campo que utiliza questionários como técnica de coleta de dados, adaptados do inventário de Honey-Alonso, portanto de natureza aplicada; quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva, com abordagem combinada. Os resultados demonstram que os alunos do curso de Engenharia de Produção têm o estilo de aprendizagem predominantemente ativo e Pedagogia é reflexivo. Quanto à idade percebeu-se que quanto maior a idade, mais práticas associadas a mais de um estilo são desenvolvidas. Relacionado ao gênero, para Engenharia de Produção as mulheres são predominantemente ativas e os homens, reflexivos. Para o curso de Pedagogia, não houve divergências quanto ao sexo, ambos são reflexivos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T14:13:49Z
2019-11-26T14:13:49Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201867
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652210609848320