Plano de Negócios: Análise de viabilidade mercadológica e financeira para a abertura da Agência Digital 4lmob
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166446 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_bb9f6a84ead23f0ef829cb96b37331a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/166446 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Plano de Negócios: Análise de viabilidade mercadológica e financeira para a abertura da Agência Digital 4lmobPlano de Negócios; Planejamento; Estudo de Viabilidade; Pesquisa de Mercado; Empreendedorismo.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Empreender é criar novas soluções para lidar com os problemas/necessidades do mercado e preencher esse espaço no mesmo. Porém, muitos empreendedores não se atentam em fazer um planejamento prévio e acabam por fechar suas portas antes de seus 5 anos. A melhor maneira de evitar esta situação é construindo um plano de negócios, que consiste em um documento físico que ajudará no processo de construção e organização das ideias para a gestão empresarial. Sendo assim, o presente trabalho tem como foco o desenvolvimento de um plano de negócio para a Agência Digital 4Imob, visando desenvolver e avaliar a viabilidade de uma agência de prestação de serviço de Marketing Digital para imobiliárias. De início são apresentados o problema de pesquisa que delimita a oportunidade do negócio pretendido junto dos objetivos e justificativa para dar orientação no desenvolvimento do plano de negócios. Posteriormente, buscou-se, através de um extenso referencial teórico, informações sobre o plano de negócio para servir de embasamento na produção deste. Em seguida, foi apresentada a metodologia para a elaboração do referido plano de negócios, sobretudo para a coleta de dados para a análise de mercado, para então seguir para o desenvolvimento do mesmo. Na sequência, os autores apontam uma contextualização da empresa no sumário executivo, contendo dados dos empreendedores e da empresa, missão da mesma, seus respectivos setores de atividade, forma jurídica, enquadramento tributário, capital social e fonte de recursos. Logo após, foi apresentada uma análise do mercado, um plano de marketing, plano operacional e plano financeiro da organização e finalizando com uma conclusão a respeito da viabilidade, potencialidade e crescimento da empresa. Após a realização das análises, chegou-se à conclusão de que a criação da empresa é viável com o início do período de lucratividade líquida esperado para o quinto mês de atividades.Entrepreneurship is about creating new solutions in order to deal with market problems/necessities and fill this space. However, many entrepreneurs do not give the necessary attention for planning and then they end up closing their doors in less than 5 years. The best way to avoid this situation is building a solid business plan which consists in a physical document that will help in the process of building and organization of the business management ideas. Therefore, the focus of this present study is to develop a business plan for Digital Agency 4Imob aiming to develop and evaluate the viability of a Marketing Digital agency for real estate. Foremost the research problem is presented along with objective and justification in order to guide the business plan development. After, an extensive bibliographic reference was used to base this study through plan business’ information. Then, the authors contextualize the company in the executive summary containing data about the entrepreneurs and company, its mission, its activity sectors, legal form, tax framework, share capital and source of funds. After this, it was presented the organization market analysis, marketing plan, operational plan and financial plan; finishing with a conclusion about the company’s viability, potentiality and growth. After performing the analysis the study shows that the establishment of the company is viable with the beginning of the profitability period expected for the fifth month of business activity.Florianópolis, SCFiates, Gabriela Gonçalves SilveiraUniversidade Federal de Santa Catarina.Duccini, Ana Paula AzevedoEstácio, Heitor Scheibel2016-08-12T23:49:47Z2016-08-12T23:49:47Z2016-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166446porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-12T23:49:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166446Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-12T23:49:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de Negócios: Análise de viabilidade mercadológica e financeira para a abertura da Agência Digital 4lmob |
title |
Plano de Negócios: Análise de viabilidade mercadológica e financeira para a abertura da Agência Digital 4lmob |
spellingShingle |
Plano de Negócios: Análise de viabilidade mercadológica e financeira para a abertura da Agência Digital 4lmob Duccini, Ana Paula Azevedo Plano de Negócios; Planejamento; Estudo de Viabilidade; Pesquisa de Mercado; Empreendedorismo. |
title_short |
Plano de Negócios: Análise de viabilidade mercadológica e financeira para a abertura da Agência Digital 4lmob |
title_full |
Plano de Negócios: Análise de viabilidade mercadológica e financeira para a abertura da Agência Digital 4lmob |
title_fullStr |
Plano de Negócios: Análise de viabilidade mercadológica e financeira para a abertura da Agência Digital 4lmob |
title_full_unstemmed |
Plano de Negócios: Análise de viabilidade mercadológica e financeira para a abertura da Agência Digital 4lmob |
title_sort |
Plano de Negócios: Análise de viabilidade mercadológica e financeira para a abertura da Agência Digital 4lmob |
author |
Duccini, Ana Paula Azevedo |
author_facet |
Duccini, Ana Paula Azevedo Estácio, Heitor Scheibel |
author_role |
author |
author2 |
Estácio, Heitor Scheibel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fiates, Gabriela Gonçalves Silveira Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duccini, Ana Paula Azevedo Estácio, Heitor Scheibel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de Negócios; Planejamento; Estudo de Viabilidade; Pesquisa de Mercado; Empreendedorismo. |
topic |
Plano de Negócios; Planejamento; Estudo de Viabilidade; Pesquisa de Mercado; Empreendedorismo. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-12T23:49:47Z 2016-08-12T23:49:47Z 2016-08-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166446 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652030406819840 |