Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160422
Resumo: Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/731
id UFSC_bbc2b6cbe7ea0d9dded7872156fe83af
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160422
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930.aritméticaelementarrudimentoFernando de Azevedométodo de ensinoDisponível em: http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/731O texto aborda os métodos de ensino para a aritmética no curso primário a partir de análises sobre o modo de organização dos saberes escolares, levando em consideração, como fontes de pesquisa, os livros didáticos. Considera em seu início os termos “elementos” e “rudimentos” para análise dos modos de estruturação dos conteúdos escolares destinados aos primeiros anos escolares. O estudo faz uso do ferramental teórico-metodológico vindo da história cultural e conclui que obras didáticas constituem complexo artefato cultural onde não é possível encontrar-se um método em sua forma epistemológica pura, apresentando-se essa produção como fruto de múltiplas e variadas apropriações de vagas pedagógicas e métodos proclamados para o ensino.Perspectivas da Educação Matemática2016-04-07T19:39:55Z2016-04-07T19:39:55Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 192-207, 2015.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160422Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-07T19:39:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160422Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-07T19:39:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930.
title Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930.
spellingShingle Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930.
Valente, Wagner Rodrigues
aritmética
elementar
rudimento
Fernando de Azevedo
método de ensino
title_short Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930.
title_full Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930.
title_fullStr Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930.
title_full_unstemmed Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930.
title_sort Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930.
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv aritmética
elementar
rudimento
Fernando de Azevedo
método de ensino
topic aritmética
elementar
rudimento
Fernando de Azevedo
método de ensino
description Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/731
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-04-07T19:39:55Z
2016-04-07T19:39:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 192-207, 2015.
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160422
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. Como ensinar matemática no curso primário? Uma questão de conteúdos e métodos, 1890-1930. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 192-207, 2015.
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Perspectivas da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Perspectivas da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652381611622400