O ensino do desenho no curso primário: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Marcos Denilson
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189571
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/181/138
id UFSC_f4aa815e7cd8ec4fd4e61d4f9200d2e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189571
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino do desenho no curso primário: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX)Curso primárioDesenhoFinalidadesElementarRudimentarDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/181/138Este artigo reúne resultados de uma pesquisa de doutorado que buscou investigar em perspectiva histórica que transformações sofreram as finalidades do ensino do Desenho no curso primário, no período de 1829-1950. Usa como referenciais teóricos os estudos de Chervel (1990) para o entendimento de finalidades escolares; os estudos de Trouvé (2008, 2010) acerca da concepção do par elementar/rudimentar e os pressupostos advindos da história cultural de Chartier (1990). A partir da análise das fontes examinadas constatou-se que o ensino do Desenho sempre exerceu presença importante como matéria deste curso. E que sua organização se deu de dois modos distintos: ora comportou-se sob a forma de elementos e ora sob uma base de rudimentos. Sob a forma de elementos, servia de acesso a saberes mais elaborados, cuja aprendizagem de conceitos abstratos e estritamente teóricos atrelava-se a um tipo especial de saber avançado, denominado geometria euclidiana. Encarado como rubrica de rudimentos (a partir de Rui Barbosa e em toda a primeira metade do século XX), o ensino do Desenho passou a ser visto mais como um meio de articulação com a vida cotidiana, meio de habilitar as crianças para profissões futuras, desenvolver as suas faculdades intelectivas e motoras, promover a observação, educar o julgamento e desenvolver o seu sentido estético.HISTEMAT2018-09-02T23:49:03Z2018-09-02T23:49:03Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGUIMARÃES, M. D. O ensino do desenho no curso primário: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX). HISTEMAT, v. 3, n. 3, p. 204 - 225, 2017.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189571Guimarães, Marcos Denilsonporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-02T23:49:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189571Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-02T23:49:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do desenho no curso primário: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX)
title O ensino do desenho no curso primário: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX)
spellingShingle O ensino do desenho no curso primário: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX)
Guimarães, Marcos Denilson
Curso primário
Desenho
Finalidades
Elementar
Rudimentar
title_short O ensino do desenho no curso primário: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX)
title_full O ensino do desenho no curso primário: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX)
title_fullStr O ensino do desenho no curso primário: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX)
title_full_unstemmed O ensino do desenho no curso primário: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX)
title_sort O ensino do desenho no curso primário: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX)
author Guimarães, Marcos Denilson
author_facet Guimarães, Marcos Denilson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Marcos Denilson
dc.subject.por.fl_str_mv Curso primário
Desenho
Finalidades
Elementar
Rudimentar
topic Curso primário
Desenho
Finalidades
Elementar
Rudimentar
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/181/138
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-02T23:49:03Z
2018-09-02T23:49:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIMARÃES, M. D. O ensino do desenho no curso primário: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX). HISTEMAT, v. 3, n. 3, p. 204 - 225, 2017.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189571
identifier_str_mv GUIMARÃES, M. D. O ensino do desenho no curso primário: uma investigação sobre as suas finalidades (século XIX e primeira metade do XX). HISTEMAT, v. 3, n. 3, p. 204 - 225, 2017.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT
publisher.none.fl_str_mv HISTEMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652085945696256