Um processo considerado bem-sucedido de inclusão escolar e o diagnóstico de síndrome do autismo: uma história com muitas vidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kern, Caroline
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102641
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
id UFSC_bbedef1105b0d3d440faebd59e910d8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102641
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um processo considerado bem-sucedido de inclusão escolar e o diagnóstico de síndrome do autismo: uma história com muitas vidasEducaçãoAutismo em criancasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoA presente dissertação investiga um processo considerado bem-sucedido de inclusão escolar por meio da sistematização da História de Vida de um sujeito que recebeu o diagnóstico de Síndrome do Autismo em sua infância. Todo o trabalho desenvolvido está sustentado em uma visão de homem dinâmico, que estabelece relações mediadas e mediadoras culturalmente, socialmente e historicamente constituídas e constituidoras dos olhares sobre as representações que se tem sobre as pessoas que ao longo de sua História de Vida receberam tal diagnóstico. Nesta perspectiva aborda os fazeres e pensares das escolas onde este sujeito com diagnóstico de Síndrome do Autismo travou suas relações educacionais e busca estabelecer uma linha de tempo que permita o olhar sobre o processo desde a matrícula na "escola especial" até sua inclusão na escola de "ensino regular". Este estudo parte de indagações formuladas pela pesquisadora no exercício da profissão docente, onde se deparou com constantes conflitos estabelecidos entre as concepções clínicas que embasavam o trabalho pedagógico, na década de 1980 e de 1990, e que observava nas ações dos alunos que haviam recebido diagnóstico de Autismo. As inquietações se materializavam cotidianamente na ausência de bibliografia produzida por pedagogos que propusessem leituras educacionais diferentes das consolidadas pelas visões mecanicistas. Naquele momento havia como única alternativa a leitura de produções elaboradas pela área clínica que se fundamentava em descrições do Autismo como uma "patologia", uma "doença", um "transtorno grave", as quais se alicerçavam em descrições de sintomas e prospectavam a incapacidade. Neste sentido, são analisadas questões relevantes e feitas reflexões acerca da chamada educação inclusiva e seus pressupostos, no intuito de produzir alguns possíveis indicativos sobre as estratégias de inclusão escolar observadas na História de Vida de Bruno, a qual foi sistematizada nesta pesquisa.Florianópolis, SCDa Ros, Silvia ZanattaUniversidade Federal de Santa CatarinaKern, Caroline2013-07-16T01:30:46Z2013-07-16T01:30:46Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf211890http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102641porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:37:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102641Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:37:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um processo considerado bem-sucedido de inclusão escolar e o diagnóstico de síndrome do autismo: uma história com muitas vidas
title Um processo considerado bem-sucedido de inclusão escolar e o diagnóstico de síndrome do autismo: uma história com muitas vidas
spellingShingle Um processo considerado bem-sucedido de inclusão escolar e o diagnóstico de síndrome do autismo: uma história com muitas vidas
Kern, Caroline
Educação
Autismo em criancas
title_short Um processo considerado bem-sucedido de inclusão escolar e o diagnóstico de síndrome do autismo: uma história com muitas vidas
title_full Um processo considerado bem-sucedido de inclusão escolar e o diagnóstico de síndrome do autismo: uma história com muitas vidas
title_fullStr Um processo considerado bem-sucedido de inclusão escolar e o diagnóstico de síndrome do autismo: uma história com muitas vidas
title_full_unstemmed Um processo considerado bem-sucedido de inclusão escolar e o diagnóstico de síndrome do autismo: uma história com muitas vidas
title_sort Um processo considerado bem-sucedido de inclusão escolar e o diagnóstico de síndrome do autismo: uma história com muitas vidas
author Kern, Caroline
author_facet Kern, Caroline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Da Ros, Silvia Zanatta
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Kern, Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Autismo em criancas
topic Educação
Autismo em criancas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T01:30:46Z
2013-07-16T01:30:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 211890
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102641
identifier_str_mv 211890
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651911825457152