A emergência subjetiva do indivíduo com paralisia cerebral na prática clínico-terapêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Cassandra Santiago da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90950
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística.
id UFSC_bc1eb23b0b87a89efffa39b73b928da8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90950
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A emergência subjetiva do indivíduo com paralisia cerebral na prática clínico-terapêuticaLinguisticaParalisia cerebral nas criancasTerapeuta e pacienteSubjetividadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística.O presente trabalho propõe analisar a relação discursiva entre cinco crianças acometidas pela paralisia cerebral e seus terapeutas. O objetivo é compreender como ocorre a emergência subjetiva do indivíduo com paralisia cerebral no ambiente clínico-terapêutico partindo da hipótese de que o modo de produção dessas subjetividades esteja diretamente relacionado ao funcionamento do poder-saber no espaço clínico e especialmente identificado pelas relações de resistência. A base teórica para esta investigação são os pressupostos de Michel Foucault sobre o processo de constituição da subjetividade do homem ocidental moderno. O corpus trabalhado é composto por nove seqüências discursivas filmadas em vídeo, recortadas, transcritas e analisadas. Durante as transcrições e análises observam-se não apenas as pistas discursivas de expressão oral mas também as expressões faciais, gestos, modificações tônicas, silêncios e entonações e procura-se manter o foco nas redes de podersaber envolvidas na relação terapeuta/paciente. De acordo com a pesquisa teórica e o trabalho analítico junto ao corpus selecionado, sempre tendo em mente os conceitos e a perspectiva foucaultiana, obtém-se por resultado final que não é a resistência o principal fator promotor da emergência subjetiva do indivíduo em atendimento na relação terpeuta/paciente com paralisia cerebral. Não obstante, a resistência constituir um importante meio de emergência subjetiva na medida em que ela, por sua força irupcional, faz um furo na linearidade da configuração discursiva. O que ficou evidente neste trabalho é que aquilo que promove a emergência subjetiva do paciente, tendo ele paralisia cerebral ou não, sendo ele criança ou não, é a maneira que a relação discursiva se constrói no espaço terapêutico e o modo como o podersaber é disposto naquele espaço relacional. The present work proposes to analyze the discursive relation between five children with cerebral palsy and their therapists. The objective is to comprehend how the emergency of the subject occurs to those individuals in the therapeutic clinic space, focusing the way in which these subjectivities are related to the operation of the power-knowledge and with resistance relations. These analyses have, as theoretical basis, the postulations of Michel Foucault about the process of constitution of subjectivity for the modern western man. The studied corpus is composed of nine discursive sequences, filmed in video, transcripted and analyzed, always having as focus the power-knowledge nets involved in the iscursive frame of the therapist/patient relation and on the movement of the individual in treatment towards self constitution. According to the theoretical research and the analysis of the corpus carried out on the basis of Michel Foucault´s precepts, the result is that is not resistance the main factor which promotes the emergence of the subject in treatment out of the therapist/cerebral palsy patient relation. However, resistance constitutes an important means for subjective emergence in that it breaks through, with its irruptive force, the linearity of discursive configuration. What was made evident in this research is that that which promotes subjective emergence in the patient, with or without cerebral palsy, children or adult, is the way in which discursive relation is performed in the therapeutic space and the way in which powerknowledge is displayed in that relational space.Florianópolis, SCSouza, Pedro deUniversidade Federal de Santa CatarinaCunha, Cassandra Santiago da2012-10-23T17:04:10Z2012-10-23T17:04:10Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf264723http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90950porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T17:44:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90950Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T17:44:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A emergência subjetiva do indivíduo com paralisia cerebral na prática clínico-terapêutica
title A emergência subjetiva do indivíduo com paralisia cerebral na prática clínico-terapêutica
spellingShingle A emergência subjetiva do indivíduo com paralisia cerebral na prática clínico-terapêutica
Cunha, Cassandra Santiago da
Linguistica
Paralisia cerebral nas criancas
Terapeuta e paciente
Subjetividade
title_short A emergência subjetiva do indivíduo com paralisia cerebral na prática clínico-terapêutica
title_full A emergência subjetiva do indivíduo com paralisia cerebral na prática clínico-terapêutica
title_fullStr A emergência subjetiva do indivíduo com paralisia cerebral na prática clínico-terapêutica
title_full_unstemmed A emergência subjetiva do indivíduo com paralisia cerebral na prática clínico-terapêutica
title_sort A emergência subjetiva do indivíduo com paralisia cerebral na prática clínico-terapêutica
author Cunha, Cassandra Santiago da
author_facet Cunha, Cassandra Santiago da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Pedro de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Cassandra Santiago da
dc.subject.por.fl_str_mv Linguistica
Paralisia cerebral nas criancas
Terapeuta e paciente
Subjetividade
topic Linguistica
Paralisia cerebral nas criancas
Terapeuta e paciente
Subjetividade
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T17:04:10Z
2012-10-23T17:04:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 264723
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90950
identifier_str_mv 264723
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652403709313024