Análise da contribuição da engenharia do conhecimento ao comércio eletrônico
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244459 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022. |
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Análise da contribuição da engenharia do conhecimento ao comércio eletrônicoGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoComércio eletrônicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.A presente dissertação aborda as questões emergentes do Comércio Eletrônico como campo fértil para aplicação de métodos e técnicas da Engenharia do Conhecimento no seu aperfeiçoamento. As transformações necessárias para enfrentamento dos desafios exigidos por um crescimento vertiginoso requerem cada vez mais conhecimento do negócio. Para isso, formulou-se como problema de pesquisa as contribuições que a Engenharia do Conhecimento é capaz de fornecer. Com a pesquisa efetuada nas devidas bases teóricas, adequou-se um modelo de análise, originalmente utilizado na Gestão do Conhecimento, como possível indicativo de ferramentas da Engenharia do Conhecimento, passíveis de utilização em processos críticos no Comércio Eletrônico, indicados na literatura. A aplicação do modelo revelou a necessidade de algumas adequações, principalmente em decorrência da vastidão de variáveis do Comércio Eletrônico e da Engenharia do Conhecimento, o que fez restringir-se esses fatores considerados como parâmetros. No entanto, com a amostra aplicada, o modelo gerou um conjunto de recomendações de aplicações de ferramentas para uso em processos atinentes ao Comércio Eletrônicos que foi considerado coerente.Abstract: The present dissertation addresses the emerging issues of E-commerce as a fertile field for the application of Knowledge Engineering methods and techniques in its improvement. The necessary transformations to face the challenges demanded by a vertiginous growth require more and more knowledge of the business. For this, the contributions that Knowledge Engineering is able to provide were formulated as a research problem. With the research carried out on the proper theoretical bases, an analysis model, originally used in Knowledge Management, was adapted as a possible indicator of Knowledge Engineering tools, which can be used in critical processes in E-commerce, indicated in the literature. The application of the model revealed the need for some adaptations, mainly due to the vastness of variables in E-commerce and Knowledge Engineering, which restricted these factors considered as parameters. However, with the applied sample, the model generated a set of recommendations for application of tools for use in processes related to E-Commerce that was considered coherent.Gauthier, Fernando Alvaro OstuniMacedo, MarceloUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, José Tadeu2023-02-14T23:11:29Z2023-02-14T23:11:29Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis112 p.| il.application/pdf380320https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244459porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-14T23:11:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244459Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-14T23:11:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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