Mapeamento dos conhecimentos críticos para a implementação de estratégias omnichannel no varejo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Thaianne Fernanda dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241070
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
id UFSC_b8a2380dde1aecf429035ec4b5ce3e61
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241070
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Mapeamento dos conhecimentos críticos para a implementação de estratégias omnichannel no varejo brasileiroEngenharia e gestão do conhecimentoComércio eletrônicoComércio varejistaDesenvolvimento organizacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.O varejo passa por constantes transformações, sempre buscando viabilizar a melhor experiência de compra e a fidelização dos seus clientes através da otimização dos canais de vendas. A pesquisa tem por objetivo mapear os conhecimentos críticos necessários para a implementação de uma estratégia omnichannel no varejo brasileiro. Os métodos utilizados na condução do estudo foram uma revisão sistemática de literatura para listar os fatores chave e, posteriormente, entrevistas com as lideranças de uma grande varejista brasileira para mapear os conhecimentos necessários. Os entrevistados avaliaram os conhecimentos mapeados nas entrevistas para medir a criticidade de cada um. Todos os conhecimentos levantados mostraram significância na implementação do omnichannel, assim como os fatores chave descobertos na literatura. Mudança organizacional foi considerado o fator chave mais crítico, enquanto saber quais produtos são rentáveis, geram recorrência e têm menores custos foi considerado o conhecimento crítico de maior valor. O fator de criticidade mais alto foi o de adequação à estratégia, o que significa que os conhecimentos associados à relevância têm maior peso do que os conhecimentos associados à vulnerabilidade. Por fim, iniciativas de Gestão do Conhecimento são consideradas e uma proposta de plano de ação é apresentada para cada iniciativa.Abstract: Retail goes through constant transformations, always seeking to provide the best shopping experience and customer loyalty through the optimization of sales channels. The research aims to map the critical knowledge needed to implement an omnichannel strategy in Brazilian retail. The methods used in conducting the study were a systematic literature review to list the key factors and, later, interviews with the leaders of a large Brazilian retailer to map the necessary knowledge. Respondents evaluated the knowledge mapped in the interviews to measure the criticality of each one. All the knowledge gathered showed significance in the implementation of omnichannel, as well as the key factors discovered in the literature. Organizational change was considered the most critical key factor, while knowing which products are profitable, generate recurrence and have lower costs was considered the most valuable critical knowledge. The highest criticality factor was adequacy to the strategy, which means that knowledge associated with relevance has greater weight than knowledge associated with vulnerability. Finally, Knowledge Management initiatives are considered and a proposed action plan is presented for each initiative.Sell, DenilsonDandolini, Gertrudes AparecidaUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Thaianne Fernanda dos Santos2022-10-21T17:03:57Z2022-10-21T17:03:57Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis80 p.| il., gráfs.application/pdf378718https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241070porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T17:03:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/241070Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T17:03:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento dos conhecimentos críticos para a implementação de estratégias omnichannel no varejo brasileiro
title Mapeamento dos conhecimentos críticos para a implementação de estratégias omnichannel no varejo brasileiro
spellingShingle Mapeamento dos conhecimentos críticos para a implementação de estratégias omnichannel no varejo brasileiro
Vieira, Thaianne Fernanda dos Santos
Engenharia e gestão do conhecimento
Comércio eletrônico
Comércio varejista
Desenvolvimento organizacional
title_short Mapeamento dos conhecimentos críticos para a implementação de estratégias omnichannel no varejo brasileiro
title_full Mapeamento dos conhecimentos críticos para a implementação de estratégias omnichannel no varejo brasileiro
title_fullStr Mapeamento dos conhecimentos críticos para a implementação de estratégias omnichannel no varejo brasileiro
title_full_unstemmed Mapeamento dos conhecimentos críticos para a implementação de estratégias omnichannel no varejo brasileiro
title_sort Mapeamento dos conhecimentos críticos para a implementação de estratégias omnichannel no varejo brasileiro
author Vieira, Thaianne Fernanda dos Santos
author_facet Vieira, Thaianne Fernanda dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sell, Denilson
Dandolini, Gertrudes Aparecida
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Thaianne Fernanda dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Comércio eletrônico
Comércio varejista
Desenvolvimento organizacional
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Comércio eletrônico
Comércio varejista
Desenvolvimento organizacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21T17:03:57Z
2022-10-21T17:03:57Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 378718
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241070
identifier_str_mv 378718
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652070456131584