Cargas de trabalho e (in)satisfação de gestores da Atenção Primária: relação entre trabalho e saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227249 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021. |
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Cargas de trabalho e (in)satisfação de gestores da Atenção Primária: relação entre trabalho e saúdeEnfermagemGestor de saúdeSaúde da famíliaAtenção primária à saúdeTrabalhoCarga de TrabalhoSatisfação no trabalhoSaúde do trabalhadorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2021.As cargas de trabalho são constituídas por elementos presentes na dinâmica do processo de trabalho que podem influenciar a satisfação, insatisfação e saúde do trabalhador. Objetivo: compreender o processo de trabalho de gestores de Unidades Básicas de Saúde, que atuam com a Estratégia Saúde da Família no Brasil, e suas relações com as cargas de trabalho e com a satisfação e insatisfação no trabalho. Método: pesquisa de abordagem qualitativa construída e analisada triangulando as teorias de processo de trabalho, cargas e psicodinâmica do trabalho. Aprovada por Comitê de Ética de uma universidade brasileira. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 35 gestores de cinco regiões do Brasil, entre 2014-2019. A análise dos dados foi orientada pelas teorias escolhidas, com suporte da Análise de Conteúdo Temática e do software ATLAS.ti. Resultados: a maioria dos participantes era mulheres, enfermeiras e tinham especialização como titulação máxima. Dentre os demais participantes encontraram-se outras profissões, de saúde ou não, gestores com nível médio de escolaridade e Agentes Comunitários de Saúde. Especialmente entre as enfermeiras, verificou-se acúmulo de funções gerenciais e assistenciais. O trabalho dos gestores incluiu a gestão das equipes e das necessidades da população adstrita, dos instrumentos e ambientes de trabalho, das relações com as demais estruturas da rede assistencial, além da realização do planejamento, execução do prescrito e avaliação dos resultados. Dentre os aspectos presentes no processo de trabalho que reduzem as cargas e favorecem a satisfação destacaram-se os relacionados à força de trabalho que realiza a gestão (intrínsecos aos próprios gestores) como gostar do que faz, acreditar na melhoria da Atenção Primária e do Sistema Único de Saúde e ?se ver? como parte do processo de trabalho na Unidade Básica de Saúde e aos objetos a que se aplica o trabalho de gestão de Unidade Básica de Saúde (população adstrita, estrutura física da unidade com equipamentos e materiais disponíveis, equipes de saúde e demais trabalhadores). Os fatores que mais contribuem para o aumento das cargas e geram insatisfação possuem forte relação com dificuldades nas relações e funcionamento das demais instâncias de gestão do sistema de saúde; e também com as equipes e população usuária da unidade de saúde por problemas relacionados à vulnerabilidade e violência presente no território. Conclusão: Os resultados evidenciaram que o trabalho de gestores de Unidades Básicas de Saúde constitui-se em uma atividade dinâmica, complexa e fundamental no âmbito da Atenção Primária à Saúde, cuja efetividade depende de condições objetivas, da capacitação e características de quem realiza a gestão e de relações interpessoais. Na realização do trabalho, os gestores manejam diversos fatores/aspectos presentes neste processo, os quais influenciam suas cargas de trabalho e têm relação com a satisfação e insatisfação no trabalho, assim como implicam no potencial de saúde dos próprios gestores e nos resultados esperados do trabalho na Atenção Primária à Saúde. Limites do estudo: relações entre fatores geradores de cargas e adoecimento não foram aprofundadas.Abstract: The workloads are constituted by elements present in the work dynamics process that can influence the worker's satisfaction, dissatisfaction, and health. Objective: to understand the work process of managers of Basic Health Units, who work in Family Health Strategy in Brazil, and their relationship with workloads and job satisfaction and dissatisfaction. Method: Qualitative research approach constructed and analyzed by triangulation of theories of the work process, workloads and work psychodynamics. Approved by the Ethics Committee of a Brazilian university. Semi-structured interviews were carried out with 35 managers from five regions of Brazil between 2014-2019. Data analysis was guided by the theories chosen, supported by Thematic Content Analysis and ATLAS.ti software. Results: most of the participants were women, nurses and had a specialization degree. Among the other participants, there were other professions from healthcare backgrounds and others, managers with a medium level of education and Community Health Agents. Especially among nurses, there was an overlap of managerial and assistance functions. The managers' work included the management of the teams and the needs of the assigned population, the instruments and work environments, the relationships with the other structures of the social care network, in addition to carrying out the planning, practice of the prescribed and evaluation of the results. Among the aspects present in the work process that reduce workloads and improve satisfaction, those related to the workforce that performs the management stood out (intrinsic to the managers themselves) such as liking what they do, believing in the improvement of Primary Care and Unified Health System and 'see yourself? as part of the work process at the Basic Health Unit and to the objects to which the Basic Health Unit management work is applied (assigned population, physical structure of the unit with available equipment and materials, healthcare teams and other workers). The factors that most contribute to the increase in workloads and generate dissatisfaction have a strong relationship with difficulties in the relationships and functioning of the other instances of healthcare system management; and also with the teams and the population using the Basic Health Unit due to problems related to vulnerability and violence present in the territory. Conclusion: The results showed that the work of managers of Basic Health Units constitutes a dynamic, complex and fundamental activity in the scope of Primary Health Care, whose effectiveness depends on objective conditions, on the training and characteristics of those performs management and interpersonal relationships. In carrying out the work, managers handle several factors/aspects present in this process, which influence their workloads and are related to job satisfaction and dissatisfaction and implying the health potential of the managers themselves and the expected results of the work in Primary Health Care. Study limitations: relationships between workloads-generating factors and illness have not been expanded.Pires, Denise Elvira Pires deUniversidade Federal de Santa CatarinaMelo, Thayse Aparecida Palhano de2021-08-23T14:09:46Z2021-08-23T14:09:46Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis207 p.| il., tabs.application/pdf371886https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227249porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-13T12:24:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227249Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-13T12:24:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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