Um modelo de sistema de recomendação baseado em filtragem colaborativa e correlação de itens para personalização no comércio eletrônico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83047 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
id |
UFSC_bcdf011620fa9ec7774063084b7d8bd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83047 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaVenson, ElaineSpecialski, Elizabeth Sueli2012-10-19T20:31:42Z2012-10-19T20:31:42Z20022002206427http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83047Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.A evolução dos sites de comércio eletrônico, que tem aumentado a interatividade com os usuários, e os novos modelos de gestão centrados no cliente requerem ferramentas computacionais capazes de processar a imensa quantidade de dados obtida, a fim de gerar conhecimento e personalizar a experiência de compra. Os sistemas de recomendação têm obtido destaque na Internet, e em especial no comércio eletrônico, como uma solução para se alcançar a personalização e agregar valor ao relacionamento com os clientes. Novas abordagens que observem as características da comercialização de produtos são necessárias para que se disponha de um modelo abrangente para criar aplicações nesta área. Este trabalho propõe a criação de um modelo híbrido de sistema de recomendação baseado nos dois métodos de recomendação mais conhecidos: a filtragem colaborativa e a correlação item-a-item. O modelo proposto aborda questões como freqüência e quantidade de compra dos produtos. O método híbrido foi implementado e testado com dados reais de compra. Os resultados mostraram que o modelo proposto supera em média a qualidade das recomendações geradas pelas outras abordagens e também comprovaram a validade da utilização do método em casos em que os produtos são comprados repetidamente.xi, 121 f.| grafs.porFlorianópolis, SCInformaticaCiência da computaçãoComércio eletrônicoClientes -ContatosUm modelo de sistema de recomendação baseado em filtragem colaborativa e correlação de itens para personalização no comércio eletrônicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL206427.pdfapplication/pdf435917https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83047/1/206427.pdf12e41ec7b81a482474781b81032b0982MD51TEXT206427.pdf.txt206427.pdf.txtExtracted Texttext/plain224817https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83047/2/206427.pdf.txt426f319d55923b8c2b1c081f9b65f869MD52THUMBNAIL206427.pdf.jpg206427.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83047/3/206427.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/830472013-05-01 23:18:45.525oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83047Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T02:18:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um modelo de sistema de recomendação baseado em filtragem colaborativa e correlação de itens para personalização no comércio eletrônico |
title |
Um modelo de sistema de recomendação baseado em filtragem colaborativa e correlação de itens para personalização no comércio eletrônico |
spellingShingle |
Um modelo de sistema de recomendação baseado em filtragem colaborativa e correlação de itens para personalização no comércio eletrônico Venson, Elaine Informatica Ciência da computação Comércio eletrônico Clientes - Contatos |
title_short |
Um modelo de sistema de recomendação baseado em filtragem colaborativa e correlação de itens para personalização no comércio eletrônico |
title_full |
Um modelo de sistema de recomendação baseado em filtragem colaborativa e correlação de itens para personalização no comércio eletrônico |
title_fullStr |
Um modelo de sistema de recomendação baseado em filtragem colaborativa e correlação de itens para personalização no comércio eletrônico |
title_full_unstemmed |
Um modelo de sistema de recomendação baseado em filtragem colaborativa e correlação de itens para personalização no comércio eletrônico |
title_sort |
Um modelo de sistema de recomendação baseado em filtragem colaborativa e correlação de itens para personalização no comércio eletrônico |
author |
Venson, Elaine |
author_facet |
Venson, Elaine |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venson, Elaine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Specialski, Elizabeth Sueli |
contributor_str_mv |
Specialski, Elizabeth Sueli |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Informatica Ciência da computação Comércio eletrônico Clientes - Contatos |
topic |
Informatica Ciência da computação Comércio eletrônico Clientes - Contatos |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-19T20:31:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-19T20:31:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83047 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
206427 |
identifier_str_mv |
206427 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
xi, 121 f.| grafs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83047/1/206427.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83047/2/206427.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/83047/3/206427.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12e41ec7b81a482474781b81032b0982 426f319d55923b8c2b1c081f9b65f869 673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766804933749768192 |