Presença e significados da dimensão estética em propostas curriculares para educação infantil: análise de quatro municípios de Santa Catarina
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231246 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
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Presença e significados da dimensão estética em propostas curriculares para educação infantil: análise de quatro municípios de Santa CatarinaEducaçãoEducação infantilEstéticaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.Esta pesquisa insere-se no campo dos estudos que buscam articular a especificidade do trabalho com crianças de 0 a 6 anos às contribuições da Psicologia Histórico-Cultural a respeito da dimensão estética e às propostas curriculares, no âmbito da Educação Infantil. Teve por objetivo geral investigar a presença e o significado do princípio estético nas propostas curriculares de Educação Infantil nas Redes Municipais de Ensino do estado de Santa Catarina, formuladas após as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil de 2009. O estudo se utilizou de uma abordagem histórico-dialética, de modo a apreender as propostas curriculares em seus contextos de produção histórica, política e educacional. Consistiu de pesquisa documental, na qual foram analisados documentos curriculares referentes a quatro municípios catarinenses e elaborados entre 2009 e 2017. O estudo fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural, especialmente nos estudos de Vigotski (1896-1934) sobre estética, arte e constituição humana, bem como em suas contribuições sobre questões de método. A partir das leituras analíticas realizadas foram definidas três categorias de análise: 1) modos de entender a estética; 2) modos de vivência estética na Educação Infantil; 3) modos de materialidades da dimensão estética. As análises apontam para a compreensão da dimensão estética enquanto direito das crianças e conhecimento intelectivo e sensível a ser considerado nos currículos da Educação Infantil. As formas de vivência estética são relacionadas ao brincar e às linguagens da arte. O estudo evidenciou uma predominância da dimensão estética vinculada ao campo das artes, em especial às artes plásticas. Identificou-se, nos documentos analisados, a preocupação com a dimensão estética na organização dos espaços das instituições coletivas de Educação Infantil e na variedade de materiais, brinquedos e propostas pedagógicas. Com as análises foram identificados aspectos da dimensão estética pouco explorados ou ausentes nos documentos curriculares, como a estética das relações sociais, sua relação com a dimensão do cuidado e a estética como um princípio formativo da docência. Espera-se que este estudo possa contribuir para ampliar as pesquisas e discussões sobre a educação estética e os currículos para a Educação Infantil.Abstract: This research, developed at the doctoral level, is part of the field of studies aims to articulate the specifics of the work with children from 0 to 6 years old, the contributions to Historical-Cultural Psicology concerning aesthetic dimension and curricular proposals, in the field of Children?s Education. It?s main objective: to investigate the presence and the meaning of aesthetic dimension on the municipal teaching curricular proposals, elaborated after the formulation of the National Early Childhood Curriculum Guidelines of 2009. The study is proposed on a historic-dialectic approach as to seize the curricular proposals in its historical, political and educational contexts. It consisted on documental research. It has been made by an analysis of curricular documents of four Santa Catarina cities, produced between 2009 and 2017. The research is based on historical-cultural perspective, mainly on the studies of Lev Vigotski (1896-1934) about aesthetics, arts and human constitution and its contributions on method questions. From the analytical readinds performed, three categories have been defined for analysis: 1) Ways to understand aesthetics; 2) Ways of aesthetics experience on Children?s Education; 3) Ways of materiality of aesthetic dimension. The analysis point to the understanding of aesthetic dimension as a children?s right and intelective knowledge and sensible to be considered in Childrens Education curriculums. The ways of understanding aesthetics are related to playing and the languages of art. The study showed a predominance of aesthetic dimension linked to the field of arts, especially plastic arts. It?s been identified, in the analysed documents, the concern with aesthetic dimension in the organization of spaces in the colective institutions of Children?s Education and in the variety of materials, toys and learning proposals. Whith the analysis, they were identified aspects of aesthetic dimension little explored or absent from curricular documents as aesthetic in social relations, your relation with the dimension of care and aesthetic as a formative principle for teaching. It is expected of this study to contribute to broaden the research and discussion on aesthetic education and the curriculums for Children?s Education.Schlindwein, Luciane MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaDuarte, Degelane Córdova2022-02-14T13:35:40Z2022-02-14T13:35:40Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis202 p.| il., gráfs.application/pdf374382https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231246porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:35:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231246Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:35:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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