A importância da dimensão estética para educadores da infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141579 |
Resumo: | Este relato de experiência ocorreu no Município de São Bernardo do Campo, São Paulo, no ano de 2009 com equipes gestoras de escolas municipais de educação infantil. A formação destes gestores é comumente coordenada por Orientadores Pedagógicos da Secretaria de Educação, cuja atribuição de escolas é realizada periodicamente. O grupo já havia sido acompanhado por mim, cujas discussões ocorreram sobre a formação de educadores da infância. As equipes gestoras eram compostas de diretores, vice-diretores e coordenadores debatendo os perfis necessários aos educadores mais sensíveis às crianças e ao diálogo com elas. A instância de reflexões constituiu-se em espaço para compartilhar observáveis em relação às escolas e educadores, sendo comum o olhar para relações esvaziadas de afeto, havendo distanciamentos e sisudez nas relações com as crianças de 3 a 5 anos. Mapeadas as problemáticas comuns, o eixo de aprofundamento foi a formação estética como alternativa disparadora para sensibilizar e afetar educadores para a educação humanizadora. Os encontros com gestores visaram estas sensibilizações nos quais puderam experimentar linguagens corporais e das artes visuais, deslocando sua forma também rígida e histórica de ser formador do educador da infância. Experimentaram brincadeiras tradicionais da infância, danças, vivenciaram expressões com tintas, massas, suportes variados, textos poéticos, permitindo a si, enquanto formadores, sentir a importância da dimensão estética como educadores da infância. O referencial teórico foi a abordagem de Paulo Freire sobre a inteireza da formação de professores progressistas. |
id |
UNSP_7e399a348132c41bbc2cd9a64fcfaa32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141579 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A importância da dimensão estética para educadores da infânciaFormação de educadoresEducação estéticaEducação infantilEste relato de experiência ocorreu no Município de São Bernardo do Campo, São Paulo, no ano de 2009 com equipes gestoras de escolas municipais de educação infantil. A formação destes gestores é comumente coordenada por Orientadores Pedagógicos da Secretaria de Educação, cuja atribuição de escolas é realizada periodicamente. O grupo já havia sido acompanhado por mim, cujas discussões ocorreram sobre a formação de educadores da infância. As equipes gestoras eram compostas de diretores, vice-diretores e coordenadores debatendo os perfis necessários aos educadores mais sensíveis às crianças e ao diálogo com elas. A instância de reflexões constituiu-se em espaço para compartilhar observáveis em relação às escolas e educadores, sendo comum o olhar para relações esvaziadas de afeto, havendo distanciamentos e sisudez nas relações com as crianças de 3 a 5 anos. Mapeadas as problemáticas comuns, o eixo de aprofundamento foi a formação estética como alternativa disparadora para sensibilizar e afetar educadores para a educação humanizadora. Os encontros com gestores visaram estas sensibilizações nos quais puderam experimentar linguagens corporais e das artes visuais, deslocando sua forma também rígida e histórica de ser formador do educador da infância. Experimentaram brincadeiras tradicionais da infância, danças, vivenciaram expressões com tintas, massas, suportes variados, textos poéticos, permitindo a si, enquanto formadores, sentir a importância da dimensão estética como educadores da infância. O referencial teórico foi a abordagem de Paulo Freire sobre a inteireza da formação de professores progressistas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes (IA), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Educação, São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes (IA), Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Educação, São Paulo, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Mara Lúcia Finocchiaro da [UNESP]2016-07-19T12:59:35Z2016-07-19T12:59:35Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3373-3381application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3373-33812357-7819http://hdl.handle.net/11449/141579ISSN2357-7819-2014-3373-3381.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-02T18:10:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141579Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-02T18:10:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da dimensão estética para educadores da infância |
title |
A importância da dimensão estética para educadores da infância |
spellingShingle |
A importância da dimensão estética para educadores da infância Silva, Mara Lúcia Finocchiaro da [UNESP] Formação de educadores Educação estética Educação infantil |
title_short |
A importância da dimensão estética para educadores da infância |
title_full |
A importância da dimensão estética para educadores da infância |
title_fullStr |
A importância da dimensão estética para educadores da infância |
title_full_unstemmed |
A importância da dimensão estética para educadores da infância |
title_sort |
A importância da dimensão estética para educadores da infância |
author |
Silva, Mara Lúcia Finocchiaro da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Mara Lúcia Finocchiaro da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mara Lúcia Finocchiaro da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de educadores Educação estética Educação infantil |
topic |
Formação de educadores Educação estética Educação infantil |
description |
Este relato de experiência ocorreu no Município de São Bernardo do Campo, São Paulo, no ano de 2009 com equipes gestoras de escolas municipais de educação infantil. A formação destes gestores é comumente coordenada por Orientadores Pedagógicos da Secretaria de Educação, cuja atribuição de escolas é realizada periodicamente. O grupo já havia sido acompanhado por mim, cujas discussões ocorreram sobre a formação de educadores da infância. As equipes gestoras eram compostas de diretores, vice-diretores e coordenadores debatendo os perfis necessários aos educadores mais sensíveis às crianças e ao diálogo com elas. A instância de reflexões constituiu-se em espaço para compartilhar observáveis em relação às escolas e educadores, sendo comum o olhar para relações esvaziadas de afeto, havendo distanciamentos e sisudez nas relações com as crianças de 3 a 5 anos. Mapeadas as problemáticas comuns, o eixo de aprofundamento foi a formação estética como alternativa disparadora para sensibilizar e afetar educadores para a educação humanizadora. Os encontros com gestores visaram estas sensibilizações nos quais puderam experimentar linguagens corporais e das artes visuais, deslocando sua forma também rígida e histórica de ser formador do educador da infância. Experimentaram brincadeiras tradicionais da infância, danças, vivenciaram expressões com tintas, massas, suportes variados, textos poéticos, permitindo a si, enquanto formadores, sentir a importância da dimensão estética como educadores da infância. O referencial teórico foi a abordagem de Paulo Freire sobre a inteireza da formação de professores progressistas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:35Z 2016-07-19T12:59:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3373-3381 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141579 ISSN2357-7819-2014-3373-3381.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141579 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3373-3381 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-3373-3381.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
3373-3381 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546414627618816 |