Padrão de prática de atividades físicas de crianças em idade de pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Simone Storino Honda
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102034
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
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spelling Padrão de prática de atividades físicas de crianças em idade de pré-escolarEducação físicaEducação fisica para criançasExercicios fisicosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.O presente estudo procurou expandir o corpo de conhecimentos sobre o padrão de prática de atividades físicas e seus determinantes (barreiras e facilitadores) em pré-escolares (quatro a seis anos), matriculados em escolas da rede privada do município de Olinda, Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica transversal e de base populacional. A amostra estudada foi composta por 265 crianças pré-escolares (144 meninas e 121 meninos). Os dados foram coletados por meio de um questionário, o qual foi respondido pelos pais das crianças sorteadas para participação no estudo, através de entrevista face-a-face. O instrumento contém 38 questões fechadas, subdivididas em sete seções, assim denominadas: 1) Dados da criança; 2) Fale um pouco sobre o(a) senhor(a); 3) Fale um pouco sobre o seu(sua) filho(a); 4) Fale sobre a alimentação do seu (sua) filho(a); 5) Tempo brincando no jardim; 6) Brincando ou jogando ao ar-livre; e, 7) Tempo de TV. Os dados coletados na investigação foram tabulados em um banco de dados do programa EpiData 2.0 e posteriormente processados e analisados empregando-se o programa estatístico SPSS (versão 11.0). Para análise descritiva das variáveis foram determinadas medidas de tendência central (média e mediana) e de dispersão (desvio-padrão). No caso de variáveis mensuradas em escala nominal ou ordinal a distribuição em freqüências foi o procedimento descritivo adotado. A análise de associação entre variáveis categóricas foi efetuada mediante aplicação do teste de Qui-quadrado, enquanto a comparação entre médias foi realizada por meio do teste "t" e da análise de variância simples. Em todas as análises, considerou-se o nível de significância preestabelecido em 5%. A média de idade foi de 4,89 0,84 anos, as meninas (4,99 0,88 anos) apresentaram média significativamente maior (p=0,04) que os meninos (4,77 0,78 anos). Em relação ao turno de ensino, 87 (33%) crianças freqüentavam a escola no período matutino, 141 (53%) no período vespertino e outras 37 (14%) ficavam na escola em período integral. Verificou-se que cerca de 65% das crianças podem ser classificadas como pouco ativas (despendem menos de uma hora por dia em atividades ao ar-livre). O nível de atividades físicas das crianças foi significativamente influenciado pela escolaridade da mãe, nível de atividade física da mãe e status profissional do pai (p<0,05). O turno no qual as crianças freqüentam a escola, o estado civil dos pais e a existência de instalações para prática de jogos e esportes no lugar onde moram também foram variáveis associadas ao padrão de atividades físicas das crianças. Os resultados do presente estudo sugerem que as crianças que freqüentam a escola em período integral estavam expostas a maior risco de apresentar baixo nível de atividades físicas. Comparados aos resultados de estudos internacionais, observou-se que a proporção de crianças pré-escolares pouco ativas é significativamente superior na cidade de Olinda em comparação, por exemplo, às crianças que vivem no Japão. Recomenda-se que ações informativas sejam desenvolvidas a fim de sensibilizar os professores e os gestores escolares quanto à importância das atividades físicas para a saúde de crianças na fase pré-escolar.Florianópolis, SCLopes, Adair da SilvaUniversidade Federal de Santa CatarinaBarros, Simone Storino Honda2013-07-15T23:51:43Z2013-07-15T23:51:43Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 83 f.| il., grafs., tabs.application/pdf220753http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102034porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-15T23:51:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102034Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T23:51:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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