Serviço Social e Ações Socioeducativas: contribuição no acesso à educação como direito social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121285 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. |
id |
UFSC_bcffbb05c1d2b249c2f0ffe4ede69092 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/121285 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaPereira, Júlia Borba de AndradeBressan, Carla Rosane2014-07-03T00:15:16Z2014-07-03T00:15:16Z2011303721https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121285TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social.O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema central o Serviço Social desenvolvido em um Programa socioeducativo vinculado a política pública de assistência social em articulação com a política pública de educação, e como objeto de estudo a contribuição da profissão ao mesmo. A temática foi motivada pela inserção no Programa socioeducativo Fazendo Arte por meio da experiência de estágio acadêmico em Serviço Social. Foi tomado como ponto de partida os diversos questionamentos dos profissionais inseridos no Programa quanto à contribuição das ações profissionais exercidas no mesmo. Muitos dos profissionais têm se mostrado desmotivados e desacreditados quanto à mudança nas situações de vulnerabilidade vivenciadas pelas crianças e adolescentes e até mesmo estigmatizando-os como "predestinados" a reproduzir atitudes recorrentes de seu contexto familiar, tais como comportamentos, uso e venda drogas e execução de violências entre outras situações. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, nos moldes exploratórios, fundamentada principalmente na análise bibliográfica/documental, realizada prioritariamente nos cadastros individuais das crianças e dos adolescentes do Programa, e nos registros de atendimentos profissionais especializados no período de 2006 a 2010. A finalidade foi identificar as modalidades de intervenção junto aos usuários, em especial em relação ao Serviço Social. A análise realizada foi em relação a 130 crianças e adolescentes, os quais se enquadraram nos requisitos da pesquisa. Buscou-se contextualizar historicamente a política social, bem como o processo de instauração da política educacional e a articulação com a política de assistência social. E, finalmente realizou-se a reflexão a respeito da inserção do Serviço Social em espaços socio-ocupacionais com dimensão educacional, voltado principalmente a contribuir para a proteção integral e de modo especial ao direito social à educação às crianças e aos adolescentes. Concluí-se que os atendimentos especializados realizados no Programa, de caráter complementar ao ensino formal, contribuem à proteção social dos usuários. No entanto as ações socioeducativas articuladas à política de assistência social não são universais como está preconizado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a instauração progressiva do ensino integral nas escolas públicas.91 f.| grafs., tabs.FlorianópolisServiço socialEducaçãoAdolescentesServiço Social e Ações Socioeducativas: contribuição no acesso à educação como direito socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL303721.pdfapplication/pdf2491707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121285/1/303721.pdf0f6b3e9db3c9adfec2158ad81e7db0d7MD51TEXT303721.pdf.txt303721.pdf.txtExtracted texttext/plain168162https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121285/2/303721.pdf.txtfc79ed91b30fc0d0fedc545857def1f5MD52123456789/1212852014-07-06 00:19:06.479oai:repositorio.ufsc.br:123456789/121285Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-06T03:19:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Serviço Social e Ações Socioeducativas: contribuição no acesso à educação como direito social |
title |
Serviço Social e Ações Socioeducativas: contribuição no acesso à educação como direito social |
spellingShingle |
Serviço Social e Ações Socioeducativas: contribuição no acesso à educação como direito social Pereira, Júlia Borba de Andrade Serviço social Educação Adolescentes |
title_short |
Serviço Social e Ações Socioeducativas: contribuição no acesso à educação como direito social |
title_full |
Serviço Social e Ações Socioeducativas: contribuição no acesso à educação como direito social |
title_fullStr |
Serviço Social e Ações Socioeducativas: contribuição no acesso à educação como direito social |
title_full_unstemmed |
Serviço Social e Ações Socioeducativas: contribuição no acesso à educação como direito social |
title_sort |
Serviço Social e Ações Socioeducativas: contribuição no acesso à educação como direito social |
author |
Pereira, Júlia Borba de Andrade |
author_facet |
Pereira, Júlia Borba de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Júlia Borba de Andrade |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bressan, Carla Rosane |
contributor_str_mv |
Bressan, Carla Rosane |
dc.subject.classification.en.fl_str_mv |
Serviço social Educação Adolescentes |
topic |
Serviço social Educação Adolescentes |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Serviço Social. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-03T00:15:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-07-03T00:15:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121285 |
dc.identifier.other.en.fl_str_mv |
303721 |
identifier_str_mv |
303721 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
91 f.| grafs., tabs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121285/1/303721.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/121285/2/303721.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f6b3e9db3c9adfec2158ad81e7db0d7 fc79ed91b30fc0d0fedc545857def1f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805335916412928 |