Integração tecnológica na educação básica: perspectivas sobre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo dos professores do sul de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiano, Marta Adriana da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187312
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
id UFSC_bd46639adf3db83305fb6e1761fa0689
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/187312
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Integração tecnológica na educação básica: perspectivas sobre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo dos professores do sul de Santa CatarinaEngenharia e gestão do conhecimentoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.O propósito deste estudo é o de conhecer o perfil dos professores de Escolas de Educação Básica Pública da Região Sul de Santa Catarina no que tange a integração dos recursos tecnológicos em suas aulas. Nesse sentido, este estudo buscou entender as percepções de professores sobre suas habilidades para criar um ambiente de aprendizagem mediado por tecnologia. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram abordados os conhecimentos tecnológico, pedagógico e de conteúdo para entender suas percepções docentes e averiguar estes diferentes conhecimentos entre os professores da rede pública do sul do estado, por meio de 2 pesquisas pré-estabelecidas: Pesquisa Perfil Docente e Pesquisa TPACK . Tais questionários foram aplicados a 2.191 professores da rede pública do sul catarinense. Ainda, a fim de aprofundar os conhecimentos em torno do tema, foi realizado um estudo de caso com 18 docentes de ensino fundamental participantes de um projeto de integração de tecnologias na educação. Com o estudo de caso se completou o inquérito sobre integração e percepção de uso da tecnologia pelos professores. Para tanto foi realizada entrevistas que ajudaram a evidenciar a precariedade da realidade docente frente às complexas atividades requeridas para o ensino do século 21. Os resultados indicaram uma diversidade consideráveis de habilidades tecnológicas. No entanto, mesmo com óbvia falta de habilidades, um número significativo de professores passou a fazer uso mais intensivo e qualificado das TIC após participarem das atividades de capacitações sobre recursos tecnológicos. Além disso, o estudo de caso evidenciou que antes das capacitações e incentivos à integração tecnológica os 18 professores apresentavam resultados aquém da média dos 2.191 docentes pesquisados, e que após estas atividades, o percentual sobre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos, de conteúdo e suas intersecções aumentaram, demonstrando que suas percepções sobre o uso de recursos tecnológicos para apoio às suas aulas tradicionais se alteraram. Quanto à percepção docente no processo de integração tecnológica, eles se auto avaliaram positivamente, a ponto de expressarem ter as aptidões necessárias para usarem estratégias adequadas neste processo, mas que as barreiras como a falta de infraestrutura escolar e o não direcionamento sobre o modo de o fazer os desestimula. O estudo destaca ainda a importância da formação docente e cursos de formação capazes de prepara-los para uma educação mais próxima da realidade do aluno.Abstract : The purpose of this study is to know the profile of the teachers of Public Basic Education Schools of the Southern Region of Santa Catarina regarding the integration of technological resources in their classes. In this sense, this study sought to understand teachers' perceptions of their abilities to create a technology-mediated learning environment. Using a qualitative approach, technological, pedagogical and content knowledge were approached to understand their teachers' perceptions and to investigate these different knowledge among the teachers of the public network of the south of the state, through two pre-established researches: "Research Teaching Profile" and "TPACK Search". These questionnaires were applied to 2,191 teachers from public schools in southern Santa Catarina, Brazil. In addition, in order to deepen the knowledge around the theme, a case study was carried out with 18 elementary school teachers participating in a project to integrate technologies in education. The case study completes the survey on integration and perception of the use of technology by teachers. For this purpose, interviews were carried out which helped to show the precariousness of the teaching reality in view of the complex activities required for the teaching of the 21st century. The results indicated a considerable diversity of technological skills. However, even with an obvious lack of skills, a significant number of teachers started to make more intensive and qualified use of ICT after participating in training activities on technological resources. In addition, the case study showed that before the training and incentives for technological integration, the 18 teachers presented results below the average of 2,191 teachers surveyed, and that after these activities, the percentage of technological, pedagogical, content knowledge and their intersections increased, demonstrating that their perceptions about the use of resources Technology to support their traditional classes have changed. Regarding teacher perception in the process of technological integration, they positively assessed themselves to the point that they expressed the necessary skills to use appropriate strategies in this process, but those barriers such as the lack of school infrastructure and the lack of direction on how to do it discourages them. The study also highlights the importance of teacher education and training courses capable of preparing them for an education closer to the student's reality.Luz Filho, Silvio Serafim daAlves, João Bosco da MotaUniversidade Federal de Santa CatarinaCristiano, Marta Adriana da Silva2018-06-22T04:04:36Z2018-06-22T04:04:36Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis191 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf352093https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187312porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-22T04:04:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/187312Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-06-22T04:04:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração tecnológica na educação básica: perspectivas sobre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo dos professores do sul de Santa Catarina
title Integração tecnológica na educação básica: perspectivas sobre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo dos professores do sul de Santa Catarina
spellingShingle Integração tecnológica na educação básica: perspectivas sobre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo dos professores do sul de Santa Catarina
Cristiano, Marta Adriana da Silva
Engenharia e gestão do conhecimento
title_short Integração tecnológica na educação básica: perspectivas sobre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo dos professores do sul de Santa Catarina
title_full Integração tecnológica na educação básica: perspectivas sobre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo dos professores do sul de Santa Catarina
title_fullStr Integração tecnológica na educação básica: perspectivas sobre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo dos professores do sul de Santa Catarina
title_full_unstemmed Integração tecnológica na educação básica: perspectivas sobre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo dos professores do sul de Santa Catarina
title_sort Integração tecnológica na educação básica: perspectivas sobre os conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo dos professores do sul de Santa Catarina
author Cristiano, Marta Adriana da Silva
author_facet Cristiano, Marta Adriana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luz Filho, Silvio Serafim da
Alves, João Bosco da Mota
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiano, Marta Adriana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
topic Engenharia e gestão do conhecimento
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-06-22T04:04:36Z
2018-06-22T04:04:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 352093
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187312
identifier_str_mv 352093
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/187312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652249175425024