SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ANPEGE (Online) |
DOI: | 10.5418/RA2019.1528.0010 |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234 |
Resumo: | O presente artigo refere-se ao projeto de pesquisa “Os saberes dos professores de Geografia” desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso Sul, Campus de Três Lagoas, com finalidade de conhecer o repertório de saberes mobilizados por professores de geografia. A investigação foi realizada com profissionais de ensino, egressos do curso de Geografia desta universidade e em exercício em escolas públicas. Sob a perspectiva geográfica, abordamos as pesquisas relacionadas ao saber docente e destacamos, por meio de Shulman (2014), a Base de Conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo-CPC, entendido como a maneira especial em que os professores dentro de seus campos de conhecimentos transformaram o conteúdo para ensinar. Os resultados alcançados confirmaram a existência de fontes de conhecimentos que sustentam a atuação dos professores, possibilitando compreensão dos conteúdos, orientação nas escolhas didáticas, encaminhamento de discussões, desenvolvimento da aula e de atividades com alunos, entre outras questões pertinentes ao ensino. Palavras-chave: saber docente; conhecimento pedagógico do conteúdo; base de conhecimentos |
id |
ANPEGE-1_453c508e4d1b11953cd30e6355d5a7a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10234 |
network_acronym_str |
ANPEGE-1 |
network_name_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
spelling |
SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografiasaber docenteconhecimento pedagógico do conteúdobase de conhecimentosO presente artigo refere-se ao projeto de pesquisa “Os saberes dos professores de Geografia” desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso Sul, Campus de Três Lagoas, com finalidade de conhecer o repertório de saberes mobilizados por professores de geografia. A investigação foi realizada com profissionais de ensino, egressos do curso de Geografia desta universidade e em exercício em escolas públicas. Sob a perspectiva geográfica, abordamos as pesquisas relacionadas ao saber docente e destacamos, por meio de Shulman (2014), a Base de Conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo-CPC, entendido como a maneira especial em que os professores dentro de seus campos de conhecimentos transformaram o conteúdo para ensinar. Os resultados alcançados confirmaram a existência de fontes de conhecimentos que sustentam a atuação dos professores, possibilitando compreensão dos conteúdos, orientação nas escolhas didáticas, encaminhamento de discussões, desenvolvimento da aula e de atividades com alunos, entre outras questões pertinentes ao ensino. Palavras-chave: saber docente; conhecimento pedagógico do conteúdo; base de conhecimentos Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1023410.5418/RA2019.1528.0010Revista da ANPEGE; v. 15 n. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 255-275Revista da ANPEGE; Vol. 15 No. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 255-2751679-768X10.5418/RAanpege2019.1528reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234/pdf_1528-0010Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Valéria RodriguesLopes, Claudivan Sanches2020-11-30T11:19:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10234Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2020-11-30T11:19:36Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia |
title |
SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia |
spellingShingle |
SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia Pereira, Valéria Rodrigues saber docente conhecimento pedagógico do conteúdo base de conhecimentos Pereira, Valéria Rodrigues saber docente conhecimento pedagógico do conteúdo base de conhecimentos |
title_short |
SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia |
title_full |
SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia |
title_fullStr |
SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia |
title_full_unstemmed |
SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia |
title_sort |
SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia |
author |
Pereira, Valéria Rodrigues |
author_facet |
Pereira, Valéria Rodrigues Pereira, Valéria Rodrigues Lopes, Claudivan Sanches Lopes, Claudivan Sanches |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Claudivan Sanches |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Valéria Rodrigues Lopes, Claudivan Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saber docente conhecimento pedagógico do conteúdo base de conhecimentos |
topic |
saber docente conhecimento pedagógico do conteúdo base de conhecimentos |
description |
O presente artigo refere-se ao projeto de pesquisa “Os saberes dos professores de Geografia” desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso Sul, Campus de Três Lagoas, com finalidade de conhecer o repertório de saberes mobilizados por professores de geografia. A investigação foi realizada com profissionais de ensino, egressos do curso de Geografia desta universidade e em exercício em escolas públicas. Sob a perspectiva geográfica, abordamos as pesquisas relacionadas ao saber docente e destacamos, por meio de Shulman (2014), a Base de Conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo-CPC, entendido como a maneira especial em que os professores dentro de seus campos de conhecimentos transformaram o conteúdo para ensinar. Os resultados alcançados confirmaram a existência de fontes de conhecimentos que sustentam a atuação dos professores, possibilitando compreensão dos conteúdos, orientação nas escolhas didáticas, encaminhamento de discussões, desenvolvimento da aula e de atividades com alunos, entre outras questões pertinentes ao ensino. Palavras-chave: saber docente; conhecimento pedagógico do conteúdo; base de conhecimentos |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234 10.5418/RA2019.1528.0010 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234 |
identifier_str_mv |
10.5418/RA2019.1528.0010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234/pdf_1528-0010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE; v. 15 n. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 255-275 Revista da ANPEGE; Vol. 15 No. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 255-275 1679-768X 10.5418/RAanpege2019.1528 reponame:Revista da ANPEGE (Online) instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) instacron:ANPEGE |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
instacron_str |
ANPEGE |
institution |
ANPEGE |
reponame_str |
Revista da ANPEGE (Online) |
collection |
Revista da ANPEGE (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com |
_version_ |
1822176264920760320 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5418/RA2019.1528.0010 |