SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Valéria Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Claudivan Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da ANPEGE (Online)
DOI: 10.5418/RA2019.1528.0010
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234
Resumo: O presente artigo refere-se ao projeto de pesquisa “Os saberes dos professores de Geografia” desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso Sul, Campus de Três Lagoas, com finalidade de conhecer o repertório de saberes mobilizados por professores de geografia. A investigação foi realizada com profissionais de ensino, egressos do curso de Geografia desta universidade e em exercício em escolas públicas. Sob a perspectiva geográfica, abordamos as pesquisas relacionadas ao saber docente e destacamos, por meio de Shulman (2014), a Base de Conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo-CPC, entendido como a maneira especial em que os professores dentro de seus campos de conhecimentos transformaram o conteúdo para ensinar. Os resultados alcançados confirmaram a existência de fontes de conhecimentos que sustentam a atuação dos professores, possibilitando compreensão dos conteúdos, orientação nas escolhas didáticas, encaminhamento de discussões, desenvolvimento da aula e de atividades com alunos, entre outras questões pertinentes ao ensino. Palavras-chave: saber docente; conhecimento pedagógico do conteúdo; base de conhecimentos 
id ANPEGE-1_453c508e4d1b11953cd30e6355d5a7a2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10234
network_acronym_str ANPEGE-1
network_name_str Revista da ANPEGE (Online)
spelling SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografiasaber docenteconhecimento pedagógico do conteúdobase de conhecimentosO presente artigo refere-se ao projeto de pesquisa “Os saberes dos professores de Geografia” desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso Sul, Campus de Três Lagoas, com finalidade de conhecer o repertório de saberes mobilizados por professores de geografia. A investigação foi realizada com profissionais de ensino, egressos do curso de Geografia desta universidade e em exercício em escolas públicas. Sob a perspectiva geográfica, abordamos as pesquisas relacionadas ao saber docente e destacamos, por meio de Shulman (2014), a Base de Conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo-CPC, entendido como a maneira especial em que os professores dentro de seus campos de conhecimentos transformaram o conteúdo para ensinar. Os resultados alcançados confirmaram a existência de fontes de conhecimentos que sustentam a atuação dos professores, possibilitando compreensão dos conteúdos, orientação nas escolhas didáticas, encaminhamento de discussões, desenvolvimento da aula e de atividades com alunos, entre outras questões pertinentes ao ensino. Palavras-chave: saber docente; conhecimento pedagógico do conteúdo; base de conhecimentos Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/1023410.5418/RA2019.1528.0010Revista da ANPEGE; v. 15 n. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 255-275Revista da ANPEGE; Vol. 15 No. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 255-2751679-768X10.5418/RAanpege2019.1528reponame:Revista da ANPEGE (Online)instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)instacron:ANPEGEporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234/pdf_1528-0010Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGEinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Valéria RodriguesLopes, Claudivan Sanches2020-11-30T11:19:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10234Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpegePUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/oairevanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com2317-60241679-768Xopendoar:2020-11-30T11:19:36Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)false
dc.title.none.fl_str_mv SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
title SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
spellingShingle SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
Pereira, Valéria Rodrigues
saber docente
conhecimento pedagógico do conteúdo
base de conhecimentos
Pereira, Valéria Rodrigues
saber docente
conhecimento pedagógico do conteúdo
base de conhecimentos
title_short SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
title_full SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
title_fullStr SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
title_full_unstemmed SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
title_sort SABERES E CONHECIMENTOS DOCENTES: olhares sobre o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor de Geografia
author Pereira, Valéria Rodrigues
author_facet Pereira, Valéria Rodrigues
Pereira, Valéria Rodrigues
Lopes, Claudivan Sanches
Lopes, Claudivan Sanches
author_role author
author2 Lopes, Claudivan Sanches
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Valéria Rodrigues
Lopes, Claudivan Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv saber docente
conhecimento pedagógico do conteúdo
base de conhecimentos
topic saber docente
conhecimento pedagógico do conteúdo
base de conhecimentos
description O presente artigo refere-se ao projeto de pesquisa “Os saberes dos professores de Geografia” desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso Sul, Campus de Três Lagoas, com finalidade de conhecer o repertório de saberes mobilizados por professores de geografia. A investigação foi realizada com profissionais de ensino, egressos do curso de Geografia desta universidade e em exercício em escolas públicas. Sob a perspectiva geográfica, abordamos as pesquisas relacionadas ao saber docente e destacamos, por meio de Shulman (2014), a Base de Conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo-CPC, entendido como a maneira especial em que os professores dentro de seus campos de conhecimentos transformaram o conteúdo para ensinar. Os resultados alcançados confirmaram a existência de fontes de conhecimentos que sustentam a atuação dos professores, possibilitando compreensão dos conteúdos, orientação nas escolhas didáticas, encaminhamento de discussões, desenvolvimento da aula e de atividades com alunos, entre outras questões pertinentes ao ensino. Palavras-chave: saber docente; conhecimento pedagógico do conteúdo; base de conhecimentos 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234
10.5418/RA2019.1528.0010
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234
identifier_str_mv 10.5418/RA2019.1528.0010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/10234/pdf_1528-0010
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista da ANPEGE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
dc.source.none.fl_str_mv Revista da ANPEGE; v. 15 n. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 255-275
Revista da ANPEGE; Vol. 15 No. 28 (2019): Revista da ANPEGE - 2019, Volume 15 Número 28; 255-275
1679-768X
10.5418/RAanpege2019.1528
reponame:Revista da ANPEGE (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron:ANPEGE
instname_str Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
instacron_str ANPEGE
institution ANPEGE
reponame_str Revista da ANPEGE (Online)
collection Revista da ANPEGE (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da ANPEGE (Online) - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)
repository.mail.fl_str_mv revanpege@gmail.com||revanpege@gmail.com
_version_ 1822176264920760320
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5418/RA2019.1528.0010