Injustiças epistêmicas e a manutenção de casos de ignorância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, João Marcelo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238801
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Filosofia.
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spelling Injustiças epistêmicas e a manutenção de casos de ignorânciaEpistemologiaInjustiça EpistêmicaIgnorânciaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Filosofia.Este trabalho tem como objetivo analisar as conexões que podem ser feitas entre o conceito de ignorância e o de Injustiça Epistêmica, tal formulado por Miranda Fricker. Para realizar este objetivo, foi explicado o conceito de injustiça epistêmica e suas duas principais formas: Injustiça Testemunhal, onde por meio de um déficit de credibilidade causado por um preconceito relacionado ao falante, um ouvinte deflaciona o testemunho de um falante, desrespeitando a sua própria posição enquanto agente de conhecimento; e Injustiça Hermenêutica, que faz com que por meio de uma lacuna nos recursos hermenêuticos coletivos, um indivíduo ou grupo não consiga interpretar a sua própria experiência social e comunica-la a outros, impedindo o fluxo de conhecimento e outros bens epistêmicos. Após isso, expõe-se as duas principais teorias da ignorância presentes na literatura vigente: a visão tradicional, que aposta que ignorância é ausência de conhecimento e a nova visão, que aposta na ideia de que ignorância é ausência de crença-verdadeira. Conclui-se o trabalho com a ideia de que independente de que caminho seguir em relação a definição do conceito de ignorância, casos de injustiça epistêmica vão implicar em uma manutenção em casos de ignorância, impedindo que haja um fluxo de conhecimento ou informação e estes não sejam transmitidos, preservando a ignorância daquele que comete a injustiça.Florianópolis, SCLuz, Alexandre MeyerUniversidade Federal de Santa CatarinaSaraiva, João Marcelo2022-09-09T17:08:18Z2022-09-09T17:08:18Z2020-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238801info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-09-09T17:08:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238801Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-09T17:08:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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