Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marília Duarte da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227470
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras LIBRAS.
id UFSC_bdb2c886c449467847325edcc6468fed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227470
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentaisformaçãotradutoresintérpretesLibras-PortuguêsLetras-LibrasTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras LIBRAS.Nesta pesquisa, tem-se como tema os conteúdos procedimentais presentes na formação dos tradutores e intérpretes de Libras-Português e objetiva descrever a constituição destes conteúdos na proposição curricular do curso de Letras-Libras, bacharelado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Assim, o espera-se evidenciar como os conteúdos procedimentais foram propostos nas disciplinas práticas do curso no ano de 2019. Neste sentido, (i) identificar em quais disciplinas estão propostos os conteúdos procedimentais; (ii) discutir as cargas horárias, as ementas, os objetivos, os conteúdos e as metodologias destas disciplinas; e (iii) descrever as atividades propostas para o ano de 2019. Através da investigação, amparada nas noções da análise documental, analisaram-se e se descreveram como os conteúdos procedimentais se apresentam na formação. Para tanto, a análise se deu a partir da investigação do Projeto Político Pedagógico (PPP), da matriz curricular e dos planos de ensino. Como resultado da pesquisa, vimos que o “saber como fazer” — os conteúdos procedimentais — foram previstos e abordados em sala de aula, sendo que tenderam a depender da proposta encontrada na ementa da disciplina, da descrição apresentada em seu plano de ensino e do cronograma das aulas. Com isso, evidencia-se a centralidade da ação docente na concretização do que é proposto aliado à necessidade de revisão das ementas, de padronização institucional dos planos de ensino futuros e de melhor detalhamento no que diz respeito, por exemplo, às atividades propostas.Florianópolis, SCRodrigues, Carlos HenriqueAlbres, Neiva de AquinoUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Marília Duarte da2021-08-25T16:54:15Z2021-08-25T16:54:15Z2020-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis107 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227470info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-08-25T16:54:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227470Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-25T16:54:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentais
title Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentais
spellingShingle Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentais
Silva, Marília Duarte da
formação
tradutores
intérpretes
Libras-Português
Letras-Libras
title_short Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentais
title_full Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentais
title_fullStr Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentais
title_full_unstemmed Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentais
title_sort Formação de tradutores e intérpretes no Letras-Libras presencial da UFSC: os conteúdos procedimentais
author Silva, Marília Duarte da
author_facet Silva, Marília Duarte da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Carlos Henrique
Albres, Neiva de Aquino
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marília Duarte da
dc.subject.por.fl_str_mv formação
tradutores
intérpretes
Libras-Português
Letras-Libras
topic formação
tradutores
intérpretes
Libras-Português
Letras-Libras
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras LIBRAS.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
2021-08-25T16:54:15Z
2021-08-25T16:54:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227470
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651975709949952