CONTRIBUIÇÕES DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NOS PROCESSOS AUTOAVALIATIVOS DE CURSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, JOÃO TIMÓTEO DE LOS
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: OLIVEIRA, LISIANE INCHAUSPE DE, RODRIGUES, ANA CRISTINA, GAMA, MARIA ELIZA ROSA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201799
Resumo: Este artigo relaciona a contribuição da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Pampa nas práticas autoavaliativas dos cursos de graduação e pós-graduação do Campus de Santana do Livramento, que passaram a adotar, como base para gestão de seus processos autoavaliativos, os resultados da autoavaliação institucional aplicada pela CPA. Como metodologia para este trabalho foi desenvolvida pesquisa de caráter qualitativo, caracterizada como estudo de caso, tendo como alvo o curso de graduação em Direito e o Programa de Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território. O objetivo é analisar a participação da CPA nos processos autoavaliativos desses cursos. Como resultado da pesquisa, observou-se que a adoção dos dados disponíveis na autoavaliação institucional auxiliou os cursos na criação de seus processos autoavaliativos, contribuindo para que eles conseguissem identificar e sanar suas fragilidades. Entre as conclusões desta pesquisa, verificou-se que a prática da autoavaliação passou a ser considerada como indicador avaliativo nos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento pelo MEC. Também ficou evidenciada a exigência de projeto autoavaliativo para o credenciamento dos cursos de pós-graduação, bem como a importância da participação da CPA nesses processos.
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