A autoavaliação na Instituição Pública de Ensino Superior : uma análise do processo autoavaliativo e seus impactos no desenvolvimento de uma organização federal de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiola Rafaelle Tavares
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28882
Resumo: As Instituições de Ensino Superior são organizações complexas, com características próprias e muito peculiares. Inseri-las num contexto avaliativo que vise à qualidade de sua oferta não foi uma tarefa simples. Os programas governamentais que foram sendo criados para esse fim institucional evoluíram com o tempo e buscaram ampliar a participação da comunidade acadêmica. Em 2004 surgiu o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que abrangeu três vertentes da avaliação: a instituição, o curso e o aluno. E dentre os princípios da avaliação instituídos pelo SINAES, está a Autoavaliação, que, apesar de ter sido estabelecida como uma obrigatoriedade pelo Ministério da Educação – MEC, se apresenta como um importante instrumento gerencial de desenvolvimento da instituição. Esta pesquisa tem como objetivo precípuo analisar se a prática autoavaliativa de uma determinada instituição de educação superior pública federal está impactando no seu desenvolvimento. Para tanto, foram feitos estudos em documentos institucionais e aplicados questionários aos principais atores envolvidos nesse processo: o representante da Comissão Própria de Avaliação – CPA da IES, alunos de cursos superiores da IES e professores coordenadores desses cursos. Os resultados demonstram que por mais que a cultura autoavaliativa na instituição tenha apresentado um significativo crescimento nos últimos anos, as informações adquiridas com a autoavaliação ainda não se configuram como um elemento que faça parte da rotina do planejamento da gestão institucional. Entretanto, a IES pode utilizar as conclusões aqui explanadas como base para incrementar suas ações de planejamento e gestão. Ademais, essa pesquisa também pode subsidiar os estudos crescentes acerca da autoavaliação institucional nas IES.
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