Educação integral: um modelo de ensino da fisioterapia baseado na física quântica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Melissa Medeiros
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88872
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
id UFSC_bdcc5f52af880a7b1d848367c142e05f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88872
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação integral: um modelo de ensino da fisioterapia baseado na física quânticaEngenharia de produçãoFisioterapiaEstudo e ensinoEducaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoA Física sempre exerceu uma profunda influência sobre quase todos os aspectos da sociedade humana. Ao longo da história, o homem tem retirado da Física corrente da época a sua concepção a respeito de si mesmo e do seu lugar no Universo. Até boa parte do século XX, a física newtoniana permaneceu como um sólido alicerce do pensamento científico, quando foi contestada pela Física quântica. Esta considera o mundo em função da inter-relação e interdependência de todos os fenômenos. Nessa estrutura, chama-se de sistema a um todo integrado cujas propriedades não podem ser reduzidas às de suas partes. O paradigma cartesiano ou clássico dominou nossa cultura durante centenas de anos, ao longo dos quais modelou a sociedade ocidental. Na medicina e na saúde em geral, ainda predomina até os dias de hoje. A influência do paradigma cartesiano sobre o modelo médico resultou no chamado modelo biomédico, que constitui o alicerce conceitual da medicina científica moderna. Embora o modelo biomédico ainda predomine na formação e nas práticas dos profissionais da saúde, percebe-se que este se encontra em crise: devido a sua visão reducionista, apresenta respostas inconclusivas e insatisfatórias aos problemas de saúde da população. Um modelo de saúde embasado nos conceitos da Física quântica poderia apontar para uma nova perspectiva, que permitiria lidar com o ser humano de forma integral, como parte de um contexto que o constrói e é por ele construído. Desta forma, este estudo tem como objetivo propor um modelo de educação integral em Fisioterapia baseado no paradigma quântico. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo fenomenológico na Universidade do Sul de Santa Catarina, campus Tubarão, sendo realizadas discussões de grupo e aplicação de questionário com três alunos formandos e três professores fisioterapeutas, além da análise do currículo do curso. Para a interpretação dos dados obtidos foi utilizada a análise de conteúdo. As entrevistas apontaram para um modelo de formação predominantemente newtoniano. O modelo de educação sugerido foi embasado na física quântica com o objetivo principal de promover uma educação integral do aluno, se dirigindo à sua totalidade e complexidade, levando ao desenvolvimento de suas dimensões psíquica, espiritual, ética, cultural e social. O currículo é orientado por competências profissionais humanísticas, centrado no estudante, baseado na comunidade como local privilegiado no cuidado à saúde e desenvolvido por meio de metodologias ativas de aprendizagem. As atividades são organizadas em módulos, onde as competências e habilidades são desenvolvidas através dos objetivos de aprendizagem vão sendo oferecidas aos alunos de forma lógica e integral.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaBraz, Melissa Medeiros2012-10-22T14:31:01Z2012-10-22T14:31:01Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxii, 208 f.| il., tabs.application/pdf224129http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88872porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T12:42:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88872Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T12:42:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação integral: um modelo de ensino da fisioterapia baseado na física quântica
title Educação integral: um modelo de ensino da fisioterapia baseado na física quântica
spellingShingle Educação integral: um modelo de ensino da fisioterapia baseado na física quântica
Braz, Melissa Medeiros
Engenharia de produção
Fisioterapia
Estudo e ensino
Educação
title_short Educação integral: um modelo de ensino da fisioterapia baseado na física quântica
title_full Educação integral: um modelo de ensino da fisioterapia baseado na física quântica
title_fullStr Educação integral: um modelo de ensino da fisioterapia baseado na física quântica
title_full_unstemmed Educação integral: um modelo de ensino da fisioterapia baseado na física quântica
title_sort Educação integral: um modelo de ensino da fisioterapia baseado na física quântica
author Braz, Melissa Medeiros
author_facet Braz, Melissa Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Melissa Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Fisioterapia
Estudo e ensino
Educação
topic Engenharia de produção
Fisioterapia
Estudo e ensino
Educação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006
2012-10-22T14:31:01Z
2012-10-22T14:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 224129
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88872
identifier_str_mv 224129
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xii, 208 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652035792306176