A construção da imagem política na fala de seus atores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Larissa Pauli
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126715
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_bdcce594087ca7e705235e7915bea28e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/126715
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A construção da imagem política na fala de seus atoresMídiaOpinião públicaImagem políticaPesquisa de opiniãoMarketing políticoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.A presente pesquisa tem como objetivo conhecer e aprofundar os aspectos teóricos do marketing político, da mídia e da opinião pública, confrontando com entrevistas – individuais e em profundidade – realizadas com profissionais destes setores. Ao fazer um paralelo entre as falas dos entrevistados e a literatura abordada, o intuito é considerar os aspectos importantes para a construção da imagem política. Constatou-se que a construção da imagem do político é mais recorrente que a imagem política. E isto, ocorre devido à maior utilização dos meios de comunicação associado à utilização das técnicas do marketing político. Dessa maneira, observou-se que os entrevistados tratam a opinião não como a opinião da população como um todo, mas sim, como uma opinião das pessoas mais influentes. Por fim, por intermédio deste estudo, foi possível realizar um debate sobre a relação existente entre mídia/política e marketing/político, interpretando a relação entre a teoria e as falas dos entrevistados. E para alcançar esses resultados, utilizou-se das técnicas de entrevistas de profundidade, além de resultados de pesquisas quantitativas e de grupos focais – utilizando-se neste caso de material empírico de pesquisa no Instituto Mapa de SC – que possibilitou estabelecer uma confrontação com a literatura e com as falas, concluindo-se que a mídia e o marketing político têm peso na imagem política, mas que esta “elaboração” não passa despercebida aos olhos do eleitor, embora o assunto seja controverso e tenha grande influência no debate político-eleitoral contemporâneo.Aguiar, ItamarUniversidade Federal de Santa CatarinaCorrêa, Larissa Pauli2014-11-13T17:24:41Z2014-11-13T17:24:41Z2014-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126715porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-06T14:04:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/126715Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-06T14:04:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da imagem política na fala de seus atores
title A construção da imagem política na fala de seus atores
spellingShingle A construção da imagem política na fala de seus atores
Corrêa, Larissa Pauli
Mídia
Opinião pública
Imagem política
Pesquisa de opinião
Marketing político
title_short A construção da imagem política na fala de seus atores
title_full A construção da imagem política na fala de seus atores
title_fullStr A construção da imagem política na fala de seus atores
title_full_unstemmed A construção da imagem política na fala de seus atores
title_sort A construção da imagem política na fala de seus atores
author Corrêa, Larissa Pauli
author_facet Corrêa, Larissa Pauli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Itamar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Larissa Pauli
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia
Opinião pública
Imagem política
Pesquisa de opinião
Marketing político
topic Mídia
Opinião pública
Imagem política
Pesquisa de opinião
Marketing político
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-13T17:24:41Z
2014-11-13T17:24:41Z
2014-11-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126715
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651926188851200