A construção da imagem política na fala de seus atores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126715 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
id |
UFSC_bdcce594087ca7e705235e7915bea28e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/126715 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A construção da imagem política na fala de seus atoresMídiaOpinião públicaImagem políticaPesquisa de opiniãoMarketing políticoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.A presente pesquisa tem como objetivo conhecer e aprofundar os aspectos teóricos do marketing político, da mídia e da opinião pública, confrontando com entrevistas – individuais e em profundidade – realizadas com profissionais destes setores. Ao fazer um paralelo entre as falas dos entrevistados e a literatura abordada, o intuito é considerar os aspectos importantes para a construção da imagem política. Constatou-se que a construção da imagem do político é mais recorrente que a imagem política. E isto, ocorre devido à maior utilização dos meios de comunicação associado à utilização das técnicas do marketing político. Dessa maneira, observou-se que os entrevistados tratam a opinião não como a opinião da população como um todo, mas sim, como uma opinião das pessoas mais influentes. Por fim, por intermédio deste estudo, foi possível realizar um debate sobre a relação existente entre mídia/política e marketing/político, interpretando a relação entre a teoria e as falas dos entrevistados. E para alcançar esses resultados, utilizou-se das técnicas de entrevistas de profundidade, além de resultados de pesquisas quantitativas e de grupos focais – utilizando-se neste caso de material empírico de pesquisa no Instituto Mapa de SC – que possibilitou estabelecer uma confrontação com a literatura e com as falas, concluindo-se que a mídia e o marketing político têm peso na imagem política, mas que esta “elaboração” não passa despercebida aos olhos do eleitor, embora o assunto seja controverso e tenha grande influência no debate político-eleitoral contemporâneo.Aguiar, ItamarUniversidade Federal de Santa CatarinaCorrêa, Larissa Pauli2014-11-13T17:24:41Z2014-11-13T17:24:41Z2014-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126715porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-06T14:04:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/126715Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-06T14:04:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da imagem política na fala de seus atores |
title |
A construção da imagem política na fala de seus atores |
spellingShingle |
A construção da imagem política na fala de seus atores Corrêa, Larissa Pauli Mídia Opinião pública Imagem política Pesquisa de opinião Marketing político |
title_short |
A construção da imagem política na fala de seus atores |
title_full |
A construção da imagem política na fala de seus atores |
title_fullStr |
A construção da imagem política na fala de seus atores |
title_full_unstemmed |
A construção da imagem política na fala de seus atores |
title_sort |
A construção da imagem política na fala de seus atores |
author |
Corrêa, Larissa Pauli |
author_facet |
Corrêa, Larissa Pauli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguiar, Itamar Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Larissa Pauli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia Opinião pública Imagem política Pesquisa de opinião Marketing político |
topic |
Mídia Opinião pública Imagem política Pesquisa de opinião Marketing político |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-13T17:24:41Z 2014-11-13T17:24:41Z 2014-11-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126715 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
74 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651926188851200 |