Análise estrutural utilizando o método de elementos finitos de um chassi para veículos de eficiência energética construído com material compósito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchiori, Gustavo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181908
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
id UFSC_be13f2275ac41b15ed669242b44f9e4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/181908
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMarchiori, GustavoBrito Neto, Antônio de Assis2017-12-08T16:19:44Z2017-12-08T16:19:44Z2017-12-08https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181908TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.O desenvolvimento de carros mais ecológicos tem como um de seus principais requisitos de projeto o baixo consumo de combustível. Para alcançar esse objetivo, tem-se buscado como alternativa ao uso dos materiais metálicos a utilização de materiais compostos, cuja relação resistência/peso é superior a de materiais como aço e o alumínio. Em protótipos de competições de eficiência energética, como a Shell Eco-marathon, o empenho em diminuir peso, sem perder as características mecânicas da estrutura do veículo, é fundamental para conseguir bons resultados. Em se tratando de materiais compósitos, definir os materiais de reforço, matriz e núcleo, bem como a configuração de construção do laminado adequada para que o veículo se comporte da maneira desejada e se enquadre no regulamento, é imprescindível para o sucesso do projeto. O presente trabalho apresenta uma análise estrutural de um chassi para um veículo de competição de eficiência energética construído em material compósito com laminação sanduíche e propõe uma configuração de construção otimizada para suportar os esforços que o veículo é submetido durante a competição. Para a realização das análises foi utilizado o método de elementos finitos com o auxílio dos softwares comerciais ANSYS® Composite PrepPost e ANSYS® Mechanical™ Academic Student Release 18.2.The development of ecological vehicles has as one of its main project requirements the low fuel consumption. In order to achieve this objective, we have sought as an alternative to the use of metallic materials the use of composite materials, whose strength/weight ratio is superior to materials such as steel and aluminum. In energy efficiency competitions like the Shell Eco-marathon, the effort to reduce weight without losing the mechanical characteristics of the vehicle's structure is fundamental to get good results. In case of composite materials, defining the reinforcement materials, matrix and core, as well as the appropriate laminate construction configuration is essential for the project success. This paper presents a structural analysis of a chassis for an energy efficiency competition prototype built in composite material with sandwich lamination and proposes an optimized construction configuration to withstand the stresses the vehicle is subjected to during competition. For the analysis, the finite element method was used with aid of the commercial softwares ANSYS® Composite PrepPost and ANSYS® Mechanical™ Academic Student Release 18.2.93 p.ProtótipoMaterial CompósitoMétodos de Elementos FinitosShell Eco-marathonANSYS.Análise estrutural utilizando o método de elementos finitos de um chassi para veículos de eficiência energética construído com material compósitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALGustavo_Marchiori_TCC.pdfGustavo_Marchiori_TCC.pdfapplication/pdf5210336https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/181908/1/Gustavo_Marchiori_TCC.pdf5141120917aea524bb7d4e9517cc76f5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/181908/2/license.txt11ee89cd31d893362820eab7c4d46734MD52123456789/1819082017-12-08 14:19:44.064oai:repositorio.ufsc.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-08T16:19:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise estrutural utilizando o método de elementos finitos de um chassi para veículos de eficiência energética construído com material compósito
title Análise estrutural utilizando o método de elementos finitos de um chassi para veículos de eficiência energética construído com material compósito
spellingShingle Análise estrutural utilizando o método de elementos finitos de um chassi para veículos de eficiência energética construído com material compósito
Marchiori, Gustavo
Protótipo
Material Compósito
Métodos de Elementos Finitos
Shell Eco-marathon
ANSYS.
title_short Análise estrutural utilizando o método de elementos finitos de um chassi para veículos de eficiência energética construído com material compósito
title_full Análise estrutural utilizando o método de elementos finitos de um chassi para veículos de eficiência energética construído com material compósito
title_fullStr Análise estrutural utilizando o método de elementos finitos de um chassi para veículos de eficiência energética construído com material compósito
title_full_unstemmed Análise estrutural utilizando o método de elementos finitos de um chassi para veículos de eficiência energética construído com material compósito
title_sort Análise estrutural utilizando o método de elementos finitos de um chassi para veículos de eficiência energética construído com material compósito
author Marchiori, Gustavo
author_facet Marchiori, Gustavo
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchiori, Gustavo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito Neto, Antônio de Assis
contributor_str_mv Brito Neto, Antônio de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Protótipo
Material Compósito
Métodos de Elementos Finitos
Shell Eco-marathon
ANSYS.
topic Protótipo
Material Compósito
Métodos de Elementos Finitos
Shell Eco-marathon
ANSYS.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-08T16:19:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-08T16:19:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181908
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 93 p.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/181908/1/Gustavo_Marchiori_TCC.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/181908/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5141120917aea524bb7d4e9517cc76f5
11ee89cd31d893362820eab7c4d46734
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805093695356928