Comportamentos que constituem o trabalho de um gestor de curso de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Silvana Regina Ampessan
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91270
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_be3c258fcfa239b5c951bd95dd29a34b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91270
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Comportamentos que constituem o trabalho de um gestor de curso de graduaçãoPsicologiaUniversidades e faculdades -AdministracaoCursos de graduaçãoCoordenadores de cursosComportamento -AvaliaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.As organizações de Ensino Superior apresentam características estruturais que compreendem Órgãos de Deliberação Superior, Órgãos de Administração Superior, Órgãos Fundamentais e Órgãos Suplementares, que são constituídos, em sua maioria, por docentes eleitos por seus pares e com mandato de dois anos. Os Órgãos Fundamentais compreendem as unidades nomeadas de centros (ou institutos, ou faculdades), com a função de coordenar departamentos e cursos de graduação para a realização das suas atribuições. As pessoas responsáveis pelas unidades (centros, departamentos, cursos, institutos) e aquelas que ocupam cargos de reitor, pró-reitor, ou outros nomes de acordo com a organização, são chamados gestores. Esses gestores são alguns dos principais responsáveis pelas respostas aos desafios impostos às organizações de Ensino Superior e também, pela coordenação nas dimensões acadêmica, pedagógica, científica e administrativa. Em parte da literatura pesquisada, os gestores são docentes universitários, quase sempre sem, ou com pouca, experiência gerencial, considerados amadores. Aprendem na prática diária, com ensaios e erros, a agirem como gestores. Dentre eles está o coordenador de curso de graduação, que tem a responsabilidade de coordenar os processos referentes ao projeto de curso que é oferecido à sociedade e garantir a qualidade do mesmo. A ele é dada a responsabilidade de desenvolver ações para: planejar, coordenar, dirigir, controlar e avaliar os processos necessários à capacitação de profissionais, para intervirem sobre a realidade adequadamente. Além de atribuições dadas ao cargo, pouco é conhecido sobre a função de coordenar um curso e o trabalho de coordenador. Com base nesses aspectos, é relevante conhecer quais comportamentos constituem o trabalho de um gestor de curso de graduação. Para identificar os comportamentos que constituem o trabalho de um gestor, foram realizadas entrevistas com coordenadores de curso de graduação do Centro de Ciências Humanas e Comunicação de uma organização de Ensino Superior da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados obtidos a partir das entrevistas permitiram identificar que as atividades que são desenvolvidas por coordenadores de curso de graduação (componentes do comportamento) caracterizam-se por atividades de natureza burocrática, originadas das demandas imediatas, visando à produtividade do fazer, e não atenta para as relações que as pessoas estão estabelecendo com os resultados desse fazer. A experiência adquirida no exercício das atribuições está relacionada às práticas das rotinas, que resulta em um profissional experiente em práticas de rotinas burocráticas. Praticas essas que demandam tempo de seu trabalho, de maneira que não dispõem de tempo para as atividades de natureza gerencial como planejar processos referentes ao funcionamento do curso. Os coordenadores indicam que quando enfrentam dificuldades para intervir ou decidir o que fazer diante de demandas, demonstram que buscam ajuda em pessoas pelos cargos que ocupam, dentro da estrutura atual da organização e em gestores anteriores, tendendo a repetir o que os outros fizeram relacionado às rotinas. Os atuais gestores aprenderam a gerir no dia-a-dia de trabalho e não tiveram formação especifica para a gestão de cursos de graduação. Existem vários desafios que deveriam ser enfrentados e resolvidos pelas organizações de Ensino Superior e pelos seus gestores para cumprirem seu papel na sociedade. Esses desafios referem-se ao desenvolvimento da capacidade de gerir em docentes; de sair do experiencialismo, que predomina nas práticas dos gestores; de aprofundar questões conceituais relacionadas à estrutura e ao funcionamento da organização; de rever o processo de eleição e de sucessão gerencial nas organizações universitárias.Florianópolis, SCBotome, Silvio PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaMarcon, Silvana Regina Ampessan2012-10-23T20:47:41Z2012-10-23T20:47:41Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxxii, 225 f.| grafs.application/pdf250958http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91270porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T05:17:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91270Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T05:17:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos que constituem o trabalho de um gestor de curso de graduação
title Comportamentos que constituem o trabalho de um gestor de curso de graduação
spellingShingle Comportamentos que constituem o trabalho de um gestor de curso de graduação
Marcon, Silvana Regina Ampessan
Psicologia
Universidades e faculdades -
Administracao
Cursos de graduação
Coordenadores de cursos
Comportamento -
Avaliação
title_short Comportamentos que constituem o trabalho de um gestor de curso de graduação
title_full Comportamentos que constituem o trabalho de um gestor de curso de graduação
title_fullStr Comportamentos que constituem o trabalho de um gestor de curso de graduação
title_full_unstemmed Comportamentos que constituem o trabalho de um gestor de curso de graduação
title_sort Comportamentos que constituem o trabalho de um gestor de curso de graduação
author Marcon, Silvana Regina Ampessan
author_facet Marcon, Silvana Regina Ampessan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botome, Silvio Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Silvana Regina Ampessan
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Universidades e faculdades -
Administracao
Cursos de graduação
Coordenadores de cursos
Comportamento -
Avaliação
topic Psicologia
Universidades e faculdades -
Administracao
Cursos de graduação
Coordenadores de cursos
Comportamento -
Avaliação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T20:47:41Z
2012-10-23T20:47:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 250958
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91270
identifier_str_mv 250958
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xxii, 225 f.| grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652356550656000