AS TRANSFORMAÇÕES NO SINAES E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243914 |
Resumo: | O presente estudo aborda as transformações estruturais no processo de avaliação da educação superior brasileira desde a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação da Educação Superior (SINAES), até a concepção dos indicadores de Qualidade da educação. Objetiva discutir as transformações no SINAES e seus impactos na avaliação da educação superior brasileira. O estudo foi realizado a partir dos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental, sustentado por Dias Sobrinho (2008), Barreyro (2004; 2008) Polidori (2009), Zandavali (2009) e Rothen e Barreyro(2011), e pela Lei 10.861/04 e Portarias Normativas nº 40/07 e 04/08 e 12/08. O resultado evidenciou que a proposta de avaliação inicialmente propagada na implantação do SINAES, sofreu diversos ajustes no decorrer de sua consolidação, posto que, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Curso (IGC), elevaram sobremaneira o peso do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e condicionaram a dispensa das avaliações in loco, a índices satisfatórios. Destaca-se que essas conformações feriram o princípio formativo da avaliação emancipatória e integrada do sistema e proporcionaram, à medida que os órgãos operacionais elaboram e divulgam os resultados, competitividade e escalas de rankings entre as instituições. |
id |
UFSC_be4c888eb2d79445bdbc38646301e291 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243914 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AS TRANSFORMAÇÕES NO SINAES E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAO presente estudo aborda as transformações estruturais no processo de avaliação da educação superior brasileira desde a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação da Educação Superior (SINAES), até a concepção dos indicadores de Qualidade da educação. Objetiva discutir as transformações no SINAES e seus impactos na avaliação da educação superior brasileira. O estudo foi realizado a partir dos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental, sustentado por Dias Sobrinho (2008), Barreyro (2004; 2008) Polidori (2009), Zandavali (2009) e Rothen e Barreyro(2011), e pela Lei 10.861/04 e Portarias Normativas nº 40/07 e 04/08 e 12/08. O resultado evidenciou que a proposta de avaliação inicialmente propagada na implantação do SINAES, sofreu diversos ajustes no decorrer de sua consolidação, posto que, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Curso (IGC), elevaram sobremaneira o peso do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e condicionaram a dispensa das avaliações in loco, a índices satisfatórios. Destaca-se que essas conformações feriram o princípio formativo da avaliação emancipatória e integrada do sistema e proporcionaram, à medida que os órgãos operacionais elaboram e divulgam os resultados, competitividade e escalas de rankings entre as instituições.INPEAU/UFSC2023-01-19T15:40:13Z2023-01-19T15:40:13Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243914DANTAS, VALDILÉIA FERREIRA VILHENASTALLIVIERI, LUCIANEFRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINORIBEIRO, GISELLE DOS SANTOSporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T15:40:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243914Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T15:40:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS TRANSFORMAÇÕES NO SINAES E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA |
title |
AS TRANSFORMAÇÕES NO SINAES E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA |
spellingShingle |
AS TRANSFORMAÇÕES NO SINAES E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA DANTAS, VALDILÉIA FERREIRA VILHENA |
title_short |
AS TRANSFORMAÇÕES NO SINAES E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA |
title_full |
AS TRANSFORMAÇÕES NO SINAES E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA |
title_fullStr |
AS TRANSFORMAÇÕES NO SINAES E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
AS TRANSFORMAÇÕES NO SINAES E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA |
title_sort |
AS TRANSFORMAÇÕES NO SINAES E SEUS IMPACTOS NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA |
author |
DANTAS, VALDILÉIA FERREIRA VILHENA |
author_facet |
DANTAS, VALDILÉIA FERREIRA VILHENA STALLIVIERI, LUCIANE FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO RIBEIRO, GISELLE DOS SANTOS |
author_role |
author |
author2 |
STALLIVIERI, LUCIANE FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO RIBEIRO, GISELLE DOS SANTOS |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DANTAS, VALDILÉIA FERREIRA VILHENA STALLIVIERI, LUCIANE FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO RIBEIRO, GISELLE DOS SANTOS |
description |
O presente estudo aborda as transformações estruturais no processo de avaliação da educação superior brasileira desde a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação da Educação Superior (SINAES), até a concepção dos indicadores de Qualidade da educação. Objetiva discutir as transformações no SINAES e seus impactos na avaliação da educação superior brasileira. O estudo foi realizado a partir dos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica e documental, sustentado por Dias Sobrinho (2008), Barreyro (2004; 2008) Polidori (2009), Zandavali (2009) e Rothen e Barreyro(2011), e pela Lei 10.861/04 e Portarias Normativas nº 40/07 e 04/08 e 12/08. O resultado evidenciou que a proposta de avaliação inicialmente propagada na implantação do SINAES, sofreu diversos ajustes no decorrer de sua consolidação, posto que, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Curso (IGC), elevaram sobremaneira o peso do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e condicionaram a dispensa das avaliações in loco, a índices satisfatórios. Destaca-se que essas conformações feriram o princípio formativo da avaliação emancipatória e integrada do sistema e proporcionaram, à medida que os órgãos operacionais elaboram e divulgam os resultados, competitividade e escalas de rankings entre as instituições. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-19T15:40:13Z 2023-01-19T15:40:13Z 2023-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243914 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652262599294976 |