Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Zimmermann da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212669
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_be5dacb6cec2b5ab57a1d0cb1f31b29c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212669
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca?BrinquedotecaBrincarCriançaInfânciaDesenvolvimento infantilTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Para algumas pessoas, o brincar ainda é considerado uma atividade que se distancia do aprender e se aproxima de atividades de descanso ou de recreação. Felizmente este termo vem sendo frequentemente discutido em estudos e pesquisas recentes, que mostram a real importância dessa prática para as crianças. Para Vigotski, a brincadeira tem um papel fundamental na constituição da criança. Ao brincar, a criança constrói conhecimentos, produz e reproduz cultura, aumenta possibilidade de imaginação, experiencia e constrói regras, descobre e desenvolve potencial criativo e pode expressar suas emoções. Foi nessa linha de raciocínio que elaborei uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental trazendo como foco principal a importância do brincar e da brincadeira, em brinquedotecas, para o desenvolvimento da criança. Para isso, levantei dados históricos sobre a criação de brinquedotecas e as principais que atualmente estão espalhadas pelo País e, principalmente, no município de Florianópolis – SC. O interesse pelo assunto também foi influenciado, pois tive experiência como bolsista de um projeto de extensão durante um período de dois anos em duas brinquedotecas localizadas em Florianópolis. Estes espaços, quando planejados e arquitetados adequadamente, suprem tanto a necessidade de um local propício e aconchegante para brincar, quanto contribuem para o desenvolvimento das crianças. As brinquedotecas possuem diferentes estruturas e modos de funcionamento. As análises possibilitaram perceber o quanto é importante o brincar no contexto escolar e como o olhar dos professores e responsáveis pode trazer contribuições para essas crianças frequentadoras desse espaço escolar.Florianópolis, SCSchlindwein, Luciane MariaSouza, Maria Luiza de Souza eUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Juliana Zimmermann da2020-09-08T14:59:20Z2020-09-08T14:59:20Z2019-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212669info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-09-08T14:59:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-08T14:59:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca?
title Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca?
spellingShingle Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca?
Silva, Juliana Zimmermann da
Brinquedoteca
Brincar
Criança
Infância
Desenvolvimento infantil
title_short Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca?
title_full Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca?
title_fullStr Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca?
title_full_unstemmed Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca?
title_sort Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca?
author Silva, Juliana Zimmermann da
author_facet Silva, Juliana Zimmermann da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlindwein, Luciane Maria
Souza, Maria Luiza de Souza e
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Zimmermann da
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedoteca
Brincar
Criança
Infância
Desenvolvimento infantil
topic Brinquedoteca
Brincar
Criança
Infância
Desenvolvimento infantil
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-14
2020-09-08T14:59:20Z
2020-09-08T14:59:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212669
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652012614582272