Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212669 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_be5dacb6cec2b5ab57a1d0cb1f31b29c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/212669 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca?BrinquedotecaBrincarCriançaInfânciaDesenvolvimento infantilTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Para algumas pessoas, o brincar ainda é considerado uma atividade que se distancia do aprender e se aproxima de atividades de descanso ou de recreação. Felizmente este termo vem sendo frequentemente discutido em estudos e pesquisas recentes, que mostram a real importância dessa prática para as crianças. Para Vigotski, a brincadeira tem um papel fundamental na constituição da criança. Ao brincar, a criança constrói conhecimentos, produz e reproduz cultura, aumenta possibilidade de imaginação, experiencia e constrói regras, descobre e desenvolve potencial criativo e pode expressar suas emoções. Foi nessa linha de raciocínio que elaborei uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental trazendo como foco principal a importância do brincar e da brincadeira, em brinquedotecas, para o desenvolvimento da criança. Para isso, levantei dados históricos sobre a criação de brinquedotecas e as principais que atualmente estão espalhadas pelo País e, principalmente, no município de Florianópolis – SC. O interesse pelo assunto também foi influenciado, pois tive experiência como bolsista de um projeto de extensão durante um período de dois anos em duas brinquedotecas localizadas em Florianópolis. Estes espaços, quando planejados e arquitetados adequadamente, suprem tanto a necessidade de um local propício e aconchegante para brincar, quanto contribuem para o desenvolvimento das crianças. As brinquedotecas possuem diferentes estruturas e modos de funcionamento. As análises possibilitaram perceber o quanto é importante o brincar no contexto escolar e como o olhar dos professores e responsáveis pode trazer contribuições para essas crianças frequentadoras desse espaço escolar.Florianópolis, SCSchlindwein, Luciane MariaSouza, Maria Luiza de Souza eUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Juliana Zimmermann da2020-09-08T14:59:20Z2020-09-08T14:59:20Z2019-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212669info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-09-08T14:59:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212669Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-08T14:59:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca? |
title |
Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca? |
spellingShingle |
Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca? Silva, Juliana Zimmermann da Brinquedoteca Brincar Criança Infância Desenvolvimento infantil |
title_short |
Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca? |
title_full |
Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca? |
title_fullStr |
Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca? |
title_full_unstemmed |
Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca? |
title_sort |
Infância na escola: Qual o papel da brinquedoteca? |
author |
Silva, Juliana Zimmermann da |
author_facet |
Silva, Juliana Zimmermann da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schlindwein, Luciane Maria Souza, Maria Luiza de Souza e Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Juliana Zimmermann da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brinquedoteca Brincar Criança Infância Desenvolvimento infantil |
topic |
Brinquedoteca Brincar Criança Infância Desenvolvimento infantil |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-14 2020-09-08T14:59:20Z 2020-09-08T14:59:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212669 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
51 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652012614582272 |