Implementation of reading tasks in efl classroom: a study of teacher, students and text relations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88041 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/inglês e Literatura Correspondente |
id |
UFSC_be97042a446f9018f82f901a4b2bc73c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88041 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Implementation of reading tasks in efl classroom: a study of teacher, students and text relationsLiteraturaLingua inglesaEstudo e ensinoLeituraProfessores e alunosAmbiente de sala de aulaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/inglês e Literatura CorrespondenteA Pesquisa em Sala de Aula prima por representar uma abertura para se investigar o que realmente acontece dentro da sala de aula (Allwright & Bailey, 1991). No que se refere ao ensino de língua, esse tipo de pesquisa representa a possibilidade de estabelecer elos entre a teoria e a real prática do processo ensino/aprendizagem. Nesse contexto, realizou-se um estudo de natureza qualitativo-etnográfica (Watson-Gegeo, 1988) em uma sala de aula de leitura em inglês como LE, objetivando descrever relações entre professor, alunos e textos durante a implementação de atividades de leitura. Foram analisadas interações verbais entre os participantes, gravadas durante a implementação dessas atividades pela professora em sala. Dois tipos principais de atividades foram identificados na sala de aula estudada: Atividades Complementares (implementadas com base no livro didático) e Atividades Individuais (implementadas esporadicamente, em momentos que a professora costumava chamar de "intervalos"). Amostras dessas atividades implementadas foram selecionadas e analisadas em duas etapas: 1) análise de sinais de interação, para descrever a relação entre professora e alunos; 2) análise de mediação de texto na interação professora-alunos, para descrever a relação entre participantes e textos. Concluiu-se que tanto o gerenciamento das atividades pela professora como o tipo de atividades propostas tiveram um papel significativo no fortalecimento da relação estabelecida entre professora, alunos e texto na implementação das atividades de leitura. Ainda, no caso das Atividades Complementares, evidenciou-se uma maior preocupação com a prática das estratégias de leitura em detrimento da compreensão do texto como um todo.Florianópolis, SCGil, GloriaUniversidade Federal de Santa CatarinaTrevisani, Ana Paula2012-10-22T05:03:16Z2012-10-22T05:03:16Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf209126http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88041engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T19:58:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88041Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T19:58:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementation of reading tasks in efl classroom: a study of teacher, students and text relations |
title |
Implementation of reading tasks in efl classroom: a study of teacher, students and text relations |
spellingShingle |
Implementation of reading tasks in efl classroom: a study of teacher, students and text relations Trevisani, Ana Paula Literatura Lingua inglesa Estudo e ensino Leitura Professores e alunos Ambiente de sala de aula |
title_short |
Implementation of reading tasks in efl classroom: a study of teacher, students and text relations |
title_full |
Implementation of reading tasks in efl classroom: a study of teacher, students and text relations |
title_fullStr |
Implementation of reading tasks in efl classroom: a study of teacher, students and text relations |
title_full_unstemmed |
Implementation of reading tasks in efl classroom: a study of teacher, students and text relations |
title_sort |
Implementation of reading tasks in efl classroom: a study of teacher, students and text relations |
author |
Trevisani, Ana Paula |
author_facet |
Trevisani, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gil, Gloria Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trevisani, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Lingua inglesa Estudo e ensino Leitura Professores e alunos Ambiente de sala de aula |
topic |
Literatura Lingua inglesa Estudo e ensino Leitura Professores e alunos Ambiente de sala de aula |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/inglês e Literatura Correspondente |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-22T05:03:16Z 2012-10-22T05:03:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
209126 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88041 |
identifier_str_mv |
209126 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652307062063104 |