Triagem do processamento auditivo central em estudantes universitários do curso de Fonoaudiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marciano, Mariane Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227887
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.
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spelling Triagem do processamento auditivo central em estudantes universitários do curso de FonoaudiologiaAudição. Percepção Auditiva. Testes Auditivos. EstudantesTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Introdução: O indivíduo com Transtorno do Processamento Auditivo Central pode apresentar alterações na linguagem oral e escrita, dificuldades de aprendizado e no desempenho acadêmico. Pesquisas sobre o desempenho de testes em adultos jovens e de meia-idade tem menor ocorrência do que a literatura em crianças. Objetivo: Analisar os resultados da triagem do processamento auditivo central em universitários de um curso de Fonoaudiologia. Método: Estudo observacional, retrospectivo de análise de prontuários de estudantes de um curso de Fonoaudiologia, ingressos no primeiro semestre no período de 2015 a 2017. Foram analisadas três respostas específicas, obtidas a partir da aplicação de um questionário sobre rastreamento auditivo, as respostas do questionário Scale of Auditory Behaviors (SAB), e os testes comportamentais: Teste Dicótico de Dígitos (TDD), Teste de Fala Comprimida (TFC) e o Teste de Padrão de Frequência (TPF). Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial por meio de testes não paramétricos, com nível de significância de 5%. Resultados: Foram analisadas 18 triagens, sendo todas do sexo feminino, com idade variando de 18 a 25 anos. Não foram observadas correlações significantes entre os testes aplicados e nenhuma relação entre os testes realizados. O TFC foi o teste com maior número de alterações. Conclusão: Em sua maioria, os universitários desta pesquisa, não apresentaram queixas auditivas e também apresentaram resultados normais no questionário SAB, no TDD e no TPF. Não houve correlação ou relação entre o comportamento auditivo e os resultados dos testes comportamentais do PAC.Florianópolis, SCScharlach, Renata CoelhoUniversidade Federal de Santa CatarinaMarciano, Mariane Silva2021-09-15T21:39:00Z2021-09-15T21:39:00Z2021-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227887info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-15T21:39:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227887Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-15T21:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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