Análise qualitativa dos indicadores do Sinaes em relação às ações dos tutores na educação superior a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Aparecida Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128936
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2014.
id UFSC_bee4aa396aadf8df7ba4ad4796c5a407
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/128936
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise qualitativa dos indicadores do Sinaes em relação às ações dos tutores na educação superior a distânciaAdministraçãoEnsino superiorAvaliaçãoEnsino a distanciaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2014.Este trabalho tomou por base o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação - presencial e à distância, que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Esse instrumento é composto de vários indicadores que avaliam três dimensões, Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura de cursos de graduação na modalidade presencial e à distância. Deste documento foi realizado um recorte para estudo e este foi composto de cinco indicadores de avaliação ligados a educação à distância constantes das duas primeiras dimensões. O estudo consistiu-se em uma análise dos indicadores com o intuito de verificar o que estaria contemplado neles que avaliasse qualitativamente as ações dos tutores em um curso à distância, uma vez que os indicadores apresentam conceitos numéricos em seus resultados, o que representa uma avaliação quantitativa.A metodologia utilizada foi pesquisa em livros, documentos e leis, para saber o que a literatura trazia sobre a tutoria e sobre ações de qualidade da tutoria; também analisou e interpretou o instrumento e aplicou um questionário para coletar informações da realidade observada, que foi de utilidade para comparar com as literaturas existentes de modo a refletir sobre o assunto.Ao final deste trabalho a autora constatou que a maioria dos avaliadores não conhece a modalidade de ensino à distância, ignoram o porquê da definição dos critérios de avaliação constantes dos indicadores estudados e não tem opinião formada sobre a tutoria. A autora também concluiu que os cinco indicadores que avaliam a tutoria de cursos à distância não fazem uma avaliação com o enfoque qualitativo; e que outros parâmetros podem ser utilizados como indicadores para avaliar qualitativamente as ações e atividades de tutoria de cursos na modalidade à distância.<br>Abstract : The present study was based upon the Evaluation Application of Undergraduation Courses both in traditional and distance education modes. The Application is part of the National Evaluation System of High Education (SINAES), which uses a number of indicator to evaluate three main dimensions -- Didactic and Pedagogical Organization, Teaching and Tutoring Professionals, and Infrastructure. From the topics used on the evaluation of distance education, five performance indicators were taken into consideration, all of them from the two first dimensions aforementioned. The study purposed to analyze those in order to verify its assets to evaluate, from a qualitative point of view, the performance of tutors in distance education undergraduation courses. Bibliographical references from books, laws and other documents were methodically used to collect data on what the tutoring process is and what actions can ascertain its quality. The Application was also analyzed and interpreted by the author, and a questionnaire was posed to specialists to add on prior observations - answers received also complemented the available literature and contributed shedding other lights under which to reflect on the object of study. The conclusion the author came upon, is that those specialists are not familiar with distance education, ignoring the reasons that led to the choice of said indicators to be applied on such education mode, besides not having a critic opinion on the matter. The author also came to understand that five indicators from the Application used to evaluate distance education do not look on a qualitative aspect, and that other standards can be used to compose indicators to ascertain, qualitatively, performance and actions of said tutors in distance education courses.Dalmau, Marcos Baptista LopezUniversidade Federal de Santa CatarinaAlves, Maria Aparecida Silva2015-02-05T20:30:36Z2015-02-05T20:30:36Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf329511https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128936porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:30:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128936Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:30:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise qualitativa dos indicadores do Sinaes em relação às ações dos tutores na educação superior a distância
title Análise qualitativa dos indicadores do Sinaes em relação às ações dos tutores na educação superior a distância
spellingShingle Análise qualitativa dos indicadores do Sinaes em relação às ações dos tutores na educação superior a distância
Alves, Maria Aparecida Silva
Administração
Ensino superior
Avaliação
Ensino a distancia
title_short Análise qualitativa dos indicadores do Sinaes em relação às ações dos tutores na educação superior a distância
title_full Análise qualitativa dos indicadores do Sinaes em relação às ações dos tutores na educação superior a distância
title_fullStr Análise qualitativa dos indicadores do Sinaes em relação às ações dos tutores na educação superior a distância
title_full_unstemmed Análise qualitativa dos indicadores do Sinaes em relação às ações dos tutores na educação superior a distância
title_sort Análise qualitativa dos indicadores do Sinaes em relação às ações dos tutores na educação superior a distância
author Alves, Maria Aparecida Silva
author_facet Alves, Maria Aparecida Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dalmau, Marcos Baptista Lopez
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Aparecida Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Ensino superior
Avaliação
Ensino a distancia
topic Administração
Ensino superior
Avaliação
Ensino a distancia
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T20:30:36Z
2015-02-05T20:30:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 329511
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128936
identifier_str_mv 329511
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652027915403264